Motown, Soul Train e os anos de ouro da black music

De boas curtindo um soul…

Tempos atrás baixei uma coleção incrível da Motown Records e vez por outra escuto e viajo nos sons dos anos 60 e 70 (minha fase preferida, e a fase de ouro da gravadora), e tem muita coisa boa!  Nem sei como  minha paixão pelo soul e R&B começou. Na verdade eu não tenho a menor ideia, só sei que um belo dia me deu vontade de ouvir algumas músicas da época  e acabei baixando a coleção toda da Motown!

A gravadora é antiga, foi criada em 1959 por Berry Gordy Jr  na cidade americana de Detroit. Lançou os maiores cantores da (boa) black music de todos os tempos como Jackson 5, Four Tops, Al Green e Marvin Gaye, entre muitos outros. Foi a pioneira no lançamento do chamado girls groups, grupos formados apenas por garotas, que fizeram muito sucesso nos anos 60 como as Supremes de Diana Ross, que nasceram juntamente com a gravadora. Outra característica marcante desses grupos e que chamava bastante atenção era o modo como se apresentavam: com penteados e figurinos chamativos, além das coreografias usadas também pelos inúmeros grupos masculinos como Four Tops e Temptations.  O passinho que eles faziam era uma gracinha, vai?

 Eu não consigo enxergar a Motown apenas como uma simples gravadora. Posso dizer que se trata de um estilo de música, e ela é vista assim por muitos também, como um ritmo, assim como o blues, o jazz ou o rock. Se reparar bem você consegue distinguir o som da época, consegue dizer “isso é Motown” apenas ouvindo a introdução de alguma música, ou um único instrumento dela. E é nisso que ela  se diferencia. 

O Trem do Soul

Soul Train foi um programa apresentado de 1971 a 2006, e por ele passaram os grandes nomes da Motown e de outras gravadoras, claro.  É muito difícil falar em Motown e não se lembrar do Soul Train, pelo menos pra mim. É uma associação quase que instantânea que faço, especialmente porque ambos marcaram época. O grande barato desse programa era que, além de apresentar os cantores de maior sucesso (dentro do R&B, soul, disco e hip hop), vários grupos de dançarinos apresentavam suas “performances” e davam verdadeiros shows na pista, que ficava cheia, como numa discoteca. Foi criado pelo produtor  executivo Don Cornelius  ( 1936- 2012 ), que ficou a frente da atração até 1993, e fez parte da era do grande auge do programa.

Diversos vídeos do Soul Train podem ser encontrados no youtube. Eu já devo ter visto todos. =P

 

Trilha sonora deste post >> “Soul! The Very Best of Motown”  ( que pode ser encontrado nesse link via torrent  ), viu como sou boazinha? =)

Anúncios

Sobre rosegomes

Rose,Tia Rose, Desert Rose ou só Desert, como quiser. Estudante de jornalismo, amante de boa música e boa bebida. Traz no currículo a pretensão de ser um Fábio Massari de saias. Contato: cademeuwhiskey@gmail.com
Esse post foi publicado em Música, Soul, TV e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Motown, Soul Train e os anos de ouro da black music

  1. Reinaldo Araujo disse:

    Cacete qem e ou foi black deve reverenciar esse site obrigado

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s