Faraway, So Close! Um passeio por Stay, o videoclipe do U2

And if you listen i can't call, and if you jump, you just might fall...

And if you listen i can’t call, and if  you jump, you just might fall…

Berlim, Alemanha, 1993. Num cenário bucólico, anjos descem à terra para guiar humanos e uma banda de rock. E é dentro desta atmosfera nublada e compassiva que “Stay (Faraway, So Close!)”, um dos videoclipes mais bonitos do U2 se desenrola.

Trilha sonora do igualmente encantador filme franco-ítalo-alemão “Tão Longe, Tão Perto” (In Weiter Ferne, So Nah!), de 1993, o registro videoclíptico contou com o mesmo diretor da película, o renomado cineasta e dramaturgo Wim Wenders, que soube de maneira espetacular transmitir toda doçura e delicadeza da obra cinematográfica para o clipe musical.

Em meio à uma cidade nublada, cenas dos filmes “Tão Longe, Tão Perto!” e “Asas do Desejo” (este também de Wenders), se mesclam entre o colorido da nossa visão, o preto e branco da visão dos anjos e saltos do alto do Siegessäule (Obelisco da Vitória). Bono, The Edge, Adam Clayton e Larry Mullen Jr. percorrem a Berlim recém unificada espalhando complacência e proteção, através de cenas repletas de suavidade.


rolo-de-filme 1O clipe traz os integrantes do U2 no papel de anjos observando humanos representados por figuras que vão desde transeuntes num ônibus ao final de mais um dia cansativo, (entre eles o ator Otto Sander, que no filme de Wenders interpreta o anjo Cassiel), até uma banda que tem como vocalista a atriz e cantora alemã Meret Becker, que cantarola o tema do clipe junto a Bono, numa das interpretações mais intensas do universo videoclíptico. “Gostei da ideia de uma voz masculina sendo cantada por uma mulher e gostei da interação entre Meret e Bono. Ele tentou distraí-la, mas ela continou cantando, como se ele não estivesse lá”, conta Wenders no DVD “U2: The Best of 1990–2000”.

Enquanto o angelical Bono canta com sua protegida, Clayton, Mullen e Edge ajudam seus pupilos na execução de seus respectivos instrumentos. “É o que você faria se você fosse o anjo da guarda de um guitarrista.”(Wim Wenders – DVD The Best of 1990–2000).

O olhar de caridade dos integrantes da banda aos pobres mortais daquele ônibus enquanto escutam seus pensamentos e a cena em que Bono cai ao chão se tornando um humano e carregando sua armadura celestial (tal qual Cassiel no filme), nos faz acreditar na sensação real de não estarmos sozinhos.

Mesmo passado mais de 20 anos de seu lançamento, o videoclipe de “Stay (Far Away, So Close!)” ainda é capaz de emocionar como em sua estreia.

“Just the bang and the clatter, as an angel hits the ground”

staygif

Postado ao som do álbum “The Wedding Album” (1993), Duran Duran.

Foto: Max Thehitman/U2Interference

Sobre rosegomes

Rose,Tia Rose, Desert Rose ou só Desert, como quiser. Estudante de jornalismo, amante de boa música e boa bebida. Traz no currículo a pretensão de ser um Fábio Massari de saias. Contato: cademeuwhiskey@gmail.com
Esse post foi publicado em Videoclipes e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s