A Rede Social onde todos são perfeitos

Sai fora!! Eu tenho preconceito com políticos!

Vira e mexe eu abordo esse tema né, eu sei, mas é que internet e redes sociais são temas tão ricos, tão “amplos”,  e tanta coisa acontece o tempo todo e de maneira tão rápida que muitas vezes nem nos damos conta…

Há umas 2 semanas atrás estava eu no facebook, essa rede social onde todos têm a vida perfeita, são bonitos, maravilhosos, politicamente corretos e interessantes, quando me deparei com um post de uma garota que nem conheço, mas que estava em uma das páginas que curto:

 “#odeiocentrode qqcidade #odeioesselugar

As vezes entendo o preconceito tem gente que devia permanecer no tronco ! Pessoas ignorantesssss ECA”(sic).

Quero deixar bem claro que o que está em pauta no momento não é esse post. Isso todos nós sabemos que foi puro ato de preconceito e de uma infelicidade tremenda. Ela não deveria postar tal mensagem em uma rede social com tanta visibilidade como o facebook. Aliás, ela não deveria postar em lugar algum, isso é fato. Mas ok, postou. Alguém denunciou, ela vai responder e pronto, caso encerrado. Ou não.

O que mais me chamou a atenção nessa história não foi a mensagem preconceituosa em si, e sim o que ela rendeu. Só na página que eu curto, onde a mensagem foi exposta (a fins de denúncia),  o post teve mais de 750 compartilhamentos, sendo que cada pessoa, ou pelo menos a grande maioria trazia junto ao seu compartilhamento palavras como:”Tenho nojo de gente assim”,  “Que gente escrota…”, “Ridícula, patética essa pessoa, porem ela só é mais uma dentre muitos no Brasil….” entre várias outras. Comecei a ler tudo aquilo e a analisar cada frase de julgamento daquelas, sim, porque estavam todos ali julgando a garota, não que ela estivesse certa, mas eles de alguma maneira também não estavam.

DUVIDO que essas mais de 750 pessoas que compartilharam a frase, fora as que comentaram cada compartilhamento, julgando e xingando a menina NUNCA tenham tido ao menos uma manifestação de PRECONCEITO na vida. É realmente muito fácil você esconder sua verdadeira identidade atrás de um perfil perfeito em uma rede social e através dele sair julgando qualquer atitude infeliz de alguém que muitas vezes você nem conhece. As pessoas esquecem a existência de outros tipos de preconceito. Não existe preconceito apenas contra os negros. Existe contra brancos, magros, gordos, amarelos, pobre, rico, loiro, ruivo, baixo, alto, nordestino, preconceito partidário,  contra deficientes físicos, mentais, pessoas que usam aparelho, óculos, pessoas tatuadas, burras, inteligentes, homossexuais, que usam crocs, evangélicos, umbandistas, espíritas, pessoas estéreis, pessoas com 10 filhos, etc…

EXISTE TODO O TIPO DE PRECONCEITO POSSÍVEL E IMAGINÁRIO PORQUE TODOS NÓS SOMOS DIFERENTES E NÃO SABEMOS LIDAR COM AS DIFERENÇAS DE MANEIRA SÁBIA.  

E tenho certeza de que todos nós já fomos preconceituosos com alguém, e também já fomos vítima de preconceito. Mas é claro, você está no facebook, é muito mais fácil julgar os outros pra fazer bonito na frente de sua família, amigos, chefe, etc.

Você pode achar que o que estou fazendo é também um julgamento, eu não acho. Pra mim é apenas uma análise do que vi, mas se essa é a sua opinião, que seja então um julgamento. Porque todos nós julgamos sim, todos nós erramos, todos nós apontamos um dedo pra alguém esquecendo que existem outros 3 apontados pra nós .

Trilha sonora deste post >> Emerson, Lake & Palmer “Welcome Back My Friends To The Show That Never Ends”

 

 

Sobre rosegomes

Rose,Tia Rose, Desert Rose ou só Desert, como quiser. Estudante de jornalismo, amante de boa música e boa bebida. Traz no currículo a pretensão de ser um Fábio Massari de saias. Contato: cademeuwhiskey@gmail.com
Esse post foi publicado em Internet e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

