Conheça Gil Elvgren, o pai das Pin Ups

Gil Elvgren ★ 15/03/ 1914 † Fev/29/1980

Gil Elvgren  ★ 15/03/ 1914  † 29/02/1980

Símbolo da cultura pop, as pin ups exercem verdadeiro fascínio desde seu surgimento na década de 40, atraindo milhares de admiradores mundo afora com sua beleza delicada e sensualidade inocente. Um dos maiores ilustradores do gênero foi o americano Gil Elvgren, responsável por transformar mulheres reais em perfeitas pinturas femininas, com traços ainda mais finos e delicados, em meio à uma atmosfera de glamour.

Gillette Elvgren nasceu na cidade de Saint Paul, Minnesota, em março de 1914. Estudou no Instituto de Artes Minneapolis e logo depois ingressou na Academia de Arte Americana, em Chicago. Ao se formar, aos 22 anos, Elvgreen começou a trabalhar na Stevens e Gross, agência de publicidade mais prestigiada da cidade, ao lado de Haddon Sundblom, grande nome do gênero artístico.

Influenciado pelo trabalho de desenhistas conceituados como Charles Dana Gibson, Andrew Loomis e Chandler Christy Howard (conhecidos como “pretty girl illustrators” ou “desenhistas de garotas bonitas), logo se tornou um especialista em ilustrações femininas, retratando com maestria o corpo idealizado pelas americanas (e pela grande maioria das mulheres no mundo, né?): curvas caprichadas e seios fartos.

Não demorou muito para que o trabalho de Elvgren fosse reconhecido e chovesse na sua horta: o ilustrador pintou suas belas pin ups para grandes empresas americanas, como a Louis F. Dow, Coca- Cola, General Electric, Brown e Bigelow, além de ilustrar publicações como The Saturday Evening Post e Good Housekeeping, entre muitas outras, consolidando de vez seu nome no mercado mundial das artes.

Para criar suas pin ups, Elvgren escolhia modelos com rosto de menina, corpo de mulher e traços naturalmente delicados. Ele mesmo as fotografava e em seguida as retratava corrigindo pequenas imperfeições e salientando algumas partes menos “desprovidas” do corpo das garotas. O resultado você confere em algumas das mais encantadoras ilustrações do artista:

A pin up real e a pin up clássica.

A pin up real e a pin up clássica.

1

2

4

5

6

7

17-pin-up-painting-by-gil-elvgren

gil-elvgren-011

gil-elvgren-pinup_219

Gil-Elvgren-Pin-Up-pin-up-girls-544

ma_elvgren_52

Pin-up-with-dog-and-puppet-gil-elvgren-theyre_easy_to_handle

 

Elvgren morreu em fevereiro de 1980, aos 65 anos, vitimado por um câncer. Deixou seu nome associado à belas mulheres e campanhas de sucesso criadas graças a seu talento excepcional. Mais do que tudo, Gil Elvgren deixou uma grande contribuição para a arte do século XX.

Você encontra mais sobre o artista aqui.

Fotos: Pinterest

 

Postado ao som do álbum “Human Condition” (2014) – Canned Heat.

Sobre rosegomes

Rose,Tia Rose, Desert Rose ou só Desert, como quiser. Estudante de jornalismo, amante de boa música e boa bebida. Traz no currículo a pretensão de ser um Fábio Massari de saias. Contato: cademeuwhiskey@gmail.com
Esse post foi publicado em Diversos, Fotografia e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s