Mick Rock, o homem que fotografou os anos 70

Mick Rock o homem que fotografou os anos 70Imagine-se como um dos maiores fotógrafos do rock and roll de todos os tempos, aquele cara que ficou amigo do Syd Barrett e acompanhou a turnê mais icônica de David Bowie. Imaginou? Pois muito que bem, essa pessoa existe, não é você e se chama Mick Rock.

O artista britânico iniciou-se no universo da fotografia por intermédio do fundador do Pink Floyd, Syd Barrett, que ao ver Rock fotografando alguns amigos o convidou para que fizesse um ensaio dele, o que acabou resultando na capa de seu álbum solo, The Madcap Laughs, de 1970. Começava aí a promissora carreira do jovem que ficaria conhecido como “o homem que fotografou os anos 1970”.

syd-rock

“Quando eu fotografava nos anos 1970 era para acompanhar a música. Nós vivíamos num universo muito menos visual e, antes de tirar fotografias, costumávamos nos deitar, acender um baseado e escutar música”, contou certa vez ao site The Guardian.

Pelas lentes criativas e cheias de movimento de Rock, passaram Queen, Lou Reed, Iggy Pop and The Stooges, The Sex Pistols, The Ramones, Thin Lizzy, Blondie e muitos outros. Mas foi sem dúvida o trabalho executado ao lado do eterno Rei Camaleão, David Bowie, um dos mais importantes feitos por Mick: os registros da criação e nascimento do personagem Ziggy Stardust e toda sua turnê. “Bowie foi como um presente. Nem todo mundo o apreciava na época, porém, quando o mundo o descobriu, ele não conseguiu mais se livrar dos malditos fotógrafos.”

Bowie_SaxFullLengthColor_London1973cMickRock011_l la-et-ms-photo-exhibition-mick-rock-david-bowie-20151027

Rock, que também é o responsável pelas capas antológicas de Raw Power, de Iggy Pop e Stooges; Transformer, de Lou Reed; e Queen II, do Queen, publicou uma série de livros com seus lendários registros fotográficos e produziu diversas exposições, tendo uma delas – It’s Rock – vindo recentemente à São Paulo.

Mick_Rock-Lou_Reed-Transformer_Album_Cover

IslBG

Hoje em dia Mick – que trocou Londres por Nova Iorque – segue fotografando os grandes nomes da música da atualidade. The Killers, Johnny Marr, The Black Keys, The YeahYeahYeahs, Daft Punk e Mötley Crue são só alguns bons exemplos das “vítimas” de suas lentes rebeldes.

4ca14903e13745c42486112b905adac0

5db71e7c25448dc4103a68ceaed3e67995df98fe684cde3e93c66e6b7850819e

10440601588295

Stooges1972(c)MickRock pr_rock_bowie_iggy_lou_1972

Mais sobre o artista você encontra em seu site oficial.

Postado ao som do álbum “Hot Fuss” (2004) – The Killers.

Sobre rosegomes

Rose,Tia Rose, Desert Rose ou só Desert, como quiser. Estudante de jornalismo, amante de boa música e boa bebida. Traz no currículo a pretensão de ser um Fábio Massari de saias. Contato: cademeuwhiskey@gmail.com
Esse post foi publicado em Fotografia e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s