Lady Day got diamond eyes…

billie-holiday-1915-1959-granger

Lady Day got diamond eyes, she sees the truth behind the lies …

Quem escuta a bela voz de Billie Holiday não imagina as poucas e boas  que a cantora viveu. Nascida no dia  7 de abril de 1915 na Filadelfia, EUA, Eleanora Fagan Gough foi fruto do relacionamento entre dois adolescentes ( pra não dizer crianças). Seu pai tinha 15 anos e sua mãe, 13.

 A pequena Billie  teve uma infância difícil.  Aos dez anos de idade foi estuprada por seu vizinho, sendo posteriormente internada numa instituição para vítimas de violência sexual. Aos 12 anos trabalhou como  faxineira em um prostíbulo  e aos 14 se tornou prostituta.

Sua carreira como cantora começou mesmo em 1930, e por acaso. Billie e sua mãe estavam ameaçadas de despejo devido à inadimplência do aluguel. Então, a garota saiu batendo à porta de diversos estabelecimentos em busca de algum trabalho, encontrando em um bar do Harlem a sua salvação. Começou como dançarina do local, mas não obteve grande sucesso, pois era desajeitada para tal, então tentou cantar e foi aí que conseguiu seu emprego fixo. Depois de 3  anos se apresentando na noite sua grande chance apareceu ao ser descoberta pelo crítico John Hammond, que a ajudou a gravar seu primeiro disco. Em pouco tempo já cantava com sucesso em diversas casas noturnas adotando seu nome artístico. 

Anos mais tarde já na década de 40 devido a fortes problemas de depressão, começou sua entrega às drogas e ao álcool, vindo a falecer de overdose no dia 17 de julho de 1959, aos 44 anos, em nova Iorque.

Billie Holiday publicou sua autobiografia em 1956Lady Sings the Blues, que gerou a versão cinematográfica de mesmo nome ( O ocaso de uma estrela, em português ) de 1972 com Diana Ross em seu papel. O filme foi sucesso de crítica recebendo indicações para diversos prêmios, inclusive para o Oscar.

Um grande nome da música que devido a difícil vida que levou deixou-se abater pelo vício, e acabou por deixar muitos fãs órfãos, mas a cada dia mais apaixonados por sua doce voz, e seus olhos de diamante. *-*

Pra quem não conhece recomendo que baixe a compilação “Billie Holiday – The Ultimate Colllection” que traz dois cd´s cheios de puro jazz, ou façam como eu, baixe a discografia completa! =)

Deixo vocês, meus amiguinhos, com a minha preferida da Diva! =)

Trilha sonora deste post – “Billie Holiday – The Complete Billie Holiday”  ( cd 2 ) – 1994

Anúncios

Sobre rosegomes

Rose,Tia Rose, Desert Rose ou só Desert, como quiser. Estudante de jornalismo, amante de boa música e boa bebida. Traz no currículo a pretensão de ser um Fábio Massari de saias. Contato: cademeuwhiskey@gmail.com
Esse post foi publicado em Música e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s