5 motivos pra você achar o Rammstein polêmico

rammstein

Rammstein é polêmico e eu gosto!

E põe polêmico nisso!

Formada em 1994 a banda alemã composta por Till Lindemann nos vocais, Richard Z. Kruspe e Paul H. Landers  nas  guitarras e backing vocals, Oliver “Ollie” Riedel no baixo, Christian “Flake” Lorenz  nos teclados  e  Christoph “Doom” Schneider  na batera e percussão eletrônica  é uma das  mais peculiares em atividade. O som, de uma qualidade indiscutível  é uma mistura do metal industrial com o “tanz” metal (dance metal em inglês). É uma espécie de heavy metal com sintetizadores, digamos assim.

E se você não conhece a banda e muito menos sua trajetória, dá uma olhada na listinha dessa semana que mostra 5 bons motivos que fazem do Rammstein uma das bandas mais polêmicas da música.

#1.  Clipes  Escandalosos

Nada de historinhas melosas de amor ou apenas performances no palco. Os clipes do Rammstein são regados a bizarrices e cenas altamente censuráveis, caso dos vídeos de “Sonne” onde a Branca de Neve é chegada num pozinho mágico ou “Rosenrot”que conta a história de um padre que se envolve com uma menor de idade e assassina seus pais a pedido dela . Mas sem dúvida o mais polêmico e escandaloso de todos é o vídeo de “Pussy”, que pelo nome você já deva ter adivinhado o teor né? Sim, os caras tiveram a pachorra de fazer um vídeo 100% pornô com direito a closes ginecológicos e tudo o mais que você só vê nos filmes da brasileirinhas, risos.

#2.  Encenações no palco

O vocalista Till Lindermann costuma dizer que prefere dar algo a mais nas apresentações da banda, coisa que o público não teria se apenas ouvisse os CDs em casa e é disso que os fãs do Rammstein gostam: performances com fogos de artifício, explosões, pirotecnias, manobras com maçaricos e figurino inusitado, tudo feito com extrema perfeição, o que torna o show da banda um grande espetáculo e faz valer a máxima repetida pela maioria dos fãs do grupo: “Outras bandas tocam, o Rammstein queima!” Mas  em se tratando de Rammstein esta é a parte mais  “leve” das apresentações, pois  a polêmica fica mesmo por conta das performances da  música “Bück Dich” em que há uma simulação de sodomia entre Linderamnn e Flake, (até pensei em colocar o vídeo aqui, mas achei forte demais, risos) e dela, mais uma vez  “Pussy”, em que Till “ejacula com seu pênis gigante” na plateia (momento “memorável” testemunhado por mim no show de 2010). Tais performances  resultaram na proibição dos shows da banda em alguns lugares como nas cidades de Moscou e Minsk , na Rússia e Bielorrússia, respectivamente.

Bück Dich

Essa é a parte mais “soft” da performance de Bück Dich…

440411840_640

Repare no furo da bochecha de Till por onde os fios de led foram introduzidos. O músico também costuma se apresentar assim nos shows…

Ich Tu Dir Weh  apresenta um clipe cheio de efeitos e de uma obscuridade intensa. A luz que sai da boca do  vocalista não foi um efeito de computação. Till furou a bochecha para introduzir os fios de led que fazem sua boca brilhar. O mesmo ele faz nas performances ao vivo da música. Os caras da banda acreditam que como se trata de uma música que fala sobre dor (sadomasoquismo), Till quis se entregar de corpo e alma à performance.

#3. Letras das músicas

Como não poderia deixar de ser diferente, as letras do Rammstein possuem um teor altamente bizarro que mistura o sinistro com o humor  fazendo uma  certa sátira sobre sexo (é claro) em todas as suas definições, além de falarem sobre amores peculiares e suas obsessões. Canibalismo, sadomasoquismo, homossexualismo, incesto, necrofilia, abuso sexual;  tudo  escrito de maneira dúbia, ou seja dando dupla interpretação  à “poesia” que podemos interpretar de diferentes maneiras.

