Belas capas através dos anos: 1990

belas-capas-atraves-dos-anosMuita coisa aconteceu e marcou os anos 90. O surgimento de novas vertentes musicais e estilos no comportamento em geral fizeram desta década uma das mais interessantes e queridas. Mas será que tudo isso influenciou também nas capas dos álbuns lançados naquela época? Influenciando ou não, muito disco bom foi feito e muita capa bonita também! Dá um ligo:

Dream Theater – Awake (1994): O terceiro e um dos mais importantes álbuns da banda traz a incrível arte de Larry Freemantle, responsável também pelo design artístico de Images and Words (1992), disco anterior dos caras. Freemantle criou, a pedido dos músicos, uma imagem contendo diversas referências às faixas contidas no álbum, como o relógio na Lua marcando 6h00, um espelho, uma aranha no meio da teia, entre outras.

dream-theater-awake

Pink Floyd – PULSE (1995): Em 1995 o Pink Floyd lançou PULSE, álbum ao vivo gravado na Europa  e  Estados Unidos, durante a turnê  do disco The Division Bell. Para ilustrar sua arte, mais uma vez foi recrutado o talentosíssimo Storm Thorgerson, responsável por capas não só do Pink Floyd, como de outras grandes bandas. A imagem mostra um globo ocular próximo a um planeta e tem como fundo várias figuras e texturas. De quebra, ainda faz alusão à lenda de The Dark Side Of The Rainbow, com imagens subliminares que somente enxergando bem de perto podemos perceber, como uma garota com sapatos vermelhos (Dorothy, a personagem principal do filme) e a silhueta de um homem de lata.

pink-floyd-pulse

Oasis – (What’s the Story) Morning Glory? (1995): O segundo álbum do Oasis revolucionou o britpop noventista e impulsionou a banda para o mais alto status do sucesso. Apesar de simples, a capa de (What’s the Story) Morning Glory?  traz uma imagem  que enche os olhos e pode ter diversas interpretações. Feita pelo fotógrafo inglês Brian Cannon, mostra dois homens caminhando na pequena Berwick Street, no bairro de Soho, Londres. Um deles é o próprio Cannon e o outro, o DJ londrino Sean Rowley. “Eu queria uma rua que fosse reta, ladeada por prédios e uma perspectiva que apresentasse um ponto de fuga. Visitamos várias ruas em Londres e encontramos a Berwick. Eu nunca tinha visto aquela rua sem nenhum carro. Foi uma oportunidade inacreditável”, contou o fotógrafo ao portal UOL.

oasis-whats-the-story-morning-glory

Uriah Heep – Sea Of Light (1995): Para ilustrar belamente a capa do 19º álbum da banda britânica Uriah Heep, foi recrutado o respeitado artista Roger Dean, que até então já havia contribuído outras duas vezes com o Uriah e pela terceira vez passou com honestidade para o papel uma imagem que soube reproduzir o conteúdo musical do disco dos caras. Ao todo, o design participou de cinco capas da banda.

uriah-heep-sea-of-light

Asia – Arena (1996): A capa de Arena, sétimo álbum da banda inglesa de rock progressivo Asia, conta com o trabalho do artista Rodney Matthews, que inclusive já colaborou em outros dois trabalhos do grupo: o disco de estúdio Aqua (1992) e a coletânea Archiva (1996). Matthews, além de bom desenhista também é músico, nos anos sessenta chegou a ter uma banda e se apresentar no mesmo palco que grandes nomes como Cream, Yes, e Genesis.

asia-arena

Bruce Dickinson – Skunkworks (1996): O terceiro álbum solo de Bruce Dickinson se afasta do que o vocalista fez e ainda faz à frente do Iron Maiden e até mesmo do que costuma fazer em sua carreira solo. A diferença já começa pela capa. Esqueça o mascote Eddie, outros desenhos ou as fotos bizarras do cantor fazendo suas estripulias em cima do palco. Skunkworks traz um belo trabalho do grande artista Storm Thorgerson, responsável pelas capas mais clássicas da música.

skunkworks-bruce-dickinson

Stratovarius – Visions (1997): Feita por Andreas Marschall, a capa do disco conceitual Visions define bem em sua arte o tema central do álbum: as profecias de Nostradamus. O que fica evidente através da ilustração das “mãos” do profeta, que tem suas “visões” sobre a humanidade. Esse aliás é um dos mais importantes trabalhos da banda, que abriu as portas para o reconhecimento mundial dos caras, como um dos maiores ícones do metal melódico.

stratovarius-visions

Nightwish – Angels Fall First (1997): Garry Black é  nome que está por trás da capa do primeiro álbum da banda finlandesa Nightwish. O fotógrafo canadense conseguiu captar em uma única imagem a “fantasia” de um mundo habitado por fadas, gnomos, elfos, belas e feras, contidas nas faixas do disco, de uma maneira intensa e madura.

nightwish-angels-fall-first

Echo & The Bunnymen – What Are You Going to Do with Your Life? (1999): Na foto de Kevin Westenburg, o vocalista Ian McCulloch caminha por uma estrada visivelmente deserta, tendo à sua frente um longo caminho a percorrer, o que dá a sensação de “o que vou fazer?” que o título do disco e da primeira canção dele sugerem. “São canções dedicadas a qualquer um que tenha coração”, disse McCulloch à época de seu lançamento.

echo-the-bunnymen-what-are-you-going-to-do-with-your-life

Santana – Supernatural (1999): O desenho multicolorido que ilustra Supernatural, 17º trabalho da banda Santana e um dos álbuns de maior sucesso do guitarrista e líder Carlos Santana, é obra do artista americano Michael Rios, que desde 1986 conhece o músico. Ao todo foram 5 capas feitas para a banda, além de ilustrar cenários para turnês, instrumentos e até mesmo roupas para o músico.

santana-supernatural

********

Postado ao som do álbum “The Great Divine” (2014) – Allen Lande.

Anúncios

Sobre rosegomes

Rose,Tia Rose, Desert Rose ou só Desert, como quiser. Estudante de jornalismo, amante de boa música e boa bebida. Traz no currículo a pretensão de ser um Fábio Massari de saias. Contato: cademeuwhiskey@gmail.com
Esse post foi publicado em Capas de Disco e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s