Por que ninguém gosta de Nickelback?

Poxa, minha banda é legal…

Eu gosto. E fico me perguntando de onde vem tanta bronca da banda. É impressionante a quantidade de pessoas que eu vejo reclamando dos caras, e eu sinceramente não consigo entender. O Nickelback está entre as bandas mais ridicularizadas do cenário musical. Mas por quê? É uma ótima banda, estão há 17 anos na estrada, as letras são boas, o instrumental é muito bom, o vocalista Chad Kroeger canta direitinho. Então por que diabos se implica tanto com os meninos? Sério, tem tanta coisa ruim por aí que a mídia aclama e a galera acha o máximo! Quer um exemplo? Nirvana. Ok, pode me xingar, mas EU ACHO NIRVANA UMA MERDA. Acho mesmo, e sinceramente, acho que o som do Nickelback é mais maduro – em todos os sentidos – do que a banda de Kurt Cobain. Mas aí é aquilo né, questão de gosto, e eu estou apenas expondo o meu. 

 É pra tanto?

Em 2002 durante apresentação no Festival português Ermal, a banda foi apedrejada e teve que sair do palco. No vídeo a seguir dá pra ver o vocal Chad Kroeger sendo atingido na cabeça, e logo em seguida saindo de cena mostrando aquele famoso dedinho do meio, o que não podia ser diferente, eu no seu lugar teria feito o mesmo. Houve quem dissesse que tal “manifestação de revolta” se deu por conta de que o Nickelback teria sido escolhido pra tocar no mesmo dia que a banda Slipknot (outra merda), e que os “fãs metaleiros” estariam bravos, e por isso a agressão. PERAÍ.

Bullying

Há um ano  um torcedor do Detroit Lions organizou uma petição online CONTRA a apresentação do Nickelback no intervalo do jogo com o Green Bay Packers, pela liga de futebol americano na cidade de Detroit, EUA. No texto, o cidadão foi bem claro quanto ao seu objetivo:

“… Será que gostaríamos de ver as pessoas associando o nome de Detroit ao Nickelback? Somos terra natal de grandes músicos e escolhem essa banda? Alguém realmente gosta deles? Quem estiver assistindo em casa, ao menos pode deixar a TV no mudo. Os Lions deveriam pensar nos torcedores antes de escolher uma banda tão horrível… “

Chad declarou em entrevista ao Edmonton Journal que a publicidade gerada pela petição foi positiva pra banda, “Quando a história da petição aconteceu, a NFL fazia chamadas duas vezes por dia na TV, e isso acabou gerando publicidade pra gente. O resultado foi que a audiência subiu em 15 milhões.”  

Pois é, adiantou?

E não para por aí, a banda ainda lida com críticas diárias não só de anônimos como também de músicos, muitas vezes de bandas conceituadas como Black Keys (que é uma puta banda, não vou negar). O batera Patrick Carney desceu a lenha nos caras, na edição gringa da Rolling Stone de janeiro desse ano:

 O rock & roll está morrendo porque as pessoas não se importaram com o fato de o Nickelback ser a maior banda do mundo…Foda-se. Rock & Roll é o tipo de música que mais me deixa apaixonado e eu não gosto de ver o gênero arruinado e metido na nossa goela abaixo por bandas lixo pós-grunge horríveis. Quando as pessoas começam a nos comparar com esse tipo de merda, honestamente eu digo ‘Fuck you’.”

Ao saber da declaração, a banda se manifestou através do seu twitter:

Obrigado ao baterista do Black Keys por nos chamar de ‘a maior banda do mundo’ na ‘Rolling Stone.”

Mas aí eu fico me perguntando se essa “crítica” não tem um quê de dor de cotovelo pelo simples fato de que talvez (veja bem, talvez), os caras do Black Keys se sintam injustiçados por não serem tão reconhecidos mundialmente quanto o Nickelback (a qualidade superior do som do Black Keys é inegável, fato), porém na indústria musical nem sempre bandas boas são tão aclamadas pelo público como deveriam. Não vou meter o pau no Patrick porque gosto do Black Keys e acho sim a banda superior ao Nickelback, mas gosto e muito do som de Chad & Cia.

