8 Solos de guitarra que me fazem fechar os olhos

Só de “bouas” aqui curtindo esse solo…

E olha que na verdade tem muito mais solos por aí, mas resolvi escolher esses pois são os que realmente já me fizeram, e ainda me fazem fechar os olhos e viajar. Mesmo quando sóbria #abafa.

Não vou cair na mesmice e escolher os solos que todo mundo escolhe. Já vi em vários outros blogs/sites e são sempre os mesmos. Resolvi escolher os que eu realmente aprecio. Nem todos são melodias belíssimas, mas são super bem executados e me arrepiam, creio que este seja o real significado da boa música. Ela tem que te arrepiar.  E não, não citarei Hendrix porque o cara é hors-concours, não tem como e todos os solos de todas as músicas são perfeitas, então esquece. E eu não estou revoltada, risos, apenas fiz um desabafo. =)

Vamos a mais uma listinha?

Candlebox – Far Behind

Essa sem dúvida é uma das canções mais bonitas dos anos 90. Saudades da minha fitinha VHS ( se você tem menos de 20 anos nem sabe do que estou falando ) com o vídeo desse som e mais uma porrada de outros clipes. Me lembro bem do dia em que prestei atenção no belo solo de Far Behind aos 2:57. A partir daquele dia passei a reparar em todas as músicas que ouvia, buscando solos que me emocionassem como esse. E foi difícil encontrar viu!

Duran Duran – Ordinary World

Eleita por mim como a música mais linda de todos os tempos ( listinha em breve hehe ) e também como a música da minha vida, ( amo desde os 12 anos e não tem pra ninguém, é Ordinary World na cabeça!) , a bela canção de Simon-Moves- Like-Le-Bon  e cia tem simplesmente o solo mais lindo, melódico, perfeito, cute-cute, emocionante e docinho de coco do mundo! Não precisa nem dizer que eu quis morrer no show , pois o solo da versão ao vivo foi totalmente modificado. Pensa numa pessoa frustrada. Agora multiplique por 97. Eu.

PS : No lindíssimo clipe da música ( Um dia com fé em Deus me casarei com aquele vestido e naquele lugar, mas deixa pra lá no momento ) a versão é mais curta. Nessa que postei dá pra curtir bem melhor o lindo solo a partir dos 3:48. É pra fechar os olhos e dar aquela viajada!  ♥

Ozzy Osbourne – No More Tears

Sem dúvida um senhor som, um dos melhores do tio Ozzy na minha modesta opinião. E o solo a partir do 4:40 é  de aumentar o volume e apertar os fones com muita força contra os ouvidos. Há quem diga quem não é um dos solos mais bonitos, mas ele é executado de uma maneira tão foderosa e habilidosa que não tem como não apreciar. E a visão do clipe nesse momento é uma verdadeira bênção #aloka.

Manic Street Preachers – Roses In The Hospital

Nem só da belíssima voz do marido, ops, de James Dean Bradfield e  das letras lindíssimas e sensíveis ( a maioria de nosso inesquecível Richey Edwards , R.I.P baby! ) vive o Manic  Fuckin´ Street Preachers, e Roses in the Hospital é um belo exemplo disso. A música tem um senhor solo aos 2:21 tocado pelo digníssimo James, que me faz crer que sua guitarra chora  copiosamente em companhia da música. Aumente o volume sim e com certeza!

Bon Jovi – Bed of Roses

Esqueça a letra melosa e todo o blablabla dessa baladinha e preste atenção apenas no lindo solo de Richie Sambora. Logo de início o guitarra já mostra a que veio com uma belíssima introdução, mas é a partir dos  4:07 que o solo mostra a sua cara. Lindo, melódico e cheio de emoção como eu gosto! Pena que a letra é muito écat. Que desperdício! Mas eu fecho os olhos sim!!

Richie Sambora – Rosie

Olha ele aí de novo nosso amigo Richie Sambora, agora num som do seu primeiro projeto paralelo ao Bon Jovi. Rosie ( belo nome não? ) tem um solo a partir dos  2:13 que eu acho incrível. Mais pro fim da música, lá pros 3:33 ele vem novamente com mais um solinho duca. Nesse som eu costumo fechar os olhos e me imaginar tocando. Pois é, sou dessas, me julgue sociedade!

