Guy Groups: os meninos de ouro da Motown

guy-groups-os-meninos-de-ouro-da-motownPrecursores das boy bands (só que com qualidade indiscutivelmente superior), os guy groups – grupos formados apenas por rapazes (dãr) – foram peça fundamental na história da lendária Motown Records e se tornaram ícones de uma geração. Traziam características que se tornaram marca registrada do estilo: canções que exaltavam o amor embaladas por coreografias singulares. Talvez os maiores representantes do gênero (ou mais populares) sejam os meninos do Jackson 5, fenômeno mundial que revelou o grande astro pop, Michael Jackson.

Assim como no post das girl groups que você conferiu aqui, separei três entre tantos grupos incríveis da Motown. Dá um ligo esperto:

**********

spinnersThe Spinners: Formado em 1954, na cidade de Detroit, EUA, o grupo também era conhecido como “Detroit Spinners” ou “Motown Spinners”, para que não fosse confundido com um grupo britânico de mesmo nome. Mantendo sempre a mesma linha de 5 integrantes, o grupo já passou por diversas formações e ainda hoje segue em atividade. Ao todo são mais de 30 álbuns entre trabalhos de estúdio, registros ao vivo e compilações. Entre os grandes destaques do Spinners estão as músicas I´ll Be Around, Could It Be I’m Falling In Love, It’s a Shame e One Of A Kind.

*******

fourtopsFour Tops: Assim como os Spinners, o Four Tops também foi formado em 1954 e em Detroit, mas o grupo tem um senhor diferencial: foi o único a permanecer com a mesma formação por 40 anos! Seguindo na ativa e fazendo grande sucesso, o quarteto ainda conta com um integrante da formação original. A discografia traz mais de 30 álbuns e diversas participações em compilações da Motown. Entre as grandes canções do Four Tops destaco as incríveis I Can’t Help Myself (Sugar Pie Honey Bunch), Reach Out I’ll Be There, It´s The Same Old Song e Standing In The Shadows Of Love.

*******

temptationsThe Temptations: Contando com cinco integrantes e dançarinos em sua formação, o Temptations nasceu em 1960, também em Detroit e foi o responsável por um dos maiores hits fabricados pela Motown: a clássica e fantástica My Girl. O estilo do quinteto, que passou por inúmeras formações, deu uma leve alterada no final dos anos 60 e passou a apresentar em seu repertório músicas mais voltadas a um estilo de soul psicodélico. Os Temptations continuam na ativa e já produziram mais de 30 álbuns, tendo alguns deles saído por outras gravadoras. Entre os grandes destaques do grupo estão a já citada My Girl e as grandes Papa Was A Rolling Stone, Just My Imagination (Running Away With Me) e I Can´t Get Next To You.

 

Postado ao som do álbum “Meet the Temptations” (1964) – The Temptations.

Sobre rosegomes

Rose,Tia Rose, Desert Rose ou só Desert, como quiser. Estudante de jornalismo, amante de boa música e boa bebida. Traz no currículo a pretensão de ser um Fábio Massari de saias. Contato: cademeuwhiskey@gmail.com
Esse post foi publicado em Música, Soul e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s