Resgatando os bons tempos da TV aberta: Sábado Som

o-matic

Tudo pronto: vai começar o sábado som! =)

Há um tempinho eu postei aqui sobre o programa Som Pop e como ele revolucionou a música dentro do nosso país, afinal, através dele a juventude ficava por dentro das “atualidades sonoras mundiais”. Pois bem, se você conferiu o texto pode estar na categoria de pessoas que foram mordidas pelo bichinho da curiosidade em relação a um outro programa citado no post: o Sábado Som. Sobre a atração não se encontra muito na internet, nem mesmo vídeos ou fotos, apenas alguns mesmos textos copiados baseados no site da Globo, emissora responsável pelo projeto.

O Sábado Som foi um programa semanal dedicado à boa música, com conteúdo de grande qualidade, mas de vida curta: surgiu na tarde do sábado, 9 de março de 1974, sucumbindo em fevereiro do ano seguinte. A produção e apresentação eram de responsabilidade do compositor e jornalista Nelson Motta, um dos muitos nomes de expressão dentro do jornalismo cultural brasileiro.

Pra você ter uma certa dimensão da essência do programa, foi exibido na íntegra em sua estreia o lendário show do Pink Floyd, “Live At Pompeii”, lançado dois anos antes pela banda. Se levarmos em conta que há 4 décadas as coisas demoravam muito pra chegar por aqui dá pra sacar o impacto que o Sábado Som causou na galera que acompanhou sua estreia né?

Já pensou ligar na Globo e assitir a esta belezinha na íntegra? Pois é, isso um dia aconteceu…

E não parou por aí. Durante os 11 meses de duração o Sábado Som exibiu diversas apresentações que as bandas mais cultuadas da época faziam nos programas  musicais dos EUA e Inglaterra. Certa vez a atração mostrou o concerto California Jam, festival antológico que contou com shows do Emerson Lake and Palmer, Black Sabbath, Black Oak Arkansas e Deep Purple, (sim, naquela apresentação em que o Ritchie Blackmore colocou fogo em uma parede de amplificadores!).

Com shows que iam de Alice Cooper à Bee Gees, o programa passou sua breve vida mostrando aos jovens que se dividiam entre outras atrações musicais da época, as tendências de diversas vertentes do rock e principais lançamentos no Brasil.

O Sábado Som terminou em fevereiro de 1975, mas no mesmo ano foi lançada uma coletânea em vinil (pela Som Livre, of course) composta por 7 clássicos que rechearam as tardes do programa. Os mais saudosos podem encontrar diversos links na internet para baixar o disquinho. As sonzeirinhas são muito boas, vale a pena!

SabadoSom_cover front

Coletânea Sábado Som (1975) – Som Livre

01 – Back Again – Karthago

02 – Journey To The Centre Of The Eye – Nektar

03 – Changes – Message

04 – After A Hard Year – Omega

05 – Blind Man – Jeronimo

06 – Nobody Knows You – Jeremy B.

07 – Andromeda Nomads – Nine Days Wonder

Atualmente programas como o Sábado Som e tantos outros que já relatei neste blog fazem falta na programação das grandes emissoras, que cegas pelo ibope preferem entupir sua programação com “música” (se é que podemos chamar assim) de péssima (ou nula) qualidade. Só nos resta acompanhar o cenário musical (o verdadeiro) através da internet, o grande milagre tecnológico do século!

Postado ao som do álbum October (1981) – U2

Sobre rosegomes

Rose,Tia Rose, Desert Rose ou só Desert, como quiser. Estudante de jornalismo, amante de boa música e boa bebida. Traz no currículo a pretensão de ser um Fábio Massari de saias. Contato: cademeuwhiskey@gmail.com
Esse post foi publicado em Música, Shows, TV e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Resgatando os bons tempos da TV aberta: Sábado Som

  1. addyholder disse:

    Eu assistia esse programa junto com meus irmãos… sendo que eu tinha apenas 8 anos de idade…se nao me engano cheguei a ver Suzy 4 e Slade nos programas,….. provavelmente rolou Grand Funk Railroad e ou Iron Butterfly tambem…..

    O Omega foi bom recordar, pois tenho um primo que sempre me falava da banda e eu desconhecia.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s