O Rock imortalizado em imagens: conheça Bob Gruen

Bob_gruen_mm

Bob com uma de suas fotos mais conhecidas. O músico John Lennon retratado em 1974.

Você certamente já deve ter visto ao menos uma obra deste grande profissional e pensado: “Que puta foto!”  Pois é, esta é a reação de todas as pessoas que veem um trabalho de um dos maiores fotógrafos musicais, senão o maior, Bob Gruen, que resolveu reunir suas duas maiores paixões – o Rock e a Fotografia – para nos brindar com imagens históricas.

Gruen nasceu na cidade de Nova Iorque em 1945 e  é o grande responsável por registrar os momentos mais icônicos da história da música, especialmente do Rock N´Roll. Seu primeiro contato com a fotografia se deu quando ainda era uma criança, aos 4 anos de idade por influência de sua mãe, que tinha como hobby fotografar. Aos oito anos ganhou sua primeira câmera e aos 13 fotografou um incêndio, tendo sua foto publicada no jornal da cidade. Antes do boom profissional Gruen fez de tudo: fotografou bebês, obras de museu e até trabalhou como Papai Noel. Morou com uma banda de rock chamada The Justice League e foi convidado pela produtora dos caras para fotografar outros músicos. Sua boa sorte começava aí.

Bob fez uma foto de de Ike e Tina Turner, ícones da soul music e resolveu mostrá-la a seus amigos durante um show dos músicos. Ike viu a foto e o chamou para trabalhar, assim Gruen fez sua primeira capa de disco, o álbum do casal chamado “Nuff Said”, de 1971. Dali em diante Bob não parou mais. Fazia fotos de festivais, shows históricos, capas de discos, além de sua amizade com grandes astros da música valerem  fotos incríveis com ares mais intimistas e de  bastidores. Tornou-se amigo pessoal de John Lennon de quem fez a última sessão de fotos antes do fatídico assassinato do músico, em 1980.

cover

Capa do álbum de Ike & Tina, “Nuff Said”.

Por suas lentes passaram  de Kiss a Devo, de Rolling Stones a Sex Pistols, de Black Sabbath a The Clash, entre muitos outros. Colaborou para grandes revistas de músicas, conhecidas mundialmente como “NME”, “Cream” e “Rock Scene”. Acompanhou turnês de grandes ícones  de diversos  estilos como Led Zeppelin , Patti Smith e Blondie.

Uma das características de Bob é fazer  fotos  de maneira improvisada, como uma imagem  de Chuck Berry durante um show. O fotógrafo estava sendo expulso da apresentação quando fez o clique e a foto de Chuck praticamente beijando sua guitarra virou uma das imagens mais conhecidas do músico.

chuck 1971

A clássica foto de Chuck Berry, feita por Bob em 1971.

No ano passado esteve presente na abertura da exposição Let´s Rock realizada na Oca do Parque do Ibirapuera, onde além de expor algumas de suas  fotos, deu uma palestra. “Sempre estive no lugar certo, na hora certa”, Gruen concluiu ao ser questionado sobre sua bem sucedida carreira. Premiadíssimo e autor de livros como  “The Clash, Photographs by Bob Gruen” de 2004, o responsável por registrar 40 anos de puro Rock N´Roll hoje vive de maneira mais tranquila. Continua registrando momentos memoráveis, mas de forma menos acelerada. 

100_6955

Algumas das fotos feitas por Bob Gruen expostas na Let´s Rock. Créditos: Eu mesma =)

Mais detalhes sobre este incrível fotógrafo, bem como seu rico acervo de imagens você encontra em seu site oficial.

Ace Frehely 78

Ace Frehely,1978.

Bob_Gruen-Led_Zeppelin

Led Zeppelin, 1973.

Black Sabbath, 1971

Black Sabbath, 1971.

Bob_Gruen-Sex_Pistols77

Sex Pistols, 1977.

Keith Richards, Tina Turner e David Bowie, 1983

Keith Richards, Tina Turner e David Bowie, 1983.

Iggy Pop e Debbie Harry, 1977

Iggy Pop e Debbie Harry, 1977.

Ramones, 1975

Ramones, 1975.

john-baby-sean

John, Yoko e o pequeno Sean, com apenas um mês de vida.

Bob, quando eu crescer eu quero ser que nem você!

Postado ao som do álbum Good to be Bad (2008) – Whitesnake.

Anúncios

Sobre rosegomes

Rose,Tia Rose, Desert Rose ou só Desert, como quiser. Estudante de jornalismo, amante de boa música e boa bebida. Traz no currículo a pretensão de ser um Fábio Massari de saias. Contato: cademeuwhiskey@gmail.com
Esse post foi publicado em Capas de Disco, Diversos, Fotografia, Música e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para O Rock imortalizado em imagens: conheça Bob Gruen

  1. Carlos SPFC disse:

    Boa tarde Rose , show de fotos , adoro fotografia , tenho uma conta no tumblr e o pessoal lá posta fotos inéditas do rock , tenha um ótimo domingo .
    Carlos

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s