Registrando o metal: eu quero ser Gene Kirkland

Gene Kirkland: "fotografar continua sendo algo tão grande para mim como quando eu era um garoto no ensino médio."

Gene Kirkland: “Fotografar continua sendo algo tão grande para mim como quando eu era um garoto no ensino médio.”

Gene Kirkland é um dos fotógrafos mais conhecidos do Rock and Roll. Assim como Jim Marshall e Bob Gruen, ele é responsável por fotos icônicas de grandes nomes da boa música. Apesar de registrar artistas de diversos gêneros musicais, ninguém captou tão bem o universo hard e metal como ele, especialmente nos anos 80 e 90.

O americano começou a fotografar com a câmera de seu pai ainda na adolescência, em 1978, mesma época em que descobriu a música. Sua primeira oportunidade (e que oportunidade!), surgiu quando ele resolveu mostrar algumas de suas fotos para ninguém menos do que Ronnie James Dio e sua então esposa e empresária, Wendy. Kirkland acabou não produzindo apenas a sessão de fotos para Holy Diver – primeiro álbum solo de Dio – como também tornou-se o fotógrafo da turnê do músico, além de abocanhar vários trabalhos em revistas do gênero.

Gene e seu "padrinho" Dio.

Gene e seu “padrinho” Dio.

Desde então Gene nunca mais parou de clicar a boa música. A lista de bandas que passaram pelas lentes alucinantes do fotógrafo é bem extensa. Pra se ter uma ideia, o cara também foi o fotógrafo oficial do Guns N ‘Roses, Aerosmith, Black Sabbath, Megadeth e Ozzy Osbourne, sem contar nas inúmeras sessões de fotos com apenas a “nata”: Van Halen, Sammy Hagar, Queen, Ratt, Motorhead, The Cult, Kiss, Tesla, Whitesnake, Alice Cooper, Iron Maiden, Scorpions e muitos outros, entre capas de discos, revistas e até as fotos das biografias dos caras.

Bruce Dickinson

Bruce Dickinson

David Coverdale

David Coverdale

Steve Harris

Steve Harris

Dio

Dio

Guns N´Roses

Guns N´Roses

James Hetfield

James Hetfield

Ozzy Osbourne

Ozzy Osbourne

Paul Stanley & Gene Simmons

Paul Stanley & Gene Simmons

Randy Rhoads

Randy Rhoads

Slash

Slash

Rob Halford & Dave Mustaine

Rob Halford & Dave Mustaine

Steve Vai

Steve Vai

Além de seu vasto e muito bem executado trabalho como fotógrafo, Kirkland criou uma empresa chamada  Rock n´Roll by the Pint, que vende copos com estampas de bandas, além de exibir (e vender) suas mais lendárias fotos no site da Galeria Black Lightning.

Depois de conferir alguns de seus trampos dá pra saber porque Gene Kirkland é um dos melhores de seu ramo; ele faz o o que um bom fotógrafo tem de fazer: está sempre no lugar certo e na hora certa para documentar os momentos mais históricos da música e de quem a faz. O melhor é saber que a paixão de Kirkland pela fotografia continua e suas lentes seguem captando os instantes mais mágicos do rock and roll.

“Eu cumpri tudo o que eu tinha inicialmente previsto, mas eu ainda tenho muitas aventuras fotográficas para viver. Eu tenho a sorte de ser capaz de trabalhar tão estreitamente com os artistas que eu fotografei, e fotografar continua sendo algo tão grande para mim como quando eu era um garoto no ensino médio.”  – Gene Kirkland

Eu não sei você, mas eu quero ser Gene Kirkland!

Para saber mais visite o site oficial do fotógrafo.

 

Postado ao som do álbum Morrison Hotel (1970) – The Doors.

Sobre rosegomes

Rose,Tia Rose, Desert Rose ou só Desert, como quiser. Estudante de jornalismo, amante de boa música e boa bebida. Traz no currículo a pretensão de ser um Fábio Massari de saias. Contato: cademeuwhiskey@gmail.com
Esse post foi publicado em Fotografia, Música e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

