Black Sabbath e Vanusa: plágio ou coincidência?

tony-iommi-live-hammer-530-85

Photoshop: ainda estou aprendendo a usar.

Vamos aproveitar o clima sabbathânico que paira pelo ar por conta dos shows da banda no país esta semana e bater um papo sobre uma das coincidências mais interessantes que envolve a música Sabbath Bloody Sabbath.

Talvez você conheça a história da “similaridade” entre a música da banda inglesa e uma faixa do “Álbum 4”, (ou Quarto Álbum, ou apenas Vanusa) da cantora Vanusa. Caso esta história seja nova pra você, leia o restante do post e ouça as canções para averiguar mais esta “coincidência” do mundo da música.

Em dezembro de 1973 o Black Sabbath lançava o que seria um de seus maiores clássicos. O quinto álbum da banda – Sabbath Bloody Sabbath – foi aclamadíssimo pela crítica, em especial pela Revista Rolling Stone, que classificou o trabalho como “nada além de um completo sucesso”. Entre as músicas do disco a faixa – título Sabbath Bloody Sabbath que ficou conhecida como “o riff que salvou o Black Sabbath”, pois foi o primeiro riff composto por Tony Iommi depois de um bloqueio criativo que o guitarrista enfrentou.

Black-Sabbath-Sabbath-Bloody-Sabbath

Sabbath Bloody Sabbath, de 1973.

Alguns meses antes – mais precisamente em setembro – a cantora Vanusa lançava seu quarto LP.  Seria apenas mais um disco da carreira da cantora, recheado de composições de grandes nomes da música brasileira como Zé Rodrix, se não fosse por uma faixa em especial. Encerrando o lado A do disco a faixa What To Do, única canção em inglês do álbum e composição de Papi e  Alf Soares traz riffs já conhecidos dos fãs de Sabbath. A música (que aliás é muito boa) é bem pesada e a voz da cantora se mostra mais intensa interpretando a letra gringa.

vanusa-1372776792553_600x594

Álbum 4, de 1973.

O engraçado é que tais composições datam do mesmo ano, sendo que a canção da intérprete brasileira foi lançada meses antes que o álbum  da banda inglesa. Há muito tititi em diversos fóruns e mesas de boteco e cada um defende uma teoria: alguns dizem que o Sabbath plagiou a Vanusa (o que não deixa de ser bizarro, mas vai saber), outros dizem que Vanusa plagiou o Sabbath, (há boatos de que a banda tocava esse som ao vivo antes do lançamento oficial do disco) e há aqueles que acreditam  em coincidência.  Mas a verdade, só Deus sabe!

vanusa-se-apresenta-no-cafe-paon-em-sao-paulo-apos-um-ano-longe-dos-palcos-101112-1352642667264_956x500

Vanusa também é Rock and Roll! \m/

O fato é que as duas composições são de excelente qualidade e minha opinião é a de que os riffs de Iommi são originários de nada mais do que sua mente brilhante e que esse som da Vanusa é muito bom e ela deveria ter tentado uma carreira gringa!

Ouça as músicas e tire suas próprias conclusões:

 

 

 

Postado ao som do álbum Kill ‘Em All do Metallica, de 1983.

 

Sobre rosegomes

Rose,Tia Rose, Desert Rose ou só Desert, como quiser. Estudante de jornalismo, amante de boa música e boa bebida. Traz no currículo a pretensão de ser um Fábio Massari de saias. Contato: cademeuwhiskey@gmail.com
Esse post foi publicado em Música e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

11 respostas para Black Sabbath e Vanusa: plágio ou coincidência?

  1. Carlos SPFC disse:

    Boa noite Rose , esse video da Vanusa você tirou do fundo do baú , nem eu que sou jurrássico conhecia , pelo menos nessa a Vanusa não esqueceu a letra ,um ótimo fim de semana aí , dia 11 tem show do black sabath em sampa …
    Carlos

    Curtir

  2. Moça, é a mesma sonoridade de Chocolate Piano do Orang-Utan…. confere ai: http://www.youtube.com/watch?v=IsTmyExEwxs

    Curtir

  3. Ricardo Peres disse:

    p mim mera coincidencia,,,toquei c uma banda q compos um som q o Helloween apareceu c um riff igual depois de alguns anos,,,e noutro cado,compomos um riff parecido c de uma banda q tinha feito algo bem parecido bem antes e nunca tinhamos ouvido sequer falar

    Curtir

  4. cassiano disse:

    bill ward tocou com ela?

    Curtir

  5. pedro disse:

    a música Sabbath Bloody Sabbath já circulava há algum tempo antes do lançamento do disco . Possivelmente alguém trouxe uma cópia da inglaterra e mostrou pra vanusa, Mas não tem problema, a música da Vanusa é muito boa.

    Curtir

  6. cicero nascimento da costa disse:

    Esse achado é um verdadeiro oásis no deserto,Desert Rose,parabéns!

    Curtir

  7. Roberto disse:

    Se eles ja tocavam porque não gravararm antes . Aí tem treta, como a musica dela não foi trabalhado ficou escondida.Os compositores de Vanusa podem terem feito acordo na moita, porque a musica do Black foi sucesso e os caras vacilarem . Se tivessem descoberto na epoca tinha ferrado com eles, hoje foi bom pra mostrar que Vanusa tinha rock na veia.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s