O passado da medicina em 10 fotos bizarras

Plague  Doctor Costume: estranha vestimenta composta por uma máscara com bico de pássaro, onde os médicos armazenavam ervas que supostamente os protegiam contra a doença.

Plague Doctor Costume: estranha vestimenta utilizada no século XIV que era composta por uma máscara com bico de pássaro, onde os médicos armazenavam ervas que supostamente os protegiam contra a peste negra.

O passado guarda alguns fatos realmente assustadores que você já pôde comprovar em alguns posts deste blog, que através de fotografias um tanto quanto bizarras mostram como o ser humano das antigas lidava com fatos ainda pouco conhecidos como a morte ou até mesmo datas comemorativas.  E na medicina não era diferente.

Muitos métodos exóticos e primitivamente medonhos eram usados com certa naturalidade visando a cura de doenças numa época em que a ciência ainda era desconhecida. As fotos abaixo mostram como eram estes tratamentos que mais parecem saídos de um filme de terror.

2

Técnico de enfermagem de radiologia durante a Primeira Guerra Mundial, em 1918.

5

Iron Lung: ventiladores mecânicos que funcionavam como “pulmões de aço” por onde as crianças passavam no tratamento contra a poliomelite. Naquela época ainda não existia a vacina contra a doença. Foto de 1937.

7

Em 1920 este era o estranho tratamento de fisioterapia de Walter Reed.

Próteses de olhos, utilizadas em 1890.

Próteses de olhos, utilizadas em 1890.

Naquela época se você sofria algum tipo de lesão facial e precisasse se submeter  a uma intervenção plástica, olha só que belezinha você iria ficar...

Naquela época se você sofria algum tipo de lesão facial e precisasse se submeter a uma intervenção plástica, olha só que belezinha você iria ficar…

Foto de cerca de 1900. A "banheira elétrica" era uma espécie de câmara de brozeamento, muito utilizado para fins medicinais.

Foto de cerca de 1900. A “banheira elétrica” era uma espécie de câmara de brozeamento, muito utilizada para fins medicinais.

Os tratamentos nos manicômios também eram bastante bizarros, choques eram dado nos pacientes para que eles saíssem do estado de alienação.

Os tratamentos nos manicômios também eram bastante bizarros, choques eram dados nos pacientes para que eles saíssem do estado de alienação.

Todos a postos: parece que mais um parto vai acontecer na Clínica Obstétrica da Faculdade de Medicina da Bahia, em 1903.

Todos a postos: mais um parto acontecendo na Clínica Obstétrica da Faculdade de Medicina da Bahia, em 1903.

Ritual satânico utilizando criancinhas? Não. Estas crianças estão fazendo um tratamento em volta de uma luz ultravioleta ultravioleta no Institute of Ray Therapy, Reino Unido.

Ritual satânico utilizando criancinhas? Não. Estas crianças estão fazendo um tratamento em volta de uma luz  ultravioleta no Institute of Ray Therapy, Reino Unido.

 

Fotos: eBaum´s World, idea fixa e exposições virtuais do arquivo nacional

 

Postado ao som do álbum L.A Woman – 40th Anniversary (2012) – The Doors.

Sobre rosegomes

Rose,Tia Rose, Desert Rose ou só Desert, como quiser. Estudante de jornalismo, amante de boa música e boa bebida. Traz no currículo a pretensão de ser um Fábio Massari de saias. Contato: cademeuwhiskey@gmail.com
Esse post foi publicado em Bizarrices, Diversos, Fotografia, Listas e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para O passado da medicina em 10 fotos bizarras

  1. ClaraSol disse:

    Bom dia Rose.
    Estas máscaras com bicos são horrendas.
    Olha que fiquei abismada com tantas engenhocas, ainda bem que evoluímos,pois não me imaginara usando uns destes aparelhos são simplesmente apavorante.
    Grata por compartilhar sempre que postar me indique que
    eu gosto de participar e ser retribuída se não houver
    empecilho, pois fica a critério.
    Desejando um lindo dia.
    Um grande abraço.
    ClaraSol

    Curtir

  2. bruno knott disse:

    muito bacana esse post. um registro histórico interessante. nada como a evolução!

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s