O Festival dos Festivais: Woodstock

c881ededb8a2c66e089842ffba65129d

Woodstock: 3 dias de paz, amor, lama e rock and roll.

Nenhum outro festival foi tão grandioso, tão mágico ou representou tão bem a geração hippie como o Woodstock, em 1969. O evento, realizado nas terras do fazendeiro norte-americano Max B. Yasgur na cidade de Bethel, EUA, aconteceu entre os dias 15 e 17 de agosto e atraiu um público de quase 500 mil pessoas sedentas por ver nomes como Jefferson Airplane, Jimi Hendrix, Grateful Dead, The Who (que tocou Tommy!!), Janis Joplin, Crosby, Stills, Nash & Young, entre muitos outros que estavam estourando nas paradas ou até mesmo emergindo no cenário musical da época. 137fb084e7b7326171b9e6f259c487ea

A ideia do Woodstock surgiu de quatro jovens – Michael Lang, John P. Roberts, Joel Rosenman e Artie Kornfeld – que inicialmente pensavam em criar um estúdio de gravação na cidade de Woodstock, mas conversa vai, conversa vem, os rapazes evoluíram suas ideias para um grande festival de música e artes, realizado ao ar livre. O que eles jamais poderiam imaginar é que este festival seria o evento musical de maior importância do século XX. Inicialmente o evento era pago e os ingressos foram disponibilizados em lojas de discos de Nova York, custando em média 18 obamas (hoje em dia mais ou menos 75 obamas, algo em torno de 180 dilmas) e mais de 180 mil bilhetes foram vendidos, o que levou os organizadores a considerarem a ideia de que aproximadamente umas 200 mil pessoas compareceriam aos shows. Ledo engano.

De repente a fazenda de Yasgur foi invadida por milhares de jovens que, derrubando cercas e obstáculos iam tomando todos os  250 hectares da propriedade, tornando aquele evento a mais populosa manifestação de paz e música. “Esta é a maior multidão que já se reuniu num lugar. Mas acho que vocês provaram uma coisa para o mundo: que é possível que meio milhão de pessoas se reúnam para ouvir música e se divertir durante três dias — só música e divertimento”, declarou Yasgur à epoca.

fbf99cc25df27ec0ca471aa0fa5e22ca

O caminho até o festival se tornou uma verdadeira peregrinação…

21c161987a3de05107bc123acd749473Agora imagine nascer em pleno Woodstock? Pois é isto aconteceu, foram registrados dois partos durante o evento; um dentro de um carro e outro num helicóptero! Doidera total! Infelizmente também ocorreram alguns abortos e duas mortes: uma por overdose de heroína e outra por atroplemanto. Mas apesar do verdadeiro caos que se instalou nos arredores de Bethel e até mesmo no próprio local do evento – carência de condições de higiene adequadas, de comida, muita lama e também o mau tempo – ficou claro que o festival de Woodstock foi um grande sucesso e aqueles dias foram sem dúvida inesquecíveis, tanto para seus organizadores que faturaram horrores, como para quem esteve lá. 

eraassimq agaleratomavabanho...quandotomava

Existem diversos documentários e shows gravados diretamente do festival que dão uma dimensão exata da importância do evento dentro da cena musical. Embora muitos defendam que o festival de Monterey, realizado na Califórnia no verão de 1967 tenha sido o maior evento dentro da comunidade hippie, não se pode negar que o Woodstck teve proporções maiores, ao menos de público. 

–>> Era assim que a galera tomava banho lá, isso quando tomava né, risos.

Você vê a relação das bandas que tocaram no Woodstock aqui.

Agora vamos ao que interessa, alguns vídeos deste evento histórico:

* As fotos foram retiradas do Pinterest Oficial do Woodstock.

Postado ao som da banda Cactus, com o álbum Restrictions de 1971.

Sobre rosegomes

Rose,Tia Rose, Desert Rose ou só Desert, como quiser. Jornalista por formação, amante de boa música e boa bebida. Traz no currículo a pretensão de ser um Fábio Massari de saias. Contato: cademeuwhiskey@gmail.com
Esse post foi publicado em Diversos, Música, Shows e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para O Festival dos Festivais: Woodstock

  1. Carlos SPFC disse:

    Esse festival é insuperável , na época causou grande polêmica e escândalo pelo movimento hippie , eu tinha 6 anos hahahaha e já comecei a curtir rock a partir daí , ótimo domingo …

    Curtir

  2. Pingback: O Festival dos Festivais: Woodstock | O LADO ESCURO DA LUA

  3. Luiza Recco disse:

    Olá Rose, gostaria primeiramente de parabenizá-la pelo blog, é incrível. Muito bacana esse post sobre o Woodstock. É um festival que entrou para a história e relevou grandes nomes da música do cenário internacional. Aqui vai uma sugestão: escreva um post sobre os 30 anos do Rock in Rio, já que esse ano é a comemoração, e o evento vai ser show de bola.

    Aproveita e dá uma passadinha no meu blog. Se chama “Divina Loucura”, criei há pouco tempo. Sou formada em jornalismo e adoro escrever sobre qualquer temática.

    https://divinaloucura.wordpress.com/

    Beijo!

    Curtir

Deixe um comentário