Sobre plágio e bandidos virtuais

Quando comecei com este blog (há 5 anos), eu apenas queria exercitar minha escrita e colocar em prática o que estava aprendendo na faculdade de jornalismo. Hoje, já formada, continuo escrevendo nele por pura paixão e também por respeito aos leitores que conquistei.

Quando você decide se matricular num curso de jornalismo e frequentar as aulas, deve estar ciente de que no mínimo terá que botar a caixola pra funcionar e escrever. Escrever muito.

Meu trabalho no Cadê Meu Whiskey? não é tão simples. Nunca gostei de postar sobre qualquer coisa, escrito de qualquer jeito ou apenas mais do mesmo. Procuro, em respeito aos leitores, apresentar um diferencial em cada publicação, mesmo que os assuntos abordados sejam “batidos”. Pesquiso – e muito – sobre o tema abordado, estudo mesmo, pra valer. Muitas vezes desisto de determinado assunto porque acredito não ter os dados necessários para apresentar um texto de qualidade.

Nunca fui adepta do CTRL C + CTRL V, na verdade sempre tive vergonha alheia de quem faz isso. Acredito que se você se diz apaixonado pelo jornalismo e não tem capacidade de criar um texto é porque alguma coisa está errada.

Me empenho muito para trazer um material de qualidade paras as pessoas que perdem seu precioso tempo lendo o Cadê Meu Whiskey? e me sinto muito agredida quando copiam o meu conteúdo, ainda mais quando não me dão os devidos créditos, o que é pior.

Copiar e colar em seu blog ou fazer um vídeo e publicá-lo no Youtube lendo um texto feito por mim (na íntegra, sem mudar nenhuma vírgula sequer, como o que aconteceu nesta semana) é PLÁGIO e não faz de você um jornalista.

PLÁGIO É CRIME FEDERAL PREVISTO NA LEI 9.610 /98

Aos meus leitores minhas desculpas pelo desabafo, o post dessa semana não seria esse, mas eu precisava desabafar, espero que entendam. À leitora que entrou em contato comigo para me avisar do vídeo em questão meu muito obrigada! E a você que fez seu vídeo e ganhou inúmeros elogios graças ao meu texto que nem sequer se deu o trabalho de me creditar, eu só gostaria que fizesse um exercício rápido: pare por uns 5 minutos e pense se você realmente é um jornalista de verdade. Se jornalistas de verdade apresentam como sendo seus, conteúdos feitos por outros. Por que você fez faculdade? Você realmente gosta de escrever?

Cara envergonhe-se, você é uma farsa!

Você que mantém um blog ou canal no youtube copiando conteúdo alheio é um ladrão virtual.

PS: As providências já estão sendo tomadas para que esse caso se resolva e galera, mais uma vez desculpa o desabafo!

Para mais informações acesse o site do Planalto e fique por dentro desta lei.

 

Postado sem trilha sonora pois eu estou muito p. da vida!

Sobre rosegomes

Rose,Tia Rose, Desert Rose ou só Desert, como quiser. Estudante de jornalismo, amante de boa música e boa bebida. Traz no currículo a pretensão de ser um Fábio Massari de saias. Contato: cademeuwhiskey@gmail.com
Esse post foi publicado em Opinião e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Sobre plágio e bandidos virtuais

  1. Darosamath disse:

    Isso me lembra uma vez que um amigo meu que escreveu um conto e não gostou do resultado, mas estava publicado no blog dele. Passou um tempo, alguém pegou o texto dele e fez registro junto a Biblioteca Nacional com se fosse o “autor legítimo”.

    Curtir

  2. Gabriel Pugliani disse:

    Rose, primeiramente, não quis causar transtorno algum.
    Vi seu texto no blog e recebi um STRIKE no youtube, mas me lembro que eu mesmo perguntei a você e pedi para usar seu texto, você me autorizou, lembra (em anexo no email que lhe enviei)? Não entendi o porque disso tudo.

    Me desculpe em todo caso. Meu canal tem mais de 600 vídeos com textos autorais, achei seu texto muito bom, foi isso.
    Entrarei com uma CONTRANOTIFICAÇÃO, pois tenho documentado seu email autorizando o uso do texto.

    Tenho muito respeito e sou honesto acima de tudo.

    Curtir

Deixe um comentário