Só gostaria mesmo de entender por que tanta crítica se tem coisa bem pior por aí, e o mais curioso é que todas as pessoas que conheço e que dizem odiar Nickelback, também têm um gostinho meio duvidoso pra outras bandas e músicas, vai entender né…

Talvez algumas pessoas tenham um certo  preconceito por conhecerem apenas as baladas deles, sendo que as mais pesadas ( as minhas preferidas ) , são as melhores. E nada melhor pra conhecer uma banda antes de sair falando mal por ai, do que ver os caras ao vivo né?

 Never Again do Silver Side Up, de 2001 – Eu aconselho a baixar =)

 

 

Postado ao som do álbum “Silver Side Up” (2001), Nickelback.

Sobre rosegomes

Rose,Tia Rose, Desert Rose ou só Desert, como quiser. Jornalista por formação, amante de boa música e boa bebida. Traz no currículo a pretensão de ser um Fábio Massari de saias. Contato: cademeuwhiskey@gmail.com
Esse post foi publicado em Música e marcado , , , , . Guardar link permanente.

66 respostas para Por que ninguém gosta de Nickelback?

  1. erick disse:

    Ola , é uma situação estranha porem semelhante ao odio aos coloridos / emos e por ai vai . O nickelback é rock porem foge do classico e ai é crucificado pela maioria

    Curtir

  2. nbinario disse:

    ‘Eu gosto do Nickelback! Eu não tenho essa palhaçada de “não vou ouvir isso porque dizem que..”. Eu ouça até nsync, e cago e ando se alguém acha que sou gay.
    Preconceito musical é coisa de conservador!

    Curtido por 1 pessoa

    • Desert Rose disse:

      É isso aí Paulo! Personalidade musical é artigo de luxo hoje em dia, aliás sempre foi. Infelizmente a maioria das pessoas se guia pelo que está na moda. Temos que ouvir o que nos agrada! =D

      Curtir

      • Pri disse:

        Seu texto traduz exatamente meus sentimentos. Não entendo de onde vem tanto bate pela banda. Eu amo, ouvir Nickelback e a coz do Chad já salvou meus dias tantas vezes que até perdi a conta.

        Curtido por 1 pessoa

  3. Ricardo disse:

    Nickelback é a melhor banda de rock do mundo. A banda é muito criticada porque ninguém consegue admitir o sucesso que ela está fazendo, É PURA INVEJA.

    Curtir

  4. Leandro disse:

    Se eu me encontrasse com vc, Desert, a última coisa que iria falar era sobre rock…

    Curtir

  5. Rafael disse:

    Tambem nao entendo o motivo, principalmente dos americanos, eu acho que é pelo motivo de eles serem canadenses, e os americanos tem uma rivalidade com os canadenses.
    Uma rivalidade tipo Brasil e Argentina. =S

    Curtir

  6. Pedro disse:

    Slipknot não é metal? Hahahahah

    A banda é classificada como heavy metal , nu metal , metal alternativo , thrash metal, crossover thrash, hardcore punk e rap metal. E você diz que não é metal?

    Curtir

  7. Pedro disse:

    Ok, mas não é PONTO DE VISTA… É a mesma coisa que falar que Rolling Stones é pop ou eletrônica… Tipo, NÃO É! É puro rock n’ roll. Como Slipknot é puro Heavy Metal!

    Curtir

  8. Rodrigo disse:

    Cara! Mas a banda é mesmo uma merda! Puta Rock de merda.

    Curtir

  9. Roberto disse:

    É tipo de banda que quando parar ninguém vai sentir falta porque é o tipo de rock que ninguém leva a sério. É muito ruim. Não dá pra enganar pra sempre.

    Curtir

    • Pedro Araujo disse:

      Você fazia faculdade em 2013 de retardado pra falar tanta merda? Guarde as coisas ruins sua pra você, NickelBack é show!