Em “Ich Tu Dir Weh” por exemplo, Till canta sobre  o sexo sadomasoquista, o que custou à banda a proibição de tocá-la em certos shows.

Bei dir habe ich die wahl der qual

Stacheldraht im harnkanal

Leg dein fleisch in salz und eiter

Erst stirbst du doch dann lebst du weiter

Com você, eu tenho que escolher o tormento

Arame farpado no canal urinário

Colocar sua carne no sal e no espeto

Não até que morra, mas por enquanto você ainda vive

 

Já em “Pussy” cantada em inglês, a letra irreverente vai direto ao ponto:

 You’ve got a pussy,

I have a dick,

So what’s the problem?

Let’s do it quick!

Você tem uma b*****

Eu tenho um p**,

Então, qual é o problema?

Vamos fazer isso rápido!

“Mein Teil” conta a história do canibal Armin Meiwes (O Canibal de Rotenburg), que foi acusado de matar e comer uma vítima voluntária que ele havia encontrado através da Internet:

Heute treff’ ich einen Herrn

Der hat mich zum Fressen gern

Weiche Teile und auch harte

Stehen auf der Speisekarte

Hoje eu encontrarei um homem

Que me devoraria com prazer

há partes duras e também partes macias

que estão no cardápio

Rammstein1

Till durante a performance de Mein Teil: MEDO!

#4.  As declarações dos integrantes

Além de toda a polêmica com letras, clipes e shows, os integrantes da banda também fazem questão de expor seus pontos de vista sem a menor preocupação de chocar. O guitarrista Paul Landers é o melhor exemplo disso:

“Gostamos de estar no limite do mau gosto.”   (Paul Landers, guitarrista – The Times, Janeiro de 2005)

“Gostamos das nossas músicas, mas não o suficiente para entender por que tanta gente vêm nos ver nos shows. Às vezes a gente não entende mesmo.” (Paul Landers, guitarrista , em entrevista à MTV Brasil, 2010)

 “Nossas letras são sempre negras e sinto que temos esses elementos sombrios em nós como pessoas, por isso é o que sai naturalmente.” (Richard  Kruspe, guitarrista – Universal, 2009)

“Eu não vou dar nomes, mas uma banda inglesa da qual nós [RAMMSTEIN] somos amigos tem dois integrantes que são gays. Nós fizemos uma aposta e se eu perdesse teria que levar os dois para sair em Berlim uma noite e visitar todos os clubes gays da minha vizinhança. É claro, eu perdi a aposta, como sempre acontece. Quando nós saímos, eu pensei: ‘Nossa! Está acontecendo rápido!’ Um olhar e os dois já sabiam exatamente o que fazer. Eu fiquei com inveja. Eu adoraria poder chegar para uma mulher desconhecida e dizer: ‘Oi, você é quente. Quer ir pra minha casa comigo?”   (Till Lindemann, vocalista – Revista Close-Up, 2005)

Que banda será essa hein? Risos.

“Um suicídio ao vivo.”  (Till Lindemann, vocalista,  em depoimento para o documentário ShockRock, quando perguntado o  que é necessário fazer hoje em dia em um show  para que o público  fique realmente chocado)

