E a MTV Brasil, que já foi boa um dia …

458px-Logo_MTV_Brasil_2012.svg

Luto! 1990 – 2001

Um dia não, foi boa por anos! E mais ou menos uns 10, 11. Nesse saudoso período a emissora musical (ou não), valia a pena e cada fase da programação dessa primeira década  marcou uma época da minha vida, principalmente a adolescência.

O canal viveu sua melhor fase de 1990 (quando foi inaugurada) até 2001, quando ainda exibia em sua programação programas com certo teor interessante, apesar dos mesmos já estarem ocupando quase que inteiramente o espaço dos videoclipes, carros-chefes da programação. Acredito que a partir daí a MTV tenha decaído bastante. Me lembro como se fosse hoje do sábado em que a emissora estreou. Me lembro das músicas, das vinhetas medonhas e sem sentido (ou com duplo sentido), dos videoclipes da época (dia desses falarei sobre eles) e dos cenários esdrúxulos usados no Chroma Key.

vjs_mtv

Quem tem mais de 25 anos (o que não é meu caso, brinks!), deve se lembrar da formação clássica dos VJ´s que contava com Astrid, Gastão, “Reverendo” Fábio Massari, Cuca, Edgard, Thunderbird, os agora globais Maria Paula, Márcio Garcia, Otaviano Costa e Zeca Camargo, além de outros com menor destaque. Foi essa formação que ficou a frente dos melhores programas que a MTV exibiu, como o Disk MTV, Lado B, Fúria Metal, Gás Total, Teleguiado, MTV no Ar, Caixa Postal, Grande Hora, MTV Na Chapa,Top 20 Brasil e muuuuitos outros.

Programas como o Gás Total, apresentado pelo VJ Gastão Moreira, embalavam as minhas tardes adolescentes de 1994 (sim, sou velha), seguido pelo Pé da letra (que sempre trazia as músicas do momento traduzidas) e a parada diária da emissora, o Disk MTV. Me lembro com certa saudade do Lado B com o Fábio Massari (que apresentava clipes de bandas mais alternativas), o Clássicos MTV (só coisa antiga e de qualidade) e o MTV Hits (eu adorava porque sempre passava o Bon Jovi, risos).

Sou da época em que os VJ´s eram legais, eram descolados, sabiam exatamente o que falavam. Sou da época em que o Marcos Mion tinha graça! (saudades Piores Clipes do Mundo e Covernation!!). Gentis, eu sou da época em que a Soninha Francine era VJ e pasmem, ela era legal!! Risos. Também me lembro de outros apresentadores que passaram pela casa, como a Sabrina, Cris Couto, Penélope, Cazé, Chris Nicklas, Max Fivelinha, o Rodrigo Brandão e a Tati, (eu adorava esses três últimos).

Nos 2 anos finais (1999 a 2001) em que eu assistia ao canal de música, os programas 20 e Poucos Anos (seriado que mostrava o dia a dia de um grupo de jovens), Meninas Veneno, Fica Comigo, Em busca da fama e Gordo a Go-Go, eram os meus preferidos, também não posso esquecer do Hermes e Renato. =D

Houve boatos de que a Music Television havia falido e seria vendida, mas já foram desmentidos e a emissora pretende voltar às suas raízes, se aproximando novamente do público musical. Será?

Hoje em dia pra ser sincera nem acompanho o canal. Às vezes dou uma zapeada e o que sempre encontro são VJ´s com a metade da minha idade falando um monte de baboseiras sem nexo e apresentando clipes de bandas emo coloridas. Talvez a geração atual goste, talvez eles sentirão saudades disso um dia, como eu sinto hoje. Talvez a minha sobrinha adolescente ame tudo isso, mas eu continuo achando que a MTV já foi melhor.

888888888888888888888888888888888888888888

Postado ao som da Banda Zero, com o álbum “Quinto Elemento” (2006)

Sobre rosegomes

Rose,Tia Rose, Desert Rose ou só Desert, como quiser. Estudante de jornalismo, amante de boa música e boa bebida. Traz no currículo a pretensão de ser um Fábio Massari de saias. Contato: cademeuwhiskey@gmail.com
Esse post foi publicado em TV, Videoclipes e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

8 respostas para E a MTV Brasil, que já foi boa um dia …

  1. Gostava muito desta fase anos 90 da MTV, mas sobre voltar as raízes, ela está voltando aos poucos, colocando na programação temas como ROCK, rap, POP aonde só passam videos deste estilo, estou gostando mais do FDS quando rola os Video Collections de vários artistas ou Temas… e ainda a boa pedida foi o My MTV q podemos relembrar um pouco da Clássica MTV!

    Curtir

  2. Com certeza não é seu estilo, mas sdds Rock Gol =\

    Curtir

  3. Época de ouro da MTV, e ainda passava uns desenhos chapados também. Beavis e Butt-head, Happy Tree Friends, Aeon Flux, O Cabeção, South Park e outros que não lembro… hoje a programação tá bem pasteurizada, uma ou outra coisa se salva.

    Vi que você gosta do Fábio Massari, sabe dizer por onde ele anda ou se ainda faz algum programa de rádio, podcast, whatever? Saudades da falecida Oi FM tbm :/

    Curtir

Deixe uma resposta

