O mistério de Pascualita: a sombria lenda da manequim cadáver

O mistério de Pascualita: um ser humano empalhado ou apenas um manequim de cera?

O mistério de Pascualita: um ser humano empalhado ou apenas um manequim de cera?

De vez em quando me pego observando certos manequins nas vitrines – o que em alguns momentos me desperta impressões um pouco estranhas – e confesso que já cheguei a pensar na possibilidade de muitos deles serem humanos e estarem empalhados! Sim, total doidera desta cabecinha aqui, que tem criatividade para dar e vender. Mas que isso daria um belo roteiro de filme de terror, daria né? Pois é, acontece que numa certa cidade do México, mais precisamente em Chihuahua, reza a lenda que algo muito próximo à este script assombroso realmente exista…

A tradicional loja de vestidos de noiva e afins La Popular seria apenas mais um estabelecimento comercial como quaquer outro se não fosse por um detalhe no mínimo, obscuro: o manequim que habita sua vitrine há quase 85 anos. La Pascualita como é chamada, atrai turistas do mundo todo e intriga a qualquer um que se depara com a sua figura. Tal espanto se dá devido ao fato da boneca possuir uma semelhança incrível com o ser humano, a ponto de alimentar uma lenda um tanto quanto assustadora e levar muitos a crer que se trata de uma mulher empalhada!

0c3c109d777dab86f2723080919e257c

De longe apenas um manequim comum…

Existem diversas versões a respeito de Pascualita, a mais conhecida dá conta de que o manequim que enfeita a loja de noivas é na verdade o cadáver embalsamado da filha do antigo proprietário do comércio, que faleceu às vésperas de seu casamento ao ser picada por uma aranha viúva-negra. O pai desesperado, teria mandado empalhar a filha e deixou-a na vitrine.

la+pascualita (4)

image

Qualquer cidadão que duvide da história fica com uma certa pulga atrás da orelha ao reparar nas imagens que retratam a expressão de Pascualita e detalhes ultra-realistas de seu corpo, como as mãos e unhas. Até mesmo a textura de sua pele parece real, além dos olhos vivos de vidro e os implantes de cabelo e cílios humanos, que dão à história ares mais assustadores.

A riqueza de detalhes do manequim desperta curiosidade até hoje.

A riqueza de detalhes do manequim desperta curiosidade até hoje.

1900039_630954906990189_455225364_n

Em certos momentos têm-se a impressão de que a boneca é humana…o.O

Os olhos expressivos feitos de vidro e os implantes de cílios humanos tornam a lenda ainda mais assustadora.

Os olhos expressivos feitos de vidro e os implantes de cílios humanos tornam a lenda ainda mais assustadora.

Como em toda lenda urbana que se preze, há sempre muitos relatos de testemunhas que viram diversas manifestações e com Pascualita não poderia ser diferente: há quem já tenha visto o manequim sorrir, se mexer, chorar, mudar de posição na vitrine durante a noite e até mesmo salvar uma mulher que estava apanhando do marido no meio da rua. Pois é…

yeah yeaaah!

yeah yeaaah!

Fato é que a ciência está aí para provar que é impossível que um corpo humano empalhado se mantenha preservado como o do manequim e se formos comparar a perfeição de Pascualita com as estátuas do Museu Madame Tussauds por exemplo, veremos que se trata mesmo de um manquim de cera, apenas cera e nada mais.

Observe a perfeição das estátuas de cera do Museu e compare.

Observe a perfeição das estátuas de cera do Museu e compare.

O que se sabe de concreto é que a boneca – de origem francesa – teria sido adquirida pela proprietária do estabelecimento, Pascualita Esparza Perales de Pérez, (daí a escolha do nome), que se viu encantada com a aparência do manequim, que muito se assemelhava à sua irmã (uma das costureiras da loja) e a colocou pela primeira vez em sua vitrine no dia 30 de março de 1930, causando desde então, um verdadeiro reboliço entre a população da cidade, que se viu impressionada com tamanha perfeição da boneca e aí já viu, começou-se toda uma história.

Família de Pascualita Esparza Perales de Pérez, que comprou a manequim que se assemelhava à sua irmã (a garota em pé á direita). Pascualita à época da foto, era a criança da direita.

Família de Pascualita Esparza, proprietária do manequim que se assemelhava à sua irmã (a garota em pé a  direita). Pascualita à época da foto uma criança, está sentada  a direita.

Os atuais donos do comércio também gostam de alimentar a lenda e quando é preciso trocar o vestido do manequim a vitrine é coberta para que não se veja nada. A propaganda é a alma de Pascualita  do négócio né não?

pinterest

Brincadeirinha, Pasqua. Não me olhe assim… S2

Eu não acredito nesta história de noiva embalsamada, mas se um dia eu visitar o México certamente a loja La Popular estará no meu roteiro de viagem. E claro que passarei na frente da loja durante o dia, afinal vai que …

Fotos: Facebook, Pinterest, Erik Kabik (Vegas News), Sevilla Ciudad de Embrujo, Mexico em fotos. com

 

Postado ao som do álbum The Final Countdown: The Best of Europe (2009)

Sobre rosegomes

Rose,Tia Rose, Desert Rose ou só Desert, como quiser. Jornalista por formação, amante de boa música e boa bebida. Traz no currículo a pretensão de ser um Fábio Massari de saias. Contato: cademeuwhiskey@gmail.com
Esse post foi publicado em Bizarrices, Diversos, Fotografia e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

9 respostas para O mistério de Pascualita: a sombria lenda da manequim cadáver

  1. Luisa disse:

    Tu brinca mt com isso. Não dá pra esquecer q as estatuas de cera são recentes. Mas até as canaletinhas da pele da mão ela tem, até as cuticulas das unhas tem… Não é mt detalhe pra ser só um manequim?

    Curtir

  2. camila disse:

    TENHO ABSOLUTA CERTEZA QUE ELA É HUMANA. TRABALHO COM TÉCNICAS DE CONSERVAÇÃO DE CORPOS HUMANOS HÁ 47 ANOS. NUNCA FOI UMA BONECA MANEQUIM.

    Curtir

  3. Valdeneis disse:

    Eu acho q na minha opinião a Pascualita não é um simples manequim e sim um corpo em bausamado, pq na quela época não existia essa tecnologia de hoje de criar um boneco de silicone

    Curtir

  4. Pingback: La Pascualita, quem é? História da noiva cadáver do México – Arquiteta Giovanna

  5. vania disse:

    tenho certeza que é Manequim de cera, pois as filhas dele não era bonita na época, só você prestar atenção nas fotos das filhas, essa manequim é muito bonita. Ela realmente é manequim de cera.

    Curtir

Deixe um comentário