U2 – Until The End Of The World  ( Versão Live From Slane Castle )

Não tem nem o que dizer, eu tiro o chapéu pro Edge como guitarrista pelo simples fato dele ter toda uma técnica própria pra tocar e isso influenciar grandes músicos por aí. Você escuta os riffs e já sabe quem está tocando. É ele, The Edge, que consegue a proeza de fazer um solo majestoso a partir dos 2:03 , e que aos 3:44  faz um novo solo que toda vez que escuto me dá a imensa vontade de fazer os chifrinhos que o Bono faz no show do vídeo abaixo. Isso quando eu não resolvo “cantar” esse solo. Quem nunca, né não?

Eric Clapton – Bad Love

Eu simplesmente amo essa música e ela tem todo um significado especial ( e espiritual ) pra mim, que quem sabe um dia eu venha a discutir em público, risos. Mas vamos focar no solo perfeito executado por Clapton a partir dos 3:22 de uma maneira magistral. A impressão que eu tenho é a de que o cara falou “Ah, ok, não tenho nada pra fazer mesmo, me dá essa guitarra aqui que eu vou brincar um pouco” e pronto, saiu o solo de Bad Love. É meu bem, é pra quem pode.

Claro que me lembrei de dezenas de outros sons com solos magníficos, e acredito que existam milhares por ai que eu nem conheça ainda, mas resolvi colocar realmente aqueles que me fazem fechar os olhos. E você? Qual o (s) solo (s) que te faz fechar os olhos e dar aquela viajada ?

>> Trilha sonora deste post: Foreigner – “No End In Sight”

Anúncios

Sobre rosegomes

Rose,Tia Rose, Desert Rose ou só Desert, como quiser. Estudante de jornalismo, amante de boa música e boa bebida. Traz no currículo a pretensão de ser um Fábio Massari de saias. Contato: cademeuwhiskey@gmail.com
Esse post foi publicado em Listas, Música e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

13 respostas para 8 Solos de guitarra que me fazem fechar os olhos

  1. Guilherme disse:

    The Edge, Candlebox, Ozzy… Ouch, que demais!

    Curtir

  2. A musica “Time” também e muito show e do disco The Dark Side Of The
    Moon (1973), o famoso disco do
    prisma.

    Curtir

  3. um solo pequeno porém bonito que a primeira vez que escutei eu quase chorei de emoção :-/ e o Solo do Avenged Sevenfold “And All Things Will End” o mais legal e que vx não tá esperando daí a musica suaviza daí vem aquela parte (I see my world crumble and fall,
    before my eyes
    I know, I know.
    Dark will turn to light, in time I’ll
    be alright
    I know, I know) com aquele teclado que vx quase nem ouve mais que vx vê que tem vx começa a se arrepiar., e quando começa o solo juntamente com (I never imagined my life could
    turn out this way
    So cold so black so alone) ai vx chora vx começa rir feito um bobo e se alguém tiver te enchendo naquele momento não importa quem seja vx briga para não perder o solokkk
    foi mais ou menos assim que me senti quando escutei a primeira vez., e eu era novo no rock ainda daí tudo se combinou 😉
    http://luan18.peperonity.com

    Curtir

  4. marcelo guita disse:

    vc esta falando em melodia ,sentimento ou…..alma .,eu vou te falar quem mandou entre os oito
    e me desculpe ,isto e se vc entende do choro da alma ,eu nao sabia que a guitarra tinha coracao mas neste clipe eu vi isto … o cara e o richie sambora em bed of roses .

    Curtir

  5. Paulo Palma disse:

    Não tem como não lembrar de Purple Rain do Prince. Aquela típica música q faz vc deleitar desde o começo, e termina com um baita solo de chorar e uma ótima vocalização.

    Curtir

  6. Vooltztroopar disse:

    Soothsayer do Buckethead também é bom

    Curtir

  7. Diego Rafael disse:

    Tem uma do Pink Floyd, High Hopes, que sempre me dá a sensação que o volume, mesmo que no máximo, não é o suficiente, parece que a guitarra chora nostalgicamente ao lembrar do passado cantado por Gilmour, isso sem mencionar a pequena orquestra o seguindo, aí é só fechar os olhos e sentir os arrepios tocarem a alma. /watch?v=bz1neTSJnQY (5:10)
    Tomara que gostem, vale a pena

    Curtir

  8. Ramos disse:

    Água Viva do Oficina G3….O Solo dessa música é de fazer chorar 😀

    Curtir

  9. Victor disse:

    Escutem depois os solos de guitarra da música Coming Back to Life do Pink Floyd… é fantastico!!! Paz a todos!

    Curtir

  10. allysons13 disse:

    Comfortably Numb – Pink Floyd. Nada mais.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s