6 Tipos de fãs que dão no saco

Eu sou mais fã do que você! Não! Eu que sou!

E eu faço parte dessa lista, porque infelizmente quem é fã se enquadra em alguma dessas categorias, ou em todas! E eles estão em toda parte, uns menos, outros mais; uns falsos, outros surtados; mas o fato é que eles realmente existem e fazem a nossa alegria e diversão! Certamente deve haver mais alguns tipos de fãs – a cada dia nasce um tipo diferente, risos – mas vou enumerar os tipos mais comuns, com os quais mais me deparo no dia a dia.

Fã Xiita – A banda é uma verdadeira religião, estilo de vida, ar que se respira, tudo. Absolutamente tudo. Paras estes seres surtados é Deus no céu e seu ídolo master na Terra. Ops, é seu ídolo ( seu Deus ) no céu e na Terra, servindo de espelho em atitudes ( à vezes não muito positivas), vestimentas ( às vezes bem ridículas ), palavras, gestos, e pasmem, até mesmo personalidade ( ou falta de ). O fã xiita sempre tem uma história pra contar que envolva a banda, adota o sobrenome do músico que ele mais ama como se fosse seu, e fica naquelas de que é mais fã, e há mais tempo do que qualquer outra pessoa. Nunca, em hipótese alguma ouse falar mal da banda do coração de um fã xiita, pois você estará comprando não uma briga, mas uma verdadeira guerra com esse cidadão. Para ele absolutamente todas as “obras” de seu artista tão amado e idolatrado são maravilhosas, muito longe de ter algum tipo de “defeito”. Gosta de todas as músicas e acredita que até mesmo naquela fase mais  “desprovida” de criatividade (que ele prefere morrer a admitir), a banda é perfeita e intocável. Não, definitivamente não existe uma só música “menos boa”, todas são incríveis e preferidas.

Fã Sazonal – Nem sei se esse tipo de meliante pode ser classificado como fã. Afinal, o fã é aquela pessoa que admira a banda ou o cantor (a) 365 dias por ano, e não apenas quando os caras  resolvem vir  a seu país fazer um show, ou quando de uma hora pra outra resolvem morrer. Com o alastramento das redes sociais os fãs sazonais se multiplicaram e mostram diariamente toda a sua sazonalidade com posts  muitas vezes escritos de maneira errada e sem sentido.  Exemplo típico ( caso verídico vivenciado por mim ) de um fã sazonal:

“ – Ai, eu adoro essa banda que vai vir pro Brasil!

– É mesmo? Qual a sua música preferida?

– É … aquela lá… ai como chama mesmo?

( Aí você  inventa um nome que nem existe )

– É essa mesma! Nossa, eu amo essa música!”

  Nem precisa dizer mais nada né? E por incrível que pareça eu passei por isso. Ah o sazonais, como me divirto com eles, risos. São tão divertidos que até merecem um post especial. Pensarei sobre isso futuramente, hehe.

O Fã mal comido – Pra esse tipo de cidadão, nada do que a banda  faça parece agradar. Se os caras ficam muito tempo sem gravar acha ruim, se eles gravam um álbum novo reclama que o anterior era bem superior e que a banda está perdendo a qualidade, aí reclama que os caras não saem em turnê, e se os caras saem, reclama do set list que poderia ser bem melhor. Reclama dos clipes, reclama dos vocais, dos instrumentos, das roupas, dos sapatos, dos cabelos e blábláblá. Não há saco que aguente. Só sabe ver defeito e elogio é uma palavra que não existe em seu vocabulário. É um tipo de fã chato que parece que não tem vida sexual ativa #prontofaleitomaisleve. 

A Fã Groupie – Elas até curtem o som da banda, mas o foco principal está na vida pessoal dos caras,e claro no aspecto físico. O sonho desse tipo de fã é uma noite de amor na maioria das vezes  com o vocalista da banda ( que na maioria das vezes  é desprovido de beleza, mas conta com um cari$ma incrível) e por que não, com os outros elementos da banda.  Existem aquelas também que resolvem virar fã porque os caras são “gatinhos”. Geralmente sentem uma certa obsessão pela banda e não falam em outra coisa, chegando a flodar suas redes sociais com fotos, e fotos e mais fotos de seus objetos de desejo. As fãs groupies são diferentes das Groupies propriamente ditas, pois as Groupies reais muitas vezes não sabem nada da banda e vão atrás dos caras nos shows somente  com o intuito de “sair” com um artista famoso. Na verdade o termo “fã groupie” foi criação minha pra classificar esse tipo de fã que está mais preocupada com o traseiro do vocalista do que com sua voz.

O Fã “Hipster” – Pode reparar que toda banda tem aquele cara que é fã somente dos “lados b”, das músicas que não são conhecidas pelo grande público, e especialmente pelos sazonais.

