A preciosa voz da breve diva Tammi Terrell

TAMMI

Tammi: uma das mais belas vozes da Motown.

 

Talvez você não conheça Tammi Terrel de nome, mas certamente já ouviu a bela voz de uma das mais talentosas intérpretes que a gravadora Motown já produziu na encantadora canção Ain’t No Mountain High Enough junto com Marvin Gaye, outro grande nome  do qual eu já falei brevemente aqui

Pois bem, foi justamente quando comecei a escrever sobre Marvin que percebi o quanto Tammi significou na carreira do cantor e como sua morte, em 1970 aos 24 anos por decorrência de um tumor cerebral, abalou não só a vida profissional de Gaye como a pessoal, afinal os cantores foram grandes amigos. tammiterrel

Tammi nasceu Thomasina Winifred Montgomery em abril de 1945 na Filadélfia, EUA e sua carreira começou precocemente aos 11 anos, quando venceu um concurso de talentos e dois anos depois já abria  shows de grandes nomes do R&B como Patti LaBelle  & the Bluebelles, entre outros. 

Tammi –  que na época assinava sob o nome artístico de Tammy Montgomery –  fechou com alguns selos antes de seu sucesso, como a Scepter de Luther Dixon, a Try Me de James Brown, (com quem muitos afirmam, viveu um caso amoroso), Wand e Checker Records. Mas foi em 1965, aos 20 anos, que a cantora teve sua grande chance ao ser descoberta por Berry Gordy Jr, da Motown. Logo após assinar com a gravadora que alavancaria sua carreira, a jovem estrela passou por pequenas mudanças visuais além de adotar finalmente o nome artístico de Tammi Terrell. Além da bela voz, outro fator que chamava a atenção para a intérprete eram suas performances sempre muito intensas e carismáticas. O sucesso de Terrell viria a todo vapor  a partir de 1967, com o muito bem sucedido e doce dueto que fez com Marvin Gaye em Ain’t No Mountain High Enough, parte do disco da dupla intitulado United. Deste sensacional trabalho destaco além da faixa já citada, as músicas If I Could Build My Whole World Around You, If This World Were Mine e Your Precious Love.

Em outubro do mesmo ano Tammi sofreu um colapso durante uma apresentação no Hampden-Sydney College, Virginia, desmaiando nos braços de seu companheiro de palco, Marvin Gaye. Foi aí que a cantora teve o diagnóstico de seu tumor, o que não a impediu, mesmo com a saúde debilitada, de gravar outras verdadeiras preciosidades da soul music ao lado de Gaye e em 1968 saía do forno o ótimo álbum da dupla, chamado You’re All I Need, que conta com as magníficas Ain’t Nothing Like the Real Thing, Keep On Lovin’ Me Honey e When Love Comes Knocking At Your Heart.

Em 1969 é a vez de Easy chegar ao mercado, mais um disco da dupla que segundo relatos do próprio Marvin Gaye possuem apenas duas faixas com a real voz de Tammi, tendo o restante das músicas sido gravadas por uma das produtoras da Motown, Valerie Simpson o que segundo o irmão da cantora, Ludie Montgomery não aconteceu. Mas independente das tretas que envolvem este belíssimo disco vale a pena destacar as faixas California Soul, The Onion Song e Baby I Need Your Loving.

Infelizmente em março de 1970, aos 24 anos e depois de passar por oito cirurgias, Tammi Terrell sucumbiu ao tumor cerebral e faleceu, fato que deixou  Marvin extremamente devastado a ponto do músico se recolher por dois anos e voltar com o lendário álbum What’s Going On, que traz em sua essência um pouco da reação à morte de Tammi, sua “alma-gêmea artística”. 

MarvinGayeTammiTerrell

Deixo vocês com algumas das melhores faixas  da carreira solo de Tammi, que definitivamente escreveu seu nome no hall dos melhores intérpretes que a música negra já teve.

Do álbum Irresistible de 1969, What A Good Man He Is, da época em que a cantora assinava como Tammy Montgomery, o single I Cried, e ainda a faixa não lançada oficialmente It´s Been a Long Times Happenin presente na compilação Come On and See Me: The Complete Solo Collection, de 2010.

 

Postado (é claro), ao som de Tammi Terrell na compilação citada acima, Come On and See Me: The Complete Solo Collection, de 2010.

 

Sobre rosegomes

Rose,Tia Rose, Desert Rose ou só Desert, como quiser. Estudante de jornalismo, amante de boa música e boa bebida. Traz no currículo a pretensão de ser um Fábio Massari de saias. Contato: cademeuwhiskey@gmail.com
Esse post foi publicado em Álbuns, Música, Soul e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

9 respostas para A preciosa voz da breve diva Tammi Terrell

  1. William disse:

    Excelente documentário !!!!Tenho grande admiração por Tammi,mesmo não tendo vivido em seu tempo.Descobri sua existência pesquisando sobre Marvin.
    Sds
    William Rosa

    Curtir

  2. William disse:

    Sinto saudade de quem não conheci….realmente uma diva!

    Curtir

  3. William disse:

    Bom dia,Rose !
    Por acaso você tem conhecimento de alguma reportagem dos telejornais da época noticiando sobre a morte de Tammi Terrell??Já procurei e não encontrei.
    Obrigado !

    Curtir

  4. ana mendes disse:

    Sou muito fã e amo tammi Terrell e Marvin Gaye,adoro a voz soprano de Tammi e voz tenor de Marvin,lmuito linda a voz dos dos dois.Pena que a falta de carater e covardia do J ames Brown que matou Tammi.Ele espancou,deu uma cadeirada na cabeça dela com uma cadeira de aço e jogou Tammi de uma escada.NÃO SUPORTO ESSE JAMES BROWN,homen ruim,mediocre.GO TO HELL JAMES BROWN!

    Curtir

    • William Rosa disse:

      Verdade Ana !!
      A história conta exatamente isso.Lamentável !Uma perda irreparável de Tammi..como disse anteriormente, saudades de quem não conheci.

      Curtir

      • Ana Mendes disse:

        Oi William,tudo bem?
        Infelizmente é verdade sim, a Tammi foi espancada pelo monstro do James Brown. Ele bateu muito na cabeça dela.Depois desse ocorrido,os pais de Tammi proibiram qualquer contato dela com o monstro. David Ruffin também bateu na cabeça dela com um capacete. Anos depois através de exames foi diagnosticado um tumor cerebral maligno. Ela sofreu muito com essa doença. O único que realmente amou Tammi foi o Marvin.

        Curtir

  5. William disse:

    Boa noite!!! Segue algo maravilhoso sobre a grande Diva que encontrei no YouTube!! raridade!! Tammi Terrell Live at the Roostertail.
    Vejam e depois me digam.
    Abraços!
    William Rosa

    Curtir

  6. Ana Mendes disse:

    Oi William,eu já tinha assistido esse video da Tammi,é magnífico! Tenho até vinil dela e do Marvin.Você já assistiu os dois ao vivo num programa de tv?

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s