Roteiro macabro: conheça alguns dos lugares mais assustadores da Europa

Igreja dos Fantasmas, na República Tcheca.

Igreja dos Fantasmas, República Tcheca.

Conhecido como o “berço da civilização”, o continente europeu abriga países de grande riqueza cultural e paisagens inesquecíveis. O que poucos sabem é que muitos destes lugares exuberantes guardam histórias (e memórias) um tanto quanto perturbadoras. Pensando nisso, escolhi algumas regiões europeias que atraem milhares de visitantes todos os anos, por conta de suas lendas e atrações assustadoras.

Capela dos Ossos (Portugal): Construída no século XVII dentro da Igreja de São Francisco, na cidade de Évora, a Capela dos Ossos foi idealizada com o intuito de mostrar a seus visitantes que a vida é muito curta. Mais de 5 mil ossos humanos encontram-se acimentados nas paredes, enquanto crânios cobrem o teto. “Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos”  é o aviso que você encontra logo que adentra o local. Animador, não?

lugares mais assustadores da Europaportugal

lugares mais assustadores da Europa

lugares mais assustadores da Europa capela-dos-ossos

lugares mais assustadores da Europa Evora

****

Hospital psiquiátrico abandonado (Itália): Localizado em Parma, na Itália, este hospital abandonado ganhou ares ainda mais assustadores depois das intervenções sombrias feitas pelo artista brasileiro Herbert Baglione. Através de seu projeto, intitulado 1000 Shadows, Baglione cria sombras e silhuetas misteriosas em locais esquecidos nas mais variadas cidades do mundo. No caso do hospital psiquiátrico, a imagninação corre solta entre os desenhos, provocando um clima um tanto atormentador.

lugares mais assustadores da Europa hospital-psiquiatrico-

lugares mais assustadores da Europa baglione lugares mais assustadores da Europa hospital-psiquiatrico baglione

***

Igreja de St. George, ou Igreja dos Fantasmas (República Tcheca): A cidade de Lukova na República Tcheca, abriga uma das igrejas mais bizarras do mundo. Apesar de sua simplicidade e tamanho – é quase uma capela – a igreja de St. George ganhou 32 estátuas de fantasmas feitas pelo artista Jakub Hadrava. O escultor criou as estátuas após a reforma da igreja (originalmente construída no ano de 1353), em simbologia aos alemães suditas que habitavam a região e também, claro, visando chamar a atenção dos turistas. Imagine assistir à uma missa em companhia dessas figuras? Não, obrigada!

lugares mais assustadores da Europa st george

lugares mais assustadores da Europastgeorge

lugares mais assustadores da Europa stgeorgechurch

***

As Catacumbas de Paris (França): A cidade luz esconde um dos pontos mais lúgubres da Europa. Criada como solução para problemas de saúde pública que os cemitérios da cidade  enfrentavam no século XVIII,  as catacumbas – até então cavernas de mineração – passaram a abrigar os restos mortais dos antepassados da região. Aberto à visitações e cenário para o filme Assim na Terra Como no Inferno (2014), estima-se que mais de 6 milhões de despojos humanos encontram-se em uma das maiores sepulturas coletivas do mundo.

lugares mais assustadores da Europa Paris

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

lugares mais assustadores da Europacatacumbaparis

***

Ilha de Poveglia ou a Ilha dos Mortos (Itália): Olhando de cima a vista parece bastante atraente, mas a Ilha de Poveglia, que fica situada na lagoa de Veneza, Itália, guarda um passado obscuro, triste e sombrio. Usada para abrigar e sepultar os enfermos da peste que dizimou a Europa no século XIV, a bela ilha é habitada apenas por cinzas, restos mortais das milhares de vítimas da doença e muitas lendas. No mesmo local em 1922, foi construído um hospital psiquiátrico que funcionou até 1968 e que segundo muitos acreditam, era palco de experiências tenebrosas com seus pacientes. Fechado para visitas a Ilha de Poveglia é uma das regiões que mais atraem curiosos por conta de relatos e histórias fantasmagóricas.

lugares mais assustadores da Europa poveglia

lugares mais assustadores da Europailhapoveglia

poveglia lugares mais assustadores

***

Catacumbas de Capuchinhos (Itália): Conhecido também como “Museu da Morte”, este local é uma espécie de galeria na cidade de Palermo, em que os objetos expostos são cadáveres, muitos deles pendurados como verdadeiras obras de arte. Corpos mumificados dividem as atenções entre citações do Novo Testamento e esqueletos vestidos. Entre as “atrações” mais conhecidas do museu criado em 1599, está o corpo da menina Rosalia Lombardo, que mesmo morta em 1920, aos dois anos de idade vítima de pneumonia, permanece intacto graças ao embalsamento perfeito realizado pelo médico Alfredo Salafia. Apesar de ser uma atração interessante que rende cerca de 40 mil visitantes por ano, creio que não é qualquer pessoa que consegue visitar um museu desses. Eu mesma tô fora…

lugares mais assustadores da Europacapuchinhos

lugares mais assustadores da Europacatacumbacapuchim

lugares mais assustadores da Europacatacumba

Fotos: Globalinfo, Pinterest, 1000 Shadows, Europics, Gakuran, Distractify, Rusmea.com.

 

Postado ao som do álbum “Stranger In This Town” (1991) – Richie Sambora.

Sobre rosegomes

Rose,Tia Rose, Desert Rose ou só Desert, como quiser. Estudante de jornalismo, amante de boa música e boa bebida. Traz no currículo a pretensão de ser um Fábio Massari de saias. Contato: cademeuwhiskey@gmail.com
Esse post foi publicado em Bizarrices e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s