      Curtir

      • Rodrigo disse:

        É show de merda se você olhar bem. Tipo Rock grudento – se é que pode chamar isso de rock – comercial e nunca vão entrar para história do rock como metallica e iron maiden. Ainda, tu é fã de restart, não?

        Curtir

  10. Renata disse:

    Curto algumas músicas do Nickelback. Acho o som deles bom, as letras também e a voz do Chad é ótima, plmdds! Na minha visão, é realmente uma banda que acaba caindo na indiferença. O motivo? Provavelmente por não ser algo diferente, acaba caindo na mesmice. Outro motivo, seria esse esteriótipo que criaram para o Rock de que todas as bandas desse estilo têm de ter um som pesado. O que é ridículo, já que, é um estilo que possui várias vertentes. Quanto ao exemplo que usou para a banda Restart, bom, também acho eles terríveis! Porém, eu fico na minha, já que é direito de todos curtirem o que gostam. Agora, também acho ridículo esse tipo de comportamento como os dos fãs de Slipknot (que, comentários a parte, EU acho péssima). Aconteceu algo parecido ano passado no RiR Lisboa quando a banda Evanescence (da qual sou fã) foi se apresentar. Os fãs de Metallica vaiaram demais o show, pois acharam um absurdo a banda se apresentar no dia do metal. Extremamente ridículo o comportamento deles. Respeito é algo imprescindível, mesmo que você não goste e não concorde. O Evanescence estava voltando aos palcos depois de anos de férias e é recepcionado desse modo por idiotas em Lisboa. A Amy Lee ficou tão nervosa com as vaias que desafinou abeça. O que achei interessante foi na hora em que começaram a tocar “Bring Me To Life” (o maior hit da banda) todas as vaias cessaram, e mais, os que vaiavam cantaram junto.
    Resumindo, acho uma tremenda besteira esse preconceito com a banda, porém, acho que se tira muitas coisas boas de todas essas críticas e ao que me parece, a banda procura pensar da mesma forma já que ao invés de criar rixa com os artistas por críticas negativas, simplesmente agradecem. Acho essa atitude muito digna.

    Curtir

  11. Wanderson disse:

    Quanto mais a banda é criticada, maior o sucesso. Continuem criticando…!
    Isto está parecendo brigas de “torcidas organizadas” de futebol. Não gasto saliva com essas discussões. Aprendam a respeitar o estilo musical dos outros.

    Curtir

  12. Iani disse:

    Eu começei a gostar do Nickelback esse ano, acho muito bom o som deles. Em relação a criticas que fãs de outra bandas e famosos, gostei muito de como vc escreveu, explicando td as broncas, parabéns!! A reação da banda é incrivel eu tambem faria o mesmo que eles. Eu amo Nickelback demais, “pra mim” é a melhor banda de rock do mundo. Essa é a minha opinião, eu respeito a opinião de tds, ñ critíco ninguem, eu entendo!!

    Curtir

  13. Diego disse:

    Eu curto muito Nickelback para mim umas das melhores bandas de rock da atualidade,O Chad Kroeger e meio marrento isso nao ajuda muito a banda eu acho isso

    Curtir

  14. Sarah disse:

    Nickelback é uma bosta.

    Curtir

  15. eli diana disse:

    EU AMO NICKELBACK PRINCIPALMENTE CHAD.

    Curtir

  16. Lin Junior disse:

    Eles são um tipo de Rock que nasceu nos últimos anos… o Mídia Rock ou Twiiter Rock ou Globo Rock…
    Tem até umas músicas legais (Rockstar por exemplo), mas é uma banda normal, vende muito pq tem músicas de novela e filmes de romance…
    É tipo aqui, passou na novela, amanha as vendas triplicam, lá é em séries, ou num beijo de um climax de um filme, ou num resgate kkkk….
    É uma banda legal devo admitir… mas com pós-grunge tá longe de chegar no nível dos Gigantes…
    E comparando o Slipknot com o NickelBack… mesmo não sendo fã dos Slip… ficaria com eles pq a grande bronca que o NickelBack tem por ai é que eles não tem um estilo definido, e mesmo assim não inovam em nada…
    Conclusão vira questão de gosto, tem gente que come jiló… Abraços

