The Most Beautiful Suicide: a bela face da morte eternizada em uma imagem

the-most-beautiful-suicide-a-bela-face-da-morte-eternizada-em-uma-imagem

“A morte de uma mulher bonita é, sem dúvida, o tópico mais poético do mundo” – Edgar Allen Poe.

A morte não é um assunto agradável de ser abordado, ainda mais quando se trata de suicídio, mas a sensibilidade por trás de uma lente fotográfica pôde enxergar beleza até mesmo num momento lúgubre.

ev4

Evelyn McHale.

Manhã de quinta-feira, 1º de maio de 1947. A jovem americana Evelyn McHale, 23 anos, retornava do encontro com seu noivo Barry Rhodes, estudante universitário da Pensilvânia. Aparentando certa alegria, a garota – que estava de casamento marcado para o mês seguinte – embarcou  numa viagem de trem para Manhattan. Ao invés de seguir seu rumo para casa, Evelyn se hospedou num hotel localizado a três quadras do Empire State Building. No quarto, redigiu seu bilhete de despedida.

**“Não desejo que ninguém da família nem fora dela veja qualquer parte de mim. Peço que destruam meu corpo por cremação. Peço a vocês e à minha família: não façam qualquer serviço fúnebre para mim. Meu noivo me pediu para casar com ele em junho. Eu não acho que daria uma boa esposa para ninguém. Ele ficará muito melhor sem mim. Digam a meu pai que tenho em demasia as tendências de minha mãe”.

**O bilhete foi encontrado junto ao casaco que Evelyn deixou na plataforma de observação. A parte em que a garota se referia ao noivo estava riscada como acima.

Pouco tempo depois, Evelyn se dirigiu ao emblemático edifício Empire State, onde comprou um bilhete de acesso ao observatório panorâmico, localizado no 86° andar. Já no alto do arranha-céu, a moça – que segundo testemunhas aparentava tranquilidade – jogou sua echarpe branca, que flutuou prédio abaixo. Em seguida saltou para a eternidade num vazio de mais de 300 metros.

Perto dali, o aspirante a fotógrafo Robert Wiles ouviu um forte estrondo. Munido de sua câmera, o rapaz correu em direção àquele forte e pavoroso barulho. Quatro minutos após a queda de Evelyn, Wiles faria as fotos mais impactantes já vistas sobre um suicídio.

Apesar do forte impacto, o corpo da garota caiu quase que estrategicamente sobre uma limousine das Nações Unidas estacionada na calçada. Sim, estrategicamente. Ao olharmos a fotografia tirada por Wiles fica impossível imaginar que um corpo caído do 86º andar de um edifício, tenha se encaixado perfeitamente em meio a ferros retorcidos. A visão de Evelyn morta mais se assemelha à imagem de uma bela adormecida recatada, com suas pernas levemente cruzadas e uma das mãos segurando delicadamente o colar que levara no pescoço. Era como se tivesse deitado apenas para pousar para uma sessão de fotos.

may-1947-life-magazine

“Ao pé do Empire State Building, o corpo de Evelyn McHale repousa serenamente num grotesco esquife. Ao cair, o corpo estraçalhou o teto de um carro estacionado”. (Revista Life, 12/05/1947)

Dona de uma beleza notavelmente perturbadora e com ares até mesmo poéticos, a imagem eternizada por Robert Wiles foi vendida à revista Life e  “batizada” como “The Most Beautiful Suicide”, ou “O Mais Belo Suicídio”, tendo anos depois ganhado uma versão artística de Andy Warhol chamada Suicide (The Fallen Body). Em 1995 a banda americana Machines Of Loving Grace retratou a fotografia na capa do seu terceiro álbum, “Gilt”. Quanto ao jovem Wiles, autor do lendário registro, nunca mais se ouviu falar.

ev6

Depressão, bipolaridade ou algum tipo de esquizofrenia? O que teria levado uma jovem e bela garota prestes a se casar, a pular do alto de um arranha-céu? Nunca saberemos.

******

Postado ao som do álbum “Resonate” (2016), Glenn Hughes.

Sobre rosegomes

Rose,Tia Rose, Desert Rose ou só Desert, como quiser. Estudante de jornalismo, amante de boa música e boa bebida. Traz no currículo a pretensão de ser um Fábio Massari de saias. Contato: cademeuwhiskey@gmail.com
Esse post foi publicado em Bizarrices, Fotografia e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s