As 100 bandas mais executadas na Last Fm em 2013

Aí sim fomos surpreendidos negativamente...

Aí sim fomos surpreendidos negativamente…

No início deste mês a Last FM divulgou a lista das 100 bandas mais executadas do ano pelo aplicativo. Separado por tags que variam do indie rock ao jazz, é possível checar quais grupos de diversos gêneros foram os mais ouvidos em alguns países e assim como no ano passado eu fui fuçucar pra ver o que o povo do nosso amado país andou escutando neste já findado 2013. A lista, bem eclética por sinal, traz bandas não muito conhecidas como a alemã Sportfreunde Stiller ou a australiana Birds of Tokyo que aparecem em meio a grandes nomes como Deep Purple e  Eric Clapton.

Listei as 20 primeiras bandas e confesso que fiquei surpresa com as primeiras posições. Dá uma conferida:


2013_chart_end_artist_EN

***************************************************

20º. Soundgarden

19 º. Alice in Chains

18 º. Pearl Jam

17 º. John Mayer

16 º. The National

15 º. Panic! at the Disco

14 º. Yellowcard

13 º. Kings of Leon

12 º. 30 Seconds to Mar

11 º. OneRepublic

10 º. Fall Out Boy

09 º. Arcade Fire

08 º. Phillip Phillips

07 º. David Bowie

06 º. Queens of the Stone Age

05 º. The Strokes

04 º. Paramore

03 º. Franz Ferdinand

02 º. Bon Jovi

01 º. Green Day

>> A presença do Soundgarden na vigésima posição me surpreendeu até porque eu não imaginava que ainda se ouvia tanto esta banda. Outra curiosidade é a presença seguida de bandas  da era grunge (Soundgarden/Alice in Chains /Pearl Jam), o que provavelmente  se deve aos lançamentos recentes dessas bandas, o King Animal do Soundgarden, lançado no finzinho do ano passado, o The Devil Put Dinosaurs Here do Alice in Chains e o Lightning Bolt do PJ, este dois últimos lançados neste ano. Arcade Fire, David Bowie e QOTSA também aparecem muito bem colocados em razão de seus novos (e ótimos) álbuns. Mas para o meu grande espanto Bon Jovi na “segundona” e Green Day em primeiríssimo lugar me mostram que:

A) O Bon Jovi mesmo fazendo discos péssimos desde 2000 continua uma banda popular e os shows por aqui neste ano mostraram isso;

B) A grande maioria dos adeptos da Last FM são adolescentes, visto que o público do Bon Jovi tem “rejuvenecido” a cada dia e eu nunca conheci um cara de 40 anos que curta Green Day. Acho que nem os integrantes da própria banda curtem…

A lista completa você pode conferir aqui.

Rock Hall of Fame Announces 2009 Inductees

James Hetfield: #CHATEADO.

>>> A lista de metal também me surpreendeu bastante: primeiro porque constam apenas 40 e não 100 bandas e segundo porque grandes nomes do metal como Iron Maiden e Metallica NÃO (!!) estão na lista, enquanto grupos como Avenged Sevenfold e Bullet for My Valentine aparecem entre as 10 mais ouvidas na categoria…

Mas é aquela velha história que já abordei aqui né, quem faz a Last FM somos nós que ouvimos nossas canções do coração e fazemos o scrobbler, então fica aqui um apelo: vamos mudar isso neste vindouro 2014 para que daqui há um ano eu poste uma lista linda com primeiros lugares dignos de bom gosto musical.

Postado ao som do álbum Presence (1976) do Led Zeppelin.

Anúncios

Sobre rosegomes

Rose,Tia Rose, Desert Rose ou só Desert, como quiser. Estudante de jornalismo, amante de boa música e boa bebida. Traz no currículo a pretensão de ser um Fábio Massari de saias. Contato: cademeuwhiskey@gmail.com
Esse post foi publicado em Internet, Listas, Música e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para As 100 bandas mais executadas na Last Fm em 2013

  1. Carlos SPFC disse:

    Boa noite Rose, as minhas preferidas na lista são the Strokes e Green Day , não vou muito atras destas listas , tem muita coisa paga para promover esse ou aquele, sem falar que cada um tem sua própria lista de bandas e músicas , um excelente 2014 para você com muito rock’n roll e whiskey rs ,abs.
    Carlos

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s