Por que o mundo está cada vez mais chato?

Chatos!

Chatos!

Parece que quanto mais a tecnologia evolui, mais o homem fica burro. E chato. Vivemos em plena era da internet, com diversas redes sociais que possibilitam o compartilhamento de ideias e pontos de vistas distintos, mas a falta de capacidade e inteligência de se respeitar opiniões que diferem da própria, anda tornando estes ambientes virtuais insuportáveis. E não é só por trás da tela de um dispositivo que as coisas andam chatas,  isso vem acontecendo em todo lugar.

De repente você não pode emitir uma opinião que seja diferente da grande maioria, que logo é visto como sendo uma má pessoa. O pior de tudo é que muitas vezes isso pode comprometer o ganha pão daquele que expôs seu ponto de vista e ele acaba se vendo na obrigação de voltar atrás e pedir desculpas pelo que disse. Ou melhor, pedir desculpas porque seu modo de pensar é diferente da grande parte dos cidadãos, caso das declarações recentes do jornalista Zeca Camargo e do músico Ed Motta (que não vou citar porque você certamente já deve estar careca de saber).

b1f65e7b-63eb-4b06-b007-dd24ac26aa41

Pergunta que fica: cadê a tal democracia? Cadê a liberdade de expressão? Cadê o direito de se falar o que pensa, de respeitar o ponto de vista alheio e saber argumentar contra, sem a necessidade de um discurso de ódio?

Tenho minha opinião formada sobre livros de pintar, fotos com filtros de arco-íris, redução da maioridade penal, “ignorantização” da cultura brasileira e por aí vai, porém, não sinto a menor vontade de discutir sobre isso nas redes sociais por motivos de: preguiça. Nessas, posso até perder amizades que estimo, então ao ler qualquer besteira teclada por alguém que prezo procuro contar até 3 e fechar a aba, afinal, tenho coisas mais importantes para me preocupar. Mas infelizmente a grande maioria parece caçar opiniões contrárias à sua apenas pelo prazer de uma discussão voltada ao ódio, já que o bom argumento é para os sábios – poucos – infelizmente.

Talvez você concorde comigo, talvez não (de qualquer modo, não vou voltar atrás e te pedir desculpas). Mas fica aí a reflexão.

Postado ao som do álbum “Várias Variáveis” (1991) – Engenheiros do Hawaii.

Sobre rosegomes

Rose,Tia Rose, Desert Rose ou só Desert, como quiser. Estudante de jornalismo, amante de boa música e boa bebida. Traz no currículo a pretensão de ser um Fábio Massari de saias. Contato: cademeuwhiskey@gmail.com
Esse post foi publicado em Diversos, Internet, Opinião e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Por que o mundo está cada vez mais chato?

  1. Guilherme disse:

    Muito bom!
    E olha só que curioso sobre as diferenças: sou leitor do seu blog, mas minha preferência musical é jazz. Kkkkk
    Um beijo.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s