Lynyrd Skynyrd: 35 anos do último voo

A triste e profética capa de “Street Survivors”

20 de outubro de 1977. Uma das maiores tragédias do mundo da música deixava milhares de fãs do Southern Rock  órfãos.  A  banda americana  Lynyrd Skynyrd, que se preparava para a promissora turnê do recém-lançado álbum “Street Survivors” tinha como destino naquela noite um show no Lousiana State University, Baton Rouge, Lousiana. Para facilitar as viagens que viriam pela frente decidiram trocar o ônibus por um pequeno avião apelidado de “Free Bird”, um dos maiores sucessos do grupo. A bordo do Convair  estavam 26 pessoas entre músicos, a equipe da banda e tripulantes. Devido a problemas de combustível ( insuficiente para completar a viagem ) o avião começou a apresentar problemas, caindo rapidamente em uma floresta pantanosa na região do Mississipi. Morreram o vocalista Ronnie Van Zant, o guitarrista Steve Gaines, sua irmã, a backing vocal Cassie Gaines (segundo relatos do tecladista Billy Powel, um dos sobreviventes, sofreu um grande corte na garganta e agonizou chorando até a morte em seus braços), o roadie manager Dean Kilpatrick, o piloto Walter MacCreary e o co-piloto William Gray.  O baterista Artimus Pyle, um dos sobreviventes do acidente contou como fora os últimos momentos de Van Zant assim que percebeu que o avião estava caindo: “ Ele agarrou um travesseiro de veludo vermelho e me deu um aperto de mão, olhou para mim e sorriu, como apenas ele conseguia sorrir, falando para não me preocupar, com seus olhos castanhos dizendo ‘Bem, é hora de ir, parceiro’. Dois minutos depois ele estava morto com um ferimento na cabeça“.

Dias depois do acidente a viúva do guitarrista Steve Gaines, Teresa, pediu à gravadora MCA a substituição da capa de Street Survivors , onde a banda aparecia envolta em chamas, o que de certa maneira acabou gerando uma triste impressão de presságio. Em alguns dias, as cópias foram recolhidas pela gravadora e substituídas , se tornando uma verdadeira raridade.

Capa escolhida como a “substituta” de Street Surviv0rs

Muitos anos depois do terrível acidente, em 1991 mais precisamente, os músicos remanescentes  lançaram um disco chamado “Lynyrd Skynyrd 1991”. Nos vocais o irmão de Ronnie, Johnny Van Zant e os guitarras Ed King, Rossington e Randall Hall (ex-The Allen Collins Band).

Hoje em dia os caras estão na ativa provando que sabem fazer um som de excelente qualidade, o que não deixa de ser uma homenagem não só aos músicos que se foram naquele terrível 20 de outubro, mas também aos que se foram depois, como o o baixista Leon Wilkeson, que morreu em 2001, o tecladista Billy Powell  e  o baixista Donald “Ean” Evans, (substituto de Wilkeson) ambos mortos em 2009.

A banda esteve por aqui no festival SWU do ano passado e fez um senhor show (  e eu não fui porque vida de univer$itária é tri$te). Lançaram há poucos meses o álbum “Last Of a Dyin’ Breed” e estão em turnê pelos Estados Unidos.

Uma grande banda, com uma história nem tão feliz assim, mas que renasceu de maneira brilhante e forte , como o bom rock and roll deve ser.

Um dos últimos shows feitos pela banda, meses antes do acidente.

*Mais detalhes sobre o acidente você encontra no excelente site  Skynyrd Nation Brasil.

Trilha sonora deste post  >> Lynyrd Skynyrd – “Last Of A Dying Breed”

 

Anúncios

Sobre rosegomes

Rose,Tia Rose, Desert Rose ou só Desert, como quiser. Estudante de jornalismo, amante de boa música e boa bebida. Traz no currículo a pretensão de ser um Fábio Massari de saias. Contato: cademeuwhiskey@gmail.com
Esse post foi publicado em Música e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s