    Curtir

  17. Nanda Mendes disse:

    A corta essa. NICKELBACK assim como outras várias bandas de rock, sofre alguma tipo de “Bullying”, isso é questão de gosto. Mais é como sites e entrevistas falam; Bandas heavy metal entre outras gostam de esculaxar outras por sua postura no rock; sua classificação;. Ou seja por eles serem considerados ” os fodas ” por terem sua voz satânica em apresentações entre outros estilos mais pesados. Quando eles vêem bandas com tons mais calmos sem deixar a ousadia do rock, gostam de mandar, mostrar quem pode. Eu amo Nickelback, e não é atoa que o Billboard elegeu o Nick como o melhor grupo de rock da década. Assim como a musica How you Remind me foi o melhor single do rock e o quarto melhor da década. Estou no Alge de meus 13 anos, e vivo pro rock, cresci em meio culturas diferentes porém escolhi a minha. Bjus!

    Curtir

  18. Marcos disse:

    Eu curto Nickelback, em algumas músicas eles mandam bem. Mas a maior crítica recai sobre a banda pelo fato deles simplesmente não terem originalidade, as melodias e arranjos musicais são repetitivos e parecidíssimos com outras bandas. Até aí tudo bem, agora puta que pariu. Falar que Slipknot não é metal você pisou na bola, e pisou feio. E é por causa de fã que tem um conhecimento pífio de música que o Nickelback é tão odiado, porque tem gente que consegue vomitar tanta merda em tão poucas palavras que simplesmente não dá pra ficar quieto e fingir que não viu o comentário. Se você não curte Slipknot, tudo bem é direito seu, agora falar asneira simplesmente porque ficou revoltadinha com um ato de fãs da banda não se justificativa se voltar contra ela. E sejamos sinceros, botar Nickelback pra abrir o show do Slipknot é o mesmo que você um padre pra rezar uma missa num evento de filme pornô. Enfim, talvez esse comentário nem chegue a ser publicado, só espero que você tenha mais consciência na próxima vez que for falar algo.

    Curtir

    • rosegomes disse:

      Slipknot na minha concepção é New Metal. Metal de verdade mesmo é Maiden, Megadeth, Sepultura e Metallica, nos áureos tempos de Cliff Burton. Relaxa Marcos, a internet é democrática, todos nós temos direito de publicarmos nossas opiniões, concordando ou não. Um forte abraço!

      Curtido por 2 pessoas

  19. gui disse:

    rose…vc é um a delicia.

    Curtir

  20. matheus mesquita disse:

    Nossa q palhaçada eim, Nickelback é muito foda… Talvez isso começou por calsa de um prêmio bobo q já ganharam de pior banda mesmo assim é sacanagem com uma banda boa dessas letras super maduras Rs perde apenas para o Bon Jovi… Mais tipo com tantas bandas ruim para criticarem e eles vão logo em uma banda tão boa.

    Curtir

  21. obervoga737 disse:

    Sentado aqui, coloquei Nickelback no google exatamente pra chegar nessa questão, por que ninguem gosta, pois escuto muitos esculachos, e pelos comentários que vi no video dele sendo atingido, postado no liveleak.
    Decidi ouvir o som dos caras por jogar Flatout2 (inclusive por isso tambem me inteirei no Audioslave). Achei muito foda, não é a mais foda do mundo, cada uma tem as melhores e aquelas que nós as vezes pulamos. Como não curtir Flat on the floor, ou Next Contestant?
    Os dois primeiros albuns deles estão sempre na playlist, mas o terceiro não curti nada… O mesmo por sinal aconteceu com o terceiro album do Audioslave.
    Igual comentaram mais acima, acho que pode ser mesmo essa lance de rivalidade EUAxCanada, não explica tudo mas partes.
    Desert o primeiro parágrafo é o mesmo que eu penso.