#5. Fatos bizarros envolvendo a banda

Numa banda onde seus integrantes fazem questão de usar de irreverência e contar através de suas letras realidades às vezes tão cruéis, fatos bizarros acabam por fazer parte de seu cotidiano. Me diga que  outra banda poderia ser processada por um canibal a não ser o Rammstein? Pois é, como já visto no  item 3 da nossa lista, “Mein Teil” tem a letra inspirada na história do canibal alemão Armin Meiwes. Pois é, o tal canibal processou a banda, ganhou a causa e arrancou US$ 5,5 milhões dos cofres dos caras! Além disso, eles já sofreram inúmeras acusações em seu próprio país, Alemanha, que acreditaram que os músicos teriam afinidade com o regime fascista, devido à imagem obscura e militarista que a banda passava em alguns de seus clipes, como no caso do vídeo de “Stripped”. Isso sem contar que em 1995, quando a banda lançou o álbum “Herzeleid”, a crítica alemã os acusou  de representarem a raça ariana pois a capa do disco trazia os caras sem camisa na frente de um girassol, como se eles fossem uma espécie de “garotos propagandas da raça ariana”, o que acabou custando a censura da capa em diversos países. Tempos depois veio o massacre de Columbine, nos EUA, onde dois estudantes adolescentes mataram vários colegas e professores. Sobre quem caiu a culpa? Sim, no Rammstein! Que foram acusados (juntamente com Marilyn Manson) de terem influenciado os garotos, pois no quarto dos assassinos foram encontrados diversos discos, pôsteres e camisetas da banda. Um absurdo né? Na época o Rammstein soltou um comunicado lamentando a tragédia:

“Os membros do Rammstein expressam as suas condolências e sentimentos a todos que foram  afetados pelos recentes eventos em Denver. Desejam também deixar bem claro que não têm qualquer conteúdo lírico ou crenças políticas que possam ter influenciado tal comportamento. Adicionalmente, os membros dos Rammstein têm também os seus próprios filhos, a quem eles continuamente incutem valores saudáveis e pacíficos.”

Liebe-Ist-Fur-Alle-Da-Special-Limited-Deluxe-Box_Universal-Music-Group,images_big,29,2724276

Box do álbum Liebe Ist für Alle Da, lançado em 2009. Lindo né?

rammstein-box

Aí você abre e: TCHÃNÃAAAA!

Esses foram só alguns fatos dentro de muitos outros que aconteceram à banda  que certamente manterá seu estilo debochado, abusado e autêntico, o que provavelmente ocasionará muito mais “causos” no futuro.

575-Feuer_Frei

“Outras bandas tocam, o Rammstein queima!”

Depois de ter uma pequena amostra sobre os caras, o que você acha? O Rammstein é ou não é polêmico?

******

Postado ao som do Rammstein, claro, com o  álbum “Mutter” – 2001

Anúncios

Sobre rosegomes

Rose,Tia Rose, Desert Rose ou só Desert, como quiser. Estudante de jornalismo, amante de boa música e boa bebida. Traz no currículo a pretensão de ser um Fábio Massari de saias. Contato: cademeuwhiskey@gmail.com
Esse post foi publicado em Listas, Música e marcado , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

59 respostas para 5 motivos pra você achar o Rammstein polêmico

  1. Jorge Takeda disse:

    No limite do mau gosto? Acho que já passaram um pouco… rs

    Curtir

    • Aaaah, cuida da sua vida baitola!

      Curtido por 1 pessoa

      • gledson disse:

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk o cara simula um pinto gosando na cara do publico e o cara que é baitola? aff!!! se isto for coisa de homem mano, receber jato de esporro na cara, eu to fora. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, seu gay!!!!! ridiculo, banda gay que quer dar o cu e não sabe como.

        Curtir

      • Raikou disse:

        A começar, qual é o problema em ser gay? Essa conversa na real ta parecendo coisa de enrustido, já que quem realmente é HÉTERO taria seguro da sua sexualidade a ponto de fazer “coisa de baitola”.

