Motown Meets The Beatles: a mistura graciosa entre o rock e o soul

BLACK_BEATLES

Bela mistura, não?

O que eu trago hoje é uma verdadeira preciosidade para quem curte dois grandes expoentes musicais dos anos 60: os Beatles e as grandes vozes da Motown Records. A gravadora Motown, como você já viu aqui, foi criada no fim dos anos 50, na cidade americana de Detroit e foi responsável por lançar os maiores cantores da black music de todos os tempos como Jackson 5, Four Tops, Al Green, Marvin Gaye, entre muitos outros.

Em 2001 a gravadora decidiu lançar o álbum “Motown Meets The Beatles” em homenagem ao quarteto mais famoso do rock. Neste tributo, a Motown reuniu alguns de seus melhores artistas para interpretar – de maneira magistral e única, diga-se de passagem – os grandes clássicos dos Beatles. O disco traz produção impecável e é item indispensável na discoteca dos apaixonados por musica de qualidade.

folder

Todas as músicas têm características e arranjos próprios adquirindo uma nova personalidade e ganhando a roupagem da Black Music da época. Vale lembrar que a bela homenagem foi mais do que merecida, afinal, inúmeros músicos da Motown também contribuíram para a formação musical da banda de Liverpool, que chegou a regravar alguns hinos do soul como “Please Mr. Postman” das meninas do The Marvelettes e “Money (That’s What I Want)” de Barrett Strong (versão original que você encontra neste disco), além de outros.

O álbum contém 19 faixas espetaculares das quais destaco “Eleanor Rigby” feita pelo Four Tops, a versão mais carismática que já ouvi de “We Can Work It Out” executada graciosamente por Steve Wonder, “The Long and Winding Road” que ganhou versão suave na voz de Diana Ross, “She’s Leaving Home” numa interpretação comovente da cantora Syreeta e “Yesterday” cantada de maneira sublime  por Marvin Gaye. Outros grandes nomes como Supremes, Smokey Robinson & the Miracles, Martha Reeves & The Vandellas e Gladys Knight também completam o time de vozes que nos presenteia neste disco.

Também não posso deixar de citar “Imagine” interpretado brilhantemente pela diva Diana Ross e “My Sweet Lord” na voz do grande Edwin Starr, que são canções de trabalhos solos dos integrantes do Beatles, John Lennon e George Harrison, respectivamente.

Altamente indicado aos fãs da banda e também aos adoradores da Soul Music, este belíssimo álbum mostra que  não há fronteiras para a boa música  e covers feitos por talentos inegáveis transformam a canção em uma nova versão e quem tem a ganhar com isso somos nós, verdadeiros apreciadores de músicas que realmente valem a pena.

TRACKLIST:

1. The Supremes – Hard Day’s Night (2:22)

2. The Four Tops – Eleanor Rigby (3:06)

3. Stevie Wonder – We Can Work It Out (3:19)

4. Temptations – Hey Jude (3:33)

5. Marvin Gaye – Yesterday (3:27)

6. Diana Ross – The Long and Winding Road (3:27)

7. The Supremes – Come Together (4:11)

8. Syreeta – She’s Leaving Home (4:23)

9. The Supremes – You Can’t Do That (2:32)

10. The Four Tops – The Fool on the Hill (3:28)

11. The Four Tops – Michelle (3:14)

12. Smokey Robinson & the Miracles – And I Love Her (2:40)

13. Martha Reeves & The Vandellas – Something (2:49)

14. Gladys Knight & The Pips – Let It Be (3:33)

15. Diana Ross – Imagine (3:04)

16. Jr.Walker – My Love (5:08)

17. Edwin Starr – My Sweet Lord (4:09)

18. Barret Strong – Money (That’s What I Want) (2:36)

19. Smokey Robinson & The Miracles – You’ve Really Got A Hold On Me (2:57)

 Postado ao som do streaming do Manic Street Preachers ao vivaço no Hyde Park (e chorando sal grosso, pois gostaria de estar lá).

Sobre rosegomes

Rose,Tia Rose, Desert Rose ou só Desert, como quiser. Jornalista por formação, amante de boa música e boa bebida. Traz no currículo a pretensão de ser um Fábio Massari de saias. Contato: cademeuwhiskey@gmail.com
Esse post foi publicado em Álbuns, Música, Soul, Versões e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Motown Meets The Beatles: a mistura graciosa entre o rock e o soul

  1. Jorge Takeda disse:

    Amei o post!

    Curtir

  2. Ricardo Pipo disse:

    Sensacional. Já está no HD. Conheci outro álbum interessante com reggae e dub http://youtu.be/c0r511_QZJc =)

    Curtir

Deixe um comentário