    Curtir

  22. Lu disse:

    Talvez seja porquê o som deles realmente não é lá essas coisas, eles só tentam, é um tipo rockzinho, não rock, não hard, nem nada, ainda mais que eles surgiram numa época que de um lado só surgia bandas como eles, bandas bem mais ou menos, com um som mais ou menos, completamente comum e letras fracas enquanto de outro lado surgia bandas que realmente faziam algo de novo como The White Stripes, The Strokes, Muse, Arctic Monkeys, é tanto que hj em dia, gente como Jack White, Julian Casablancas e Alex Turner tem uma puta moral no mundo da música.

    Curtido por 1 pessoa

  23. Paola disse:

    Nossa ele é incrivel…ninguem tem oque reclamar,As musicas sensacionais…amo Banda Nickelback

    Curtir

    • juliana disse:

      Nickelback é muito bom,adoro suas musicas,muito melhor q essas bandas de rock pesado q ao invés de cantarem apenas berram e ninguém entende nada

      Curtir

  24. Rodrigo disse:

    Como já foi dito, nickleback é pop rock, ou seja, feito pra vender. Portanto não é rock de verdade. A banda realmente é muito ruim. Por isso que em festivais onde tem outras bandas sérias o nickleback é sempre vaiado. E vai ser sempre. Eles tem que tocar onde o público gosta de pop Music, e não de rock de verdade. Quem gosta de rock de verdade, e não comercial, não vai ouvir essa merda.

    Curtir

  25. Rodrigo disse:

    Nicklelback não é ruim…. É muito ruim!! Toda vez que eu vou ao banheiro fazer o numero 2 eu coloco nickelback para tocar… É realmente uma bosta.

    Curtir

  26. Marcia disse:

    Eu amo Nickelback

    Curtir

  27. Renata caroline disse:

    Eu também não entendo todo esse preconceito com a banda, acho o som e as letras maravilhosas. E ainda digo mais, ninguém é obrigado a gostar do hit de ninguém, mas em minha opinião o respeito, sim é obrigatório!

    Curtir

  28. Rodrigo2 disse:

    Mas não tem como chamar isso de Rock de verdade mesmo. É uma banda deprimente que pensa que toca rock de verdade. E como já foi dito, em festivais de rock de verdade vai ser sempre vaiada, oras. Quer fazer merda, faz. Mas não dá para chamar de rock e sim de música pop como o meu xará bem colocou aí em cima. Nickleback = pop music merda.

    Curtir

  29. Ramon disse:

    “Sério, tem tanta coisa ruim por aí que a mídia aclama e a galera acha o máximo! Quer um exemplo? Nirvana.” Putz hahahahahaahahahahhahahahahahahahahahahahahah
    Se juntar a discografia do nickelback não da um disco do nirvana. Já ouviu Nevermind?In Utero?Unplugged in New York? Pô fia fala isso não 😦

    Curtido por 1 pessoa

    • happy potato disse:

      Pois é! Ela fala mal do Nirvana mas deve ter ouvido só Smells Like Teen Spirit :p
      eu até gosto do Nickelback mas eles nunca vão chegar aos pés do Nirvana

      Curtido por 1 pessoa

  30. Ana disse:

    Eu creio que a banda seja odiada pelas ”dores de corno” das músicas, assim como o sertanejo no Brasila e o emocore que outrora reinou no ”rock” ou qualquer outro estilo que afunde no melodrama. Para mim é uma banda normal, nem boa nem ruim. As pessoas esperam que o rock recaia naquelas polemicas de sempre: posicionamentos políticos, sexo, drogas, satanismo, críticas sociais e por aí vai. Aí chega uma banda de ”família tradicional” e os fãs, que esperam algo mais politicamente incorreto, jogam pro escanteio. E as pessoas ”de família” acabam odiando também, afinal rock é coisa do demônio mesmo quando não o é, kkk.

