Música e geografia: 8 bandas com nomes de cidades e continentes

8898_TalkingGlobeJrKids_188

Europe, Asia, América …

No rico e interessante mundo da (boa) música uma das coisas que mais chama a atenção são os nomes das bandas. Tem banda que homenageia seus ídolos e se batizam com nomes de discos, músicas ou qualquer outra referência à seus “mestres”. Seja com filmes, personagens ou até mesmo figuras que fizeram parte de suas vidas (vide os caras do Lynyrd Skynyrd que se inspiraram em um professor para batizar a banda), os nomes são sempre criativos e até engraçados. Mas você já reparou que também existem grupos (e muitos) com nomes de lugares (cidades e continentes)? Escolhi 8 para trocarmos figurinhas e sermos felizes.

#1. America

Formada  na Inglaterra em 1969 por músicos americanos, a  banda América faz um som mais voltado ao folk e classic rock e coleciona em seu currículo hits como A Horse with No Name e  You Can Do Magic. São mais de vinte discos (boa parte produzidos por George Martin, mesmo produtor de  alguns trabalhos dos Beatles), entre álbuns de estúdio, ao vivo e compilações. Da banda destacos as músicas Tin Man, Sister Golden Hair e Ventura Highway.

#2. Asia

O Asia pode ser considerado um supergrupo, afinal em sua  formação original constam integrantes  de grandes bandas do progressivo  como Emerson, Lake & Palmer, Yes e King Crimson e claro que o som dos caras não poderia ser diferente. Entre os maiores hits da banda formada em 1981 estão  Only Time Will Tell e Heat Of the Moment. O Asia passou por diversas formações e assim como o America também dispõe de uma vasta discografia. Destaco as faixas Don’t Cry, a “floydiana” Heaven  e Sole Survivor.

#3. Berlin

Quem nunca ouviu a baladinha enjoativa Take My Breathe Away, sucessão nos anos 80 no filme igualmente enjoativo Top Gun? Pois é, este hit é da banda americana Berlin formada no finzinho dos anos 70 e que faz um som new wave bem legalzinho. Pena que por aqui a banda seja conhecida  somente através da chatinha balada. Destaco pra quem queira conhecer um pouco o som do Berlin, as músicas Metro, Dancing In Berlin e A Matter of Time.

#4. Boston

Um dos grandes representantes do AOR, a banda americana Boston foi formada em 1976 em, adivinhem? Boston! Entre os principais hits do grupo estão More Than a Feeling e Don’t Look Back. São seis álbuns entre estúdio e compilações e especula-se que eles estejam trabalhando em um novo disco (tomara!). Da banda destaco as músicas Higher Power, Foreplay Long Time e Peace of Mind.

#5. Chicago

Assim como o Boston, o Chicago também foi formado na cidade de mesmo nome, em 1967. A banda que inicialmente  se chamava  The Big Thing traz no currículo uma dezena de baladinhas sentimentais dessas que embalaram momentos românticos da vida de um montão de gente, como  If You Leave Me Now e  Hard to Say I’m Sorry. São mais de trinta (!!!) álbuns e destaco as músicas Feelin’ Stronger Everyday (com um belíssimo instrumental), Old Days  e  a  super dançante Street Player.

#6. Europe

A banda sueca Europe foi formada em 1978 e sem dúvida é um dos grandes expoentes do hard rock.  O hit The Final Countdown foi sucesso mundial e alavancou a carreira dos caras que ao todo já lançaram mais de dez álbuns entre estúdio, ao vivo e compilações. Do Europe que inicialmente se chamava Force, destaco as músicas Last Look at Eden, I’ll Cry For You e Let The Good Times Rock.

#7. Kansas

A banda americana Kansas foi concebida no ano de 1973 e faz um som progressivo em sua essência. Um dos grandes hits da banda que sem dúvida você já deve ter escutado é  Carry On Wayward Son, além da balada  Dust in the Wind que ganhou trocentos covers e versões tenebrosas em português. São mais de dez álbuns e destaco as canções Point Of Know Return, Song For America e Lightning’s Hand como as que mais gosto.

#8. Tókio

Apesar do nome , o Tókio foi uma banda brazuca formada em 1984 e contava com a figura carismática de Supla nos vocais. Os caras ficaram conhecidos pelo sucesso de Humanos, uma das músicas que mais tocavam nas rádios na década de 80.  A banda terminou em 1987 e lançou apenas  dois álbuns. Destaco as músicas  Garota de Berlim, Metralhar e Não Morrer  e Eu Sou Triste.

*****

E aí lembrou de mais alguma? Comente!

Postado ao som do Iron Maiden com o álbum Brave New World, 2000.

Anúncios

Sobre rosegomes

Rose,Tia Rose, Desert Rose ou só Desert, como quiser. Estudante de jornalismo, amante de boa música e boa bebida. Traz no currículo a pretensão de ser um Fábio Massari de saias. Contato: cademeuwhiskey@gmail.com
Esse post foi publicado em Listas, Música e marcado , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Música e geografia: 8 bandas com nomes de cidades e continentes

  1. Carlos SPFC disse:

    Essas bandas são do tempo do tio Carlos aqui rs , tenho algumas músicas delas arquivadas e logo vou colocar no meu blog , menos o supla que lá não tem lugar pra ele hhhh , bom final de semana =)

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s