Curiosidades Nacionais: Orquestra Som Bateau

curiosidades-nacionais-orquestra-som-bateau

Se você é uma pessoa “mais experiente na vida” (pra não dizer um tio, uma tia), certamente já ouviu falar da Orquestra Som Bateau e seus incontáveis discos. Agora, se você ainda não chegou nessa fase e nunca ouviu falar, talvez ache tudo um pouco diferente do que está acostumado a ouvir por aí e até mesmo goste. Ou não.

A Orquestra Som Bateau foi uma compilação de discos de grande sucesso na década de 70. Ganhou esse nome em homenagem à uma boate carioca badaladíssima dos anos 60. Nos álbuns, foram reunidos os maiores sucessos (nacionais e internacionais), divididos em duas músicas por faixa.

Criada pela gravadora Phonogram /Polydor (Phillips), a série de discos retratava o cenário musical da época, afinal estavam compilados os hits mais populares das rádios brasileiras, que ganharam uma nova roupagem através dos músicos da orquestra, esta aliás que variava seus integrantes a cada álbum.

Naquele tempo era muito comum as gravadoras produzirem grupos de estúdio, que reproduziam covers em pequenos selos, assim podiam vendê-los a preços mais populares. Não há muita informação sobre todos os músicos que participaram do projeto, mas sabe-se que entre os nomes mais conhecidos da época estavam The Fevers, Hyldon, Golden Boys, a banda Azimuth e ainda os que, por fazerem parte de outras gravadoras, não se identificavam.

Assim, a cada disco inventava-se um novo tema e eram contratados novos músicos. Tinha a “Orquestra Som Bateau Ataca Para os Namorados” (apenas com temas românticos), “Orquestra Som Bateau Ataca de Nostalgia” (com sucessos dos anos 50 e 60), “Orquestra Som Bateau Ataca Para Todas as Festas” e por aí vai…

Eu ainda não era nascida na época, mas meus pais tinham alguns volumes da série e eu ouvia muito na infância. Foi inclusive através destes discos que conheci muita coisa boa como Hyldon, Tim Maia, Raul Seixas, entre outros.

cademeuwhiskey_sombateau

Volume 11, meu preferido desde os 8 anos de idade

Hoje em dia ao ouvir estes álbuns (alguns estão disponíveis no Spotify), a galerinha mais nova pode até achar brega, mas eles eram uma verdadeira sensação nas festas de décadas atrás!

*****

Postado ao som do álbum “Na rua, Na Chuva, Na Fazenda – Edição Especial de 30 anos” (2005) – Hyldon.

Sobre rosegomes

Rose,Tia Rose, Desert Rose ou só Desert, como quiser. Estudante de jornalismo, amante de boa música e boa bebida. Traz no currículo a pretensão de ser um Fábio Massari de saias. Contato: cademeuwhiskey@gmail.com
Esse post foi publicado em Álbuns, Música, Versões e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Curiosidades Nacionais: Orquestra Som Bateau

  1. Songy disse:

    Poxa! Voltei no tempo sem pegar carona no Delorean! Não me lembro de ter conhecido alguém nas últimas décadas que sacava a Orquestra Som Bateau e seus hits homenageados!
    Ok! Pode me chamar de tiozinho (41 no RG), mas não tenho (ainda) barriga de chopp nem sou calvo! Haha!
    Muitos sons por aí! Boas vibes Rose!

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s