Os donos da capa: Storm Thorgerson

Storm Thorgerson (1944 – 2013)

Sem eles as capas de discos não teriam a menor graça e muito álbum bom perderia aqueles seus 50% de charme. Costumo dizer que um bom disco começa pela capa e sim, é verdade, muitas vezes somente a capa é boa ou vice-versa, mas quando a combinação é bem sucedida temos verdadeiras obras de arte e devemos tudo a eles: os designers gráficos, ilustradores e artistas, os verdadeiros donos da capa!

A figura do post de hoje é um dos nomes mais icônicos do meio. Storm Thorgerson revolucionou a arte e criou os trabalhos mais lendários, ousados e singulares dentro do contexto das capas de discos. Seu estilo conceitual e surrealista estampa os principais trabalhos de grandes nomes da música, misturando imagens sombrias à realidade, criando elementos irreais e sutilmente absurdos.

Estudante de cinema na Royal Academy of Arts em Londres, o artista inglês fundou em 1968 – junto a seu colega de faculdade Aubrey Powell – o coletivo de design gráfico Hipgnosis, responsável pela criação das mais importantes capas de discos das décadas seguintes. T.Rex, Electric Light Orchestra, Led Zeppelin, Emerson, Lake & Palmer e em especial Pink Floyd, são alguns exemplos de grandes bandas que tiveram suas capas idealizadas pelo grupo de Thorgerson, o grande responsável pelo Hipgnosis.

 

Mesmo com as atividades de seu grupo de design encerradas no começo da década de 1980, o artista continuou o trabalho a frente das capas de discos, além de dividir seu tempo em uma produtora de vídeos musicais.

Thorgerson tinha um talento único: era capaz de traduzir o conteúdo de um álbum através de sua arte que estampava a capa do disco e ali contava resumidamente o que o ouvinte encontraria nas faixas. Ele morreu em abril de 2013, aos 69 anos, em decorrência de um câncer. Deixou um legado riquíssimo de sua arte singular e preciosa, através de suas incontáveis obras.

 

Você encontra mais sobre o trabalho do artista aqui e aqui.

 

Postado ao som do álbum “Waiting For The Sun” (1968), The Doors.

Anúncios

Sobre rosegomes

Rose,Tia Rose, Desert Rose ou só Desert, como quiser. Estudante de jornalismo, amante de boa música e boa bebida. Traz no currículo a pretensão de ser um Fábio Massari de saias. Contato: cademeuwhiskey@gmail.com
Esse post foi publicado em Capas de Disco e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s