8 fatos musicais que explicam porque a década de 80 foi a melhor de todas

8 fatos musicais que explicam porque a década de 80 foi a melhor de todas

A década de 80 é considerada por muitos como a melhor de todas. Filmes inesquecíveis, brinquedos únicos e toda uma atmosfera que até hoje enche de saudade os tiozinhos mais saudosos. Mas foi em termos musicais que os anos 80 realmente renderam e nos próximos oito tópicos eu te explico o porquê. Dá um confere:

#1. Rock in Rio – Foi durante a década de 80 – mais precisamente em 1985 – que aconteceu o maior festival de música da América Latina, o Rock in Rio. Entre os dias 11 e 20 de janeiro, grandes nomes do Rock and Roll mundial e nacional subiram ao palco da Cidade do Rock e enlouqueceram um público de 1 milhão e 380 mil pessoas.

 

#2. Hollywood Rock – Foi também durante os saudosos anos 80 que outro festival – o querido Hollywood Rock – surgia em sua primeira versão oficial. Patrocinado pela empresa de tabacos Souza Cruz, o evento contou com bandas nacionais e internacionais que esquentaram o Estádio do Morumbi (SP) e a Praça da Apoteose (RJ) durante 4 noites de puro Rock and Roll.

 

#3. Auge do Rock Nacional – Foi durante os anos 80 que o rock nacional viveu seu auge. Os melhores discos foram gravados, as melhores letras foram compostas, as músicas que o Supla cantava eram legais! Respirava-se boa música nos quatro cantos do país. Paralamas do Sucesso, Titãs, Barão Vermelho, Golpe de Estado, Plebe Rude e tantos outros grandes nomes marcaram de vez toda uma geração.

#4. Programas Videoclípticos – Somente quem viveu numa era sem internet – e por consequência, sem Youtube – é que sabe dar valor aos grandes programas de videoclipes que passam na tv nos anos 80. Sábado Som, Som Pop e Clip Trip eram alguns bons exemplos de atrações que apresentavam aos apaixonados por música tudo o que estava rolando de bom no momento.

#5. Os videoclipes tinham historinhas mais interessantes – Nada de efeitos tecnológicos, os clipes tinham histórias divertidas e bonitinhas. Quem não se lembra do vídeo de The Goonies ‘R’ Good Enough da Cyndi Lauper, que foi baseado no filme Os Goonies e era cheio de ação e cenas hilárias? Isso sem contar nas super produções de Michael Jackson – Thriller é um bom exemplo disso – e Madonna, toda poderosa cantando Material Girl. Deixo abaixo um ótimo exemplo de como os registros videoclípticos dos anos 80 eram infinitamente melhores – e mais bizarros – do que os que vieram depois:

 

#6. Você ligava a TV num programa de auditório e uma banda muito legal estava lá – Nos anos 80 não era muito difícil – não era NADA difícil – ligar a TV num desses programas populares e dar de cara com o Paralamas ou o Barão Vermelho. O Titãs nos programas do Raul Gil era a coisa mais comum do mundo e assistir Plebe Rude no Chacrinha era como ver o Luan Santana no Faustão! (ok, comparação musical infeliz, me julguem). Ou seja, saudades infinitas de ligar a TV e dar de cara com boa música a qualquer hora do dia…

#7. O Cazuza ia no show da Xuxa e o Paralamas no Bozo! – Se hoje eu sou uma adulta com bom gosto musical eu devo parte disso à tudo que conheci na infância e toda criança assiste programas infantis. O mais legal de tudo era assistir a Xuxa e de repente o Cazuza aparecer cantando ou então ligar no Bozo e ver os caras do Paralamas fazendo um som. Momentos televisivos únicos!

 

 

#8.  A trilha sonora das novelas só tinha músicas boas – Como já postado aqui, antigamente as novelas além de apresentar histórias muito melhores do que as de hoje, ainda nos presenteavam com trilhas sonoras de primeira. Era comum assistir aos folhetins e ouvir por tabela o que de melhor existia em termos musicais nas paradas. Pra se ter uma ideia, bandas como Bon Jovi (quando era bom mesmo), Scorpions, U2 e até Genesis (!!!!) figuravam em horário nobre.

 

Postado ao som do álbum “The Joshua Tree” (1987) – U2.

Sobre rosegomes

Rose,Tia Rose, Desert Rose ou só Desert, como quiser. Estudante de jornalismo, amante de boa música e boa bebida. Traz no currículo a pretensão de ser um Fábio Massari de saias. Contato: cademeuwhiskey@gmail.com
Esse post foi publicado em Listas, Música, Shows, TV, Videoclipes e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s