Top 5: Baixistas carismáticos

431455_10150723594942069_496591634_n

Oi? Quê? Hãm?

Vistos por muitos (ou talvez pelos menos “entendedores” de música) como os músicos mais sem graça ou sem importância de uma banda, os baixistas são de certa forma vítimas de um bullying sem pé nem cabeça.

Quem curte um som bem elaborado sabe que a presença deste instrumento é essencial para um bom trabalho de cozinha, sendo o alicerce para um instrumental perfeito. Quando bem executado o instrumento chama a atenção até mais do que a aclamada guitarra e o seu “executante”,  também. Alguns dos músicos mais simpáticos e carismáticos (cada um a seu jeito) são (ou foram) baixistas e te darei cinco bons exemplos disso:

*em ordem alfabética para não dar treta

Adam Clayton (U2) – Simpatia é nome dele. O integrante mais cool e low-profile do U2 é o carisma em pessoa. Só quem esteve cara a cara com Adam durante os shows da banda por aqui pôde comprovar o quão atencioso o músico é.

 Nunca vi alguém tocar sorrindo durante duas horas como vi este ser. Além de um ótimo baixista, Adam não perdeu a humildade em mais de trinta anos de banda.

adamcool-1

Cliff Burton (Metallica) – Ex-baixista do Metallica, o carismático Cliff – que já foi desta pra melhor em um tétrico acidente no ano de 1986 – influenciou (e continua influenciando) grande parte de músicos mundo afora. Conhecido por sua personalidade vibrante e criativa, Burton colaborou em diversas composições nos primeiros trabalhos da banda. Muitos dizem que o Metallica jamais foi o mesmo sem Cliff, que tocou na banda em seu período mais fértil.

cliff

Nicky Wire (Manic Street Preachers)- Nicky é a verdadeira “musa” do Manic Street Preachers. O baixista tem todo um estilo, um jeitinho de ser. Seja tocando de vestido ou de saia (onde exibe sem vergonha suas longas e branquelas pernocas), ou usando e abusando da maquiagem e de adereços em seu microfone durante os shows. Foi protagonista de um “provável” romance com Richey James, o integrante desaparecido do Manics e prova disso são as fotos quentes da dupla que circulam por aí. Nicky é presença garantida nos corações de nós, fãs da banda.

Nicky+Wire

Paul McCartney (Beatles) – O eterno Beatle é conhecido principalmente por sua personalidade carismática e cativante. Na verdade tio Paul é multi-instrumentista e foi compositor (junto de Lennon) de algumas das mais importantes músicas da banda, talvez por isso ele seja muito mais celebrado como autor do que baixista, mas independente disso seu carisma e fofura é evidente em cima dos palcos desde os anos 60. Também não se pode negar que a linha de baixo de  Getting Better é bem legal.

paul-mccartney-bass

Steve Harris (Iron Maiden) – O fundador e líder da banda que é hoje (segundo a opinião desta serva que vos escreve) a maior referência do metal, também traz em sua personalidade altos traços de carisma e simpatia. Com um talento inegável quando o assunto é música (Harris é baixista autodidata), o ex-jogador do West Ham United é o exemplo da “ternura”. Seja no palco durante suas performances aniquiladoras ou até mesmo fora dele, quando faz questão de pedir para o motorista parar a van em que está para atender a meia dúzia de fãs. (Fato comprovado pela minha pessoa com  profundo encanto).

tumblr_moni4mOpqF1rft20co1_500

99999999

Depois dessa pequena listinha carismática duvido que você ainda acredite na lenda de que os baixistas são apenas guitarristas frustrados…

000000000000000000000

Postado ao som do álbum “Pull” de 1993 da banda Winger.

Anúncios

Sobre rosegomes

Rose,Tia Rose, Desert Rose ou só Desert, como quiser. Estudante de jornalismo, amante de boa música e boa bebida. Traz no currículo a pretensão de ser um Fábio Massari de saias. Contato: cademeuwhiskey@gmail.com
Esse post foi publicado em Listas, Música e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Top 5: Baixistas carismáticos

  1. Jorge Takeda disse:

    Dos 5, já fiquei cara a cara com os dois e não poderia concordar mais! Macca é simpático demais, o Adam então… nem se fala! Sorri toda hora e vez por outra solta um “Uau!” pra plateia.

    Curtir

  2. Jorge Takeda disse:

    Uma pequena correção: o baixo de Taxman foi gravado por George Harrison. Paul tocou guitarra solo.

    Curtir

  3. Emanuel disse:

    Hey! Cadê o Flea, do Red Hot Chili Peppers?!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s