Tirando do baú: programa Som Pop

Som Pop: um dos muitos programas icônicos da TV Cultura.

Som Pop: um dos muitos programas icônicos da TV Cultura.

Você se lembra do TV2 Pop Show? E do Som Pop? Se a resposta for não, nem precisa se preocupar (eu também não lembro!). Apesar de ser dotada de idade suficiente para tais recordações, confesso que não consigo me lembrar de nada. Mas vamos trocar uma rápida ideia sobre o assunto e quem sabe nossa mente idosa se refresca…

O TV2 Pop Show pode ser considerado um marco musical televisivo, afinal foi o pioneiro na exibição de videoclipes e afins por aqui  e  o mais curioso é que ele nasceu bem por acaso. O ano era 1972 e a TV Cultura buscava por algo que preenchesse um espaço que havia em sua programação. Foi aí que Luiz Fernando Maglioca, então estagiário da emissora, teve a brilhante ideia de mesclar trechos de shows de bandas gringas com simples animações, criando uma atração criativa e despretenciosa que mal sabia ele, marcaria época. 

sabado som e rock concert

O concorrente, “Sábado Som”.

Em 14 de abril de 1972 ia ao ar o primeiro episódio do programa, trazendo partes de documentários musicais, promos das bandas (uma espécie de antecessor dos videoclipes) e informações sobre álbuns recentes, biografias e discografias de nomes como Emerson, Lake e Palmer, Pink Floyd, Iron Maiden, AC/DC, Stones, ZZ Top e muitas outras; apresentados por uma locução feita em off.  O sucesso foi imediato. Jovens que viviam em meio aos anos de chumbo da ditadura esperavam ansiosamente pelas tardes de sábado e se deleitavam ao som das grandes bandas da época. O óbvio aconteceu e dois anos depois da estreia, o programa ganhava um concorrente à altura, o Sábado Som, exibido pela poderosa Rede Globo, mas que não chegou a durar muito. 

kidvinilsompop

Resistindo  bravamente sabádo a sábado, a atração entrou nos anos 80 com ares mais sofisticados e ganhou apresentações de bandas brazucas (e gringas) ao vivo, realizadas no teatro da emissora e alguns apresentadores. Nomes como o finado Gerson de Abreu e Paulo Toledo, vulgo Paulinho Heavy (então vocal da banda Inox), passaram por lá, mas o Vj que marcou o Som Pop foi mesmo Kid Vinil, que assumiu os comandos do programa de 1989 até seu fim, em 1993. 

Durante os quatro anos em que esteve à frente do Som Pop, Kid apresentou magistralmente a atração, sempre mantendo o público informado sobre os principais acontecimentos musicais e entrevistando nomes inesquecíveis do rock, como Joey Ramone, que você confere no vídeo abaixo:

Kid Vinil em uma das entrevistas com o Paralamas.

Kid Vinil em uma das entrevistas com o Paralamas.

Assim como o Clip Trip, programa videoclíptico do qual já falei aqui, o Som Pop também se abateu com a chegada da MTV, afinal, a Music Television não era apenas um programa e sim um canal dedicado exclusivamente ao videoclipe (nos seus bons tempos) e mantinha uma rica programação voltada a diversas vertentes musicais. Assim, três anos após a inauguração da emissora, em 1993, o Som Pop saía do ar para entrar na história, depois de 20 anos entretendo – e muito bem – toda uma geração sedenta por alta qualidade musical.

 

Postado ao som do álbum No Jacket Required (1985), Phil Collins.

Anúncios

Sobre rosegomes

Rose,Tia Rose, Desert Rose ou só Desert, como quiser. Estudante de jornalismo, amante de boa música e boa bebida. Traz no currículo a pretensão de ser um Fábio Massari de saias. Contato: cademeuwhiskey@gmail.com
Esse post foi publicado em Música, TV, Videoclipes e marcado , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para Tirando do baú: programa Som Pop

  1. Celso disse:

    Em relação ao TV2 Pop Show, houve uma época, por volta de 1976, em que ele era apresentado nos domingos a tarde com narração em off do saudoso Henrique Regis. Parabéns pela matéria! muito boa. bjs

    Curtir

  2. Rose Cannddy disse:

    Eu não perdia um Tv2Pop Shoe e Som Pop sequer…. amavaaa… escrevia para eles pedindo especiais e sempre fui atendida… foi nesse programa que eu conheci e comecei a amar as bandas que amo até hoje: Big Country, Queen, Adam and the Ants, Duran Duran e muitos outros dos anos 80!!! Queria muito que reprisasse, mas acho que eles não têm mais as gravações…uma pena.

    Curtir

  3. Cris disse:

    Desde criança assistia o Tv2pop show e depois já na adolescência,o Som Pop! Melhor programa musical de todos os tempos! Saudades!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s