5 discos de Heavy Metal dos anos 70

Um pouco do que representa o som de primeira dos anos 70.

Um pouco do que representa o som de primeira dos anos 70.

Desta vez meus comparsas do TRMB me incubiram de escolher cinco álbuns fodônicos de Heavy Metal lançados nos anos 70. A lista completa você pode conferir aqui e abaixo eu listo os cinco álbuns do estilo, que mais me empolgam:

black-sabbath-paranoidBlack Sabbath – Paranoid (1970) – Paranoid é simplesmente um dos discos mais importantes do Black Sabbath e sem dúvida do Heavy Metal, considerado  um álbum altamente influente e essencial para qualquer um que queira “adentrar” esta vertente. O disco é recheado de grandes clássicos e já abre com a porrada War Pigs, seguida de outro grande hino, Paranoid. Os riffs únicos de Iron Man também marcam presença neste trabalho que traz ainda toda a distorção de Electric Funeral e as peripécias únicas do mestre Iommi em Fairies Wear Boots.

rainbow_rising_by_dgartstudio-d3rhhi0Rainbow – Rising (1976) – Rising do Rainbow, esta verdadeira preciosidade de 1976 é daqueles discos que em apenas 6 faixas traz toda a sonoridade que satisfaz nossos sentidos ávidos em ouvir um bom som. O vocal irretocável do grande Ronnie James Dio e os riffs magistrais de Ritchie Blackmore nos brindam a cada faixa, do início ao fim. Isso sem esquecer da  performance mais do que especial do gênio Cozy Powell com a sua excitante pegada na batera. Não posso deixar de citar a monstruosa Stargazer, grande destaque do disco.

1970DeepPurpleInRockDeep Purple – Deep Purple In Rock (1970) – In Rock é sem dúvida um dos discos mais pesados e impactantes que o Purple fez e o primeiro a mostrar que a banda já sabia o caminho que iria seguir. Ritchie Blackmore, mais uma vez ele, mostra seus solos e riffs espetaculares (coisa que logo na primeira faixa, Speed King, você nota claramente na senhora introdução). Jon Lorde, um dos melhores tecladistas que uma banda pôde ter, juntamente com Ian Paice nas viradas infernais e Roger Glover em seu baixo viajante nos brindam com as excelentes faixas Flight of the Rat, Into the Fire e Hard Lovin´Man, isso sem falar na classicaça Child in Time que traz o vocal grandioso de Ian Gillan.

042282573926Scorpions – Lonesome Crow (1972) – Neste disco  o Scorpions aparece bem mais pesado e até mesmo sombrio, focando no Heavy Metal com pitadas progressivas e psicodélicas. Muitas faixas remetem a Sabbath, Zeppelin e até mesmo Coven, bandas do cenário musical daquela época. Nem sombra do hard farofa dos anos 90 e It All Depends é prova disso. Inheritance, a faixa mais obscura é uma das grandes canções do disco. Além dos efeitos medonhos, a dupla Michael Schenker e Lothar Heimberg  mostra que sabe muito bem o que está fazendo.

lucifersfriendLucifer´s Friend – Lucifer´s Friend (1970) –  Talvez o Lucifer´s Friend não tenha sido uma banda que alcançou a notoriedade como grande nome do Heavy Metal, mas sem dúvida este é um dos grupos precursores do movimento que já em seu trabalho de estreia, o autointitulado álbum de 1970, apresenta um Heavy Metal de excelente qualidade, ficando no mesmo nível de um Sabbath ou Purple. Considero as faixas Ride in the Sky, Keep Goin´, Baby You’re A Liar e Lucifer’s Friend como as melhores deste álbum que traz como forte destaque a técnica de Dieter Horns no baixo, as viradas de Joachim Rietenbach na batera e os vocais esgarniçados e potentes de John Lawton.

Postado ao som do saudoso mestre Ronnie James Dio, com o álbum “Finding The Sacred heart – Live in Philly” (1986)

 

Sobre rosegomes

Rose,Tia Rose, Desert Rose ou só Desert, como quiser. Estudante de jornalismo, amante de boa música e boa bebida. Traz no currículo a pretensão de ser um Fábio Massari de saias. Contato: cademeuwhiskey@gmail.com
Esse post foi publicado em Álbuns, Listas, Música e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s