        Curtir

  2. roberto disse:

    melhor banda de todos os tempos

    Curtir

  3. Rhuana Carvalho disse:

    Banda boa pra caramba, são polêmicos sim.. e daí?
    Texto mara.. Parabéns
    Seguindo 🙂

    http://badgirlruh.wordpress.com/

    Curtir

  4. Texto está perfeito, meus Parabéns Desert Rose 😀

    Sim, eles são polêmicos, mas e dai? O Jeito dele e assim, e tem gente que gosta, então, para mim, o resto que se foda, acredito que para eles também, para mim, isso e inveja dos outros, para cima deles, por que eles incomodam
    No começo, eu não gostava muito do tema das musicas deles, mas depois que eu vi que isso não influenciava, eu virei um super fã, e sou ate hoje 😀

    Curtir

  5. Casio disse:

    To postando aqui pra vc não pensar que sumiram os leitores desse blog…

    Curtir

  6. Wander disse:

    tomara que a banda nunca pare com isso, como fez o marilyn manson, antes era emoçantente e terorisante ver uma presentação do MM e hoje em dia ele não rasga mais biblia, ele não se corta mais com uma gilete, ele não usa mais aquelas roupas que ele usava antigamente, etc… tomara que o Rammsrain não vire isso.

    Curtir

  7. Leeh disse:

    Achei que fosse um texto serio kkkkkkkkkkkkk

    Curtir

  8. Antonio disse:

    Nem precisa pesquisar pra entender que o Rammstein faz mta apologia ao sexo.Mas, é a 1a vez que leio algo tão completo sobre o estilo e os fatos que envolvem a banda.Achei esse texto digno de uma manchete musical em um meio expressivo.Parabéns ao autor( ou autora) deste texto.

    Curtir

  9. LucasTKD disse:

    Completou meus conhecimentos sobre a Banda Rammstein . Parabéns !!!!

    Curtir

  10. Glendha disse:

    Que texto maravilhoso! parabens site amei! Rammstein é amor ❤

    Curtir

  11. Cinthya Soares disse:

    :3 adorei o texto amo essa banda ~.~ ja sabia de alguns dos temas menos do massacre de Columbine, eu achava que o Marilyn foi o único a ser acusado ‘^’ :3 amo amo amo Rammstein, S.O.A.D e Marilyn Manson e.e as minhas favoritas :3

    Curtir

  12. Dinha Puffy disse:

    ótimo Texto, melhor banda für immer und küss für dich 🙂

    Curtir

  13. rui sousa disse:

    texto da hora,tipo gostos muito das musicas de rammistein,muito louco.
    curto muito o som ,,,
    porem das encenaçoes de sexo e essa parada ai do penis e etc ,,ficam para os mais fãs do que eu kkkkkkkkkkkkk
    é minha opiniao e que nao gostou foda-se.
    parabens pelo texto Desert Rose

    Curtir

  14. Dryy disse:

    Queria aprender a falar em alemão, russo, inglês, italiano e francês só pra dizer em todos os idiomas que eu AMO a banda RAMMSTEIN!!! E se eles são polêmicos ou não, pelo menos ganham dinheiro!!! Tão de parabéns e apesar de nunca ter ido em um único show deles, nunca vou desistir porque sei q se eu chegar a ir não vou me arrepender jamais VOU AMAR RAMMSTEIN ATÉ MORRER♥♥♥

    Curtir

  15. elandy dos anjos disse:

    eu sou mocambicano a anos que ouco a banda mas os videos comecei a dispertara atencao agora…sinceramente essa banda e extremamente fora de si os videos em estudo palco sao brutais e com situaxoes estranhas..

    Curtir

  16. Murillo disse:

    meio sinistro. rsrsrs

    Curtir

  17. Guinho disse:

    Não sabia dessa história de que o cara que inspirou Mein Teil processou a banda…
    Belo texto!

    Curtir

  18. Tiago disse:

    Melhor Banda de Rock Industrial de todos os tempos. Banda de magnifica performance. Geniais!