Geralmente entre os seus álbuns preferidos da banda estão aquelas edições especiais compostas por versões ultra raras e/ou aquele álbum mais desprezado dos caras. As músicas mais trabalhadas seja nas rádios, em clipes ou shows acabam sendo descartadas por esse tipo de fã que trata com ironia e sadismo os fãs sazonais. Assim que a banda lança seu álbum , todas as músicas até então desconhecidas são ouvidas incessantemente pelo fã hipster, que já sabe que dentro de poucos meses essas músicas perderão a graça, pois serão conhecidas por todos, inclusive os sazonais, especialmente se a banda estiver em vias de fazer uma turnê em seu país.

O Fã “Fodão” – Esse cara é demais ( quer dizer, ele pensa que é ) e sabe tudo sobre a banda, ( ou melhor, pensa que sabe). Sua coleção inclui desde o primeiro álbum versão limitada e numerada que ele comprou em sua viagem ao Japão, até uma edição limitadíssima de cuequinhas vermelhas que a banda lançou recentemente, traje o qual ele exibe como troféu a todos os seus concorrentes, diga-se , os outros fãs. Na maioria das vezes esse fã é aquele cara que tem um poder aquisitivo superior e por esse motivo acaba se sentindo um Semi-Deus. Em sua cabecinha retardada o nome da banda é praticamente seu sinônimo, e muitas vezes ( melhor dizendo, em todas as vezes) ele se acha mais banda que a própria banda, afinal todos o conhecem por conta dos caras, e ele é o ultra-mega-blaster fã fervoroso que coleciona até o dente ciso que o avô do baterista extraiu há 60 anos atrás e que foi arrematado por ele num leilão na Indonésia, no verão de 1994. É mais ou menos por aí. Pra esse tipo de fã não há limites pra provar pro universo inteiro de que ele é o fã mais fodão da banda. Vale tudo, até mesmo printar a tela daquela compra em que ele gastou 1 milhão de dólares comprando o cd promocional importado com apenas uma faixa, e mostrar a todos com orgulho.

Pois é campeão, aposto que os caras da banda ficariam realmente honrados em saber que tem um fã como você. SÓ QUE NÃO, MANÉ.

 

Enfim, esses são alguns tipos de fãs que conheço e vira e mexe vejo por aí. Não existe exatamente um fã que seja 100% só de um tipo. Existem os que são mal comidos e meio hipsters, os que são groupies e fodões, os sazonais fodões ( sim, existem ), e por aí vai.

O fato é que todos existem, e você provavelmente conhece algum. Eu conheço vários…

>> Trilha sonora deste post “Dr Sin – 10 Anos ao Vivo ”  =D

Sobre rosegomes

Rose,Tia Rose, Desert Rose ou só Desert, como quiser. Jornalista por formação, amante de boa música e boa bebida. Traz no currículo a pretensão de ser um Fábio Massari de saias. Contato: cademeuwhiskey@gmail.com
Esse post foi publicado em Diversos, Listas, Música e marcado , , , , . Guardar link permanente.

9 respostas para 6 Tipos de fãs que dão no saco

  1. Pingback: 5 motivos para matar um fã xiita de U2. « Cadê meu whiskey?

  2. Toll Ridiculo disse:

    Cada fã com a sua loucura não me enquadro nesses tipos alterno muito nas bandas e artistas alternativos na verdade amo a musica isso me faz um bem danado independente do estilo heavy, gotico, black metal, hard rock, new wave, sinfonico, trash metal, rock , pop não fico com esse rotulos todos afinal quem ama musica ama a musica tem mandando um link que vai gostar de fato https://www.youtube.com/watch?v=oSl4KX7zBTQ Nick cave!

    Curtir

  3. kkkkkkkkkkkk Adorei a forma como descreveu estas pessoas. No final, todas se resumem a pessoa não se valorizar, e passar isso para um ícone(tipo aqueles do desktop, que estão sempre a vista, rs). Tais seres acabam dando tanto prestígio, que não conseguem arrumar um tempo para eles próprios se desenvolverem, sem alcançar o sucesso dele. Outros, acham que são um sucesso por seu ídolo ser um sucesso. Mas mérito próprio que é bom, não tem nenhum.

    Adorei! Muito bom mesmo! Parabéns!
    Abraços o/

    Curtir

  4. Igor Carvalho disse:

    Fã comido foi hilário, estou rindo aqui sozinho, kkkk.

    Curtir

  5. Patrick Duarte disse:

    Bah achei por acaso essa lista, muito boa. Não consigo parar de pensar nos tipos de fãs que se enquadrariam em cada esquema, tipo o típico indie xiita que não fala sobre mais nada a não ser Oasis e Arctic Monkeys, o metaleiro mal comido nunca satisfeito com a adesão de novas técnicas da banda, os ”hipster” que sempre desencavam bandas do além, o melhor exemplo de banda seria ”ex: uma banda que eu não conheço mas deve existir”, enfim. Sem ofensa kkkk que isso, só divagação. De novo, muito boa essa lista de fãs, ri demais.

    Curtir

Deixe um comentário