Ross Halfin, o preciso olhar do rock and roll

ross-halfin-o-preciso-olhar-do-rock-and-rollSabe aquela foto fantástica do The Clash que você viu outro dia numa revista? Foi feita pelo Ross Halfin. E aquelas outras do Ozzy Osbourne que um amigo seu compartilhou no Facebook? Também foi ele, Ross Halfin. E os registros incríveis dos bastidores da turnê do Metallica que você viu num site? Sim, mais uma vez foi ele, Ross Halfin. O fotógrafo britânico é um dos mais consagrados e conhecidos no meio da música. É muito difícil não encontrarmos um trabalho dele por aí. Você mesmo já deve ter visto vários!

Halfin iniciou na fotografia nos anos 70, quando ainda era um estudante de Artes. Entrava nos shows munido de sua câmera Pentax – devidamente escondida – e fazia a festa. Depois enviava os registros para os principais veículos midiáticos musicais. Tanta “aventura” deu certo. Pouco tempo depois o moço já clicava os maiores nomes da cena punk  – e posteriormente – do heavy metal.

De Sex Pistols a Rush. Do Aerosmith ao Black Sabbath. São inúmeras as lendas da música clicadas pelas lentes poderosas do fotógrafo, que nos anos 80 foi um dos fundadores da revista Kerrang!, uma das publicações mais importantes voltadas ao rock e suas vertentes.

black-sabbath-bw55 black-sabbath-bw61 bon-scott clash-bw05 davelemmy joe-perry ozzy slashO cara registrou momentos únicos dos integrantes das maiores bandas do heavy metal mundial – Iron Maiden e Metallica – e além de tudo, ainda virou amigo íntimo dos músicos. Tanto “trabalho” – quem me dera trabalhar desse jeito! – rendeu alguns livros incríveis como Iron Maiden — Fotografias, que retrata diversas fases da banda sob o olhar curioso de Halfin, que acompanhou o grupo por quase 30 anos (!!) e The Ultimate Metallica, que segue a mesma pegada. Haja história!

ironmaiden iron-maiden-970-80 maiden metallica-cliff-burton-by-ross-halfin metallica1 metallica-colour753Atualmente o fotógrafo continua na ativa registrando os melhores momentos da música dentro e fora dos palcos, para a nossa sorte!

Mais sobre Ross Halfin você confere em seu site oficial.

Postado ao som do álbum “Life” (1983) – Thin Lizzy.

Sobre rosegomes

Rose,Tia Rose, Desert Rose ou só Desert, como quiser. Estudante de jornalismo, amante de boa música e boa bebida. Traz no currículo a pretensão de ser um Fábio Massari de saias. Contato: cademeuwhiskey@gmail.com
Esse post foi publicado em Fotografia, Música e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s