    Curtir

  19. Inês disse:

    Texto muuito bom!! Polêmicos e autênticos! Sabem fazer uma excelente música, algo que dê gosto de ouvir! E corajosos nas letras e nos clipes! Tudo muito bom, mas o PERFECT mesmo, é a batida maravilhosa! Parabéns pelo texto 🙂

    Curtir

  20. jeisi disse:

    Polémico sim,mas eu gosto amo as músicas da banda e tenho vontade de conhecê-los inclusive o vocalista till lindemann

    Curtir

  21. Rammstein..ou VC Ama ou VC odeia!! Eu amooooo!!!!!!!!
    Não existe meio termo.. Esse bando de babaca que critica, se amarra em sertanojo,com essas letrinhas podres de duplo sentido e usam calca enfiada no rabo..

    Curtir

  22. luiza disse:

    eu amo rammstein se rammstein nao fosse polemico com certeza nao teria tanto susseso como tem hj!!! Rammstein`s estao de parabens e Till Lindemann parabens pelo seu album solo!

    Curtir

  23. Andre disse:

    Olha, eu até gosto do som dos caras, mto bom, só que eu não entro nessa de ficar adorando o demônio não, as músicas são repletas de adoração ao demônio associada ao mesmo tempo de um som pesado fodão bem da hora! Então eu prefiro ouvir meu rock tradicional, aquele rock que expressa sua opinião sobre o mundo, a politíca, a vida e por aí vai, apoio a liberdade de expressão, mas não apoio essas músicas que claramente adoram o demônio.

    Curtir

    • Gaspar disse:

      Adoração ao demônio onde, meu jovem? Será que você é um dizimista e por isso interpreta que qualquer insinuação homossexual seja “adoração ao demônio”?

      Curtir

  24. Júnior disse:

    Eu até ouvia as músicas deles! Mas depois dos videos de baixa qualidade
    larguei de mão! Nunca vi roqueiros tão polêmicos!

    Curtir

  25. Tem seus lados bons e lados ruins… A MELODIA é bem bacana e as guitarras bem pesadas, eles sabem dar contraste entre o pesado e o leve, alternando o som das guitarras e o vocal, como em “ich will”, também fazem uma batida bem interessante como em “du hast”, além de os álbuns serem muito bem produzidos,
    POR OUTRO LADO… as letras são tão fracas quanto você possa imaginar, parece que eles não tem outro assunto a não ser sexo e maldade. A performance ao vivo seria ótima, não fosse você ter que aguentar um jato de “esperma” na sua cara ou ver o vocalista descer a rola no tecladista. A atitude dos caras também é muito ruim, sendo que até agora eles só vieram duas vezes ao Brasil, e eles nem passam pela américa atina em suas turnês, parece que eles tem nojo do pessoal daqui (como pode ser constatado em seus shows aqui na PTLÂNDIA);
    EMFIM, é uma banda boa (musicalmente falando) e eu gosto de ouvir, mas também é uma banda meio fraca nas letras e atitude (poética e socialmente falando.

    Curtir

    • Wes disse:

      Acho que você não entendeu nada sobre a matéria, nem da proposta dos caras. Resumindo seu comentário: “Eles seriam uma banda foda, se fosse esse som e com uma atitude politicamente correta.” Mas ai não seria o Rammstein, tudo não faria sentido e essa matéria nem existiria. Está reclamando exatamente da essência da banda.

      Curtir

    • Ana disse:

      Eles de fato não gostam do Brasil e já deixaram claro em uma entrevista q vi (não tenho mais o link). O motivo é compreensível de verdade. Quando abriram o show no Kiss em 99, foram fortemente vaiados. O público brasileiro de metal é muito intolerante, visto que o estilo aqui tem curto alcance e só a galera classe média curte. Preconceituoso, explicitamente falando. E vaiar bandas de abertura é costume rotineiro aqui. Vi vaiarem a banda que abriu pro Slayer, e ela era ótima. Pois bem, eles ficaram ofendidos e se esquivam de passar aqui. Só vieram pra 1 show solo ou sendo atração principal de um festival importante (para terem certeza que o público tava pagando mais para vê-los.)