    Pois é…

    Curtir

  31. Jacqueline Kely Bacelar da Fonseca disse:

    Amo essa banda , minhas filhas cresceram ouvindo eles, as letras são demais e os músicos não podiam ser melhores, Merlot banda do mundo.

    Curtir

  32. Luana disse:

    Post prefeito!
    Concordo com tudo (inclusive a parte do Nirvana).
    Nickelback é muito bom sim, e eu não mudaria de opinião mesmo se dessem uma desculpa plausível… Tem muita porcaria por aí que chamam de música e ninguém detona mesmo assim.

    Curtido por 1 pessoa

  33. Robson Siqueira disse:

    Tanto Nickelback como Creed são bandas muito boas, bandas q tem conteúdo para mostrar nas suas letras e sons, e concordo com Nirvana q pra mim nunca foi uma banda, e também Slipnot são uma merda,lixo mesmo, infelizmente tem pessoas q são “viúvas” do metal farofa e quando surgem bandas co conteúdos novos como estas bandas aí estas “viúvas” do farofão se descabeleiam e não aceitam.

    Curtir

  34. Mariana disse:

    Olha eu gosto muito de Nickelback mas,você tentar defender a banda crivando outras não tem como te levar a sério. Se você respeitar o estilo dos outros as pessoas podem respeitar o seu também. E não venha me dizer que não é assim que funciona,pois vem de cada pessoa criticar ou não. E você tem todo o direito de ficar com raiva de quem faz isso,eu também fico. Porém se você reclamar de Slipknot,Restart ou qualquer outra banda ou cantor,você não vai ter crédito reclamando dos outros quando você mesmo reclama,a diferença é que de outras bandas.

    Curtir

  35. Enio disse:

    Não concordo com suas opniões em certos trechos. Nirvana teve seu valor em Nevermind, nem todas as músicas são perfeitas, mas não acho que seja uma merda, tem seu valor e é bom. Slipknot também faz um som legal, não curto todas as músicas (sinceramente acho que nuca mais vai aparecer uma banda com quase 100% de músicas boas como Ramones, na verdade para mim todas são boas, mas deve ter alguma que ainda não ouvi e deve ser ruim, hehehehe). Slipnot tem seu valor, poderia citar por exemplo a banda Slayer que faz um som mais grosseiro de propósito. Nem por isso é ruim.

    Curtir

  36. Leone disse:

    a banda é legal, mas prefiro Evanescence. Amy Lee meu amor ❤

    Curtido por 1 pessoa

  37. janekoji disse:

    É uma banda inautêntica, forçada e falsa. Por isso muitos odeiam.

    Curtir

  38. Mauricio Almeida Demarchi disse:

    Comecei a curtir Nickelback em 2002 a partir de um CD da malhação. Depois em 2004/2005, a partir dos clipes do Google Video Player, que dava até pra fazer download, posteriormente incorporado pelo Youtube. Na época o via mais como um Pop Rock e continua assim.

    Curtido por 1 pessoa

  39. Leo disse:

    “Nirvana. Ok, pode me xingar, mas EU ACHO NIRVANA UMA MERDA. Acho mesmo, e sinceramente, acho que o som do Nickelback é mais maduro – em todos os sentidos – do que a banda de Kurt Cobain” Bem difícil continuar a leitura depois disso..rsrs. O dia que o Rock precisar de maturidade estará morto.

    Curtir

  40. Muuh Oliveira disse:

    Nickelback n é ruim man é ótimo cara é um rock romântico,mais tbem se exagera pq Nirvana n é ruim cara,só sei q se Kurt tivesse vivo ia ser um showzao!

    Curtir

  41. Krist Novoselić disse:

    Por que compara Nirvana com Nickelback?
    Nirvana não tocava bem mas esse era o estilo da banda grunge/punk, Nickelback era só um reflexo do Nirvana pode pesquisar e vai ver que esse Chad Kroeger era um fã do Kurt.
    E antes que eu me esqueça:
    Sopa não é janta.

    Curtir

Deixe um comentário