      Curtir

  26. Gabriel Mendes disse:

    Vc é mesmo um idiota, alguns fatos que vc pois não são fatos e sim opinião, se eles são desse geito deixei quieto, eles são fora pra caralho e vc é apenas alguém com inveja do sucesso deles

    Curtir

  27. celia Menezes disse:

    Rammstein é ousadia são incríveis totalmente fora de padrões, qualidade indiscutível eu me apaixonei pelo som dos caras no primeiro acorde e qdo vi suas performances fiquei encantada são demais, bizarros engraçados são encantadores adoro, adoro, adoro!!!

    Curtir

  28. Gabrihell disse:

    Rammstein é uma banda polemica e foda pra caralho, e o autor desse texto é só um babaca que não tem nem a metade do sucesso deles.
    ve se no próximo post que for falar mau deles, coloca mais clipes, pra fazer mais propaganda e deixá-los mais ricos

    Curtir

    • rosegomes disse:

      Gabrihell eu sou a autora do texto e sou muito fã da banda, é uma das minhas preferidas. Leia o texto com atenção e verá que não estou criticando, muito pelo contrário. Grande abraço.

      Curtir

  29. milena fernandes disse:

    o som deles é muito massa só essas letra ridicula e gestos idiotas que estraga,
    muito nada haver

    Curtir

    • mhenrique disse:

      Minha querida eles cantam letras sobre o lado mais obscuro do ser humano, creio que você acha ruim porque nunca foi atras de conhecer as letras e historia envolvida. 😀

      Curtir

  30. Fernando disse:

    Difícil imaginar que a banda com integrantes gays não seja o Depeche Mode. À pesar do Dave e do Martin estarem casados com mulheres, os dois abertamente já tiveram experiência – e muita – com homem. Vamos ver se fecha: é britânica, tem dois “gays”, o Rammstein já gravou música deles, o Depeche é uma influência para eles não só na musica, mas no comportamento (provavelmente o Depeche deve ter sido a primeira banda pop do mundo a falar de assuntos pesados, como depressão, homossexualidade, sexo com menores, e etc, bem como compor melodias e realizar clipes e apresentações bem dark……). Se fosse para apostar, eu apostaria neles. rs

    Curtir

  31. Rob disse:

    Faltou Mann Gegen Mann, clipe muito gostoso 🙂

    Curtir

  32. Anne disse:

    Vi eles ao vivo, melhor show q ja vi!!
    Músicas muito boas, medonhas? Sim! mas amoooo.
    Quando vi mann Gegen mann fiquei chocada, quando vi pussy fiquei chocada, o pênis gigante jogando esperma na platéia não preciso nem falar kkkk. Mas quanto mais eles me chocam mais eu gosto deles.

    Curtir

  33. Gilson Cobain disse:

    Ñ importa para mim RAMMSTEIN eh a melhor banda ,sabem porqe? Pois eles n esconden nada de ninguem eles n estão nem ai de qem gosta ou n gosta das musicas ou da banda pra eles foda-se tudo !!! Enfim Rammstein eh a melhor banda

    Curtir

  34. Renato disse:

    Moro no Alemanha, só fora do país alguém leva o Rammstein a sério, como se fossem uma banda séria. Aqui eles são considerados uma banda de humor mais ou menos como eram os Raimundos no Brasil. As entrevistas deles são sempre em tom de piada. Acho incrível alguém imaginar que eles querem passar mensagem política ou alguma contestação, estão só se divertindo.

    Curtir

  35. Fernando disse:

    Hoje em dia as bandas tentam imitar umas às outras , uma coisa chata , Rammstein é uma banda relativamente nova e consegue ser única , equilibrando e não se tornando um metal enjoativo , ainda os cara se superam fazendo um teatro no show deles , minha opinião pessoal é uma das melhores que já ouvi

    Curtir

  36. fizeram tua matéria inteira em forma de vídeo e não deram os créditos https://www.youtube.com/watch?v=bdr6pEqEgtE

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s