Charles Peterson e as lentes do grunge

Se o grunge pudesse ser representado em apenas uma imagem ela certamente seria feita pelas lentes de Charles Peterson, o grande responsável pelos registros mais emblemáticos da cena, nascida em Seattle entre o fim dos anos 80 e começo dos 90.

Fotografias em preto e branco com muito movimento e parcialmente borradas são a marca registrada do fotógrafo americano. “Eu sempre quis congelar esse momento exato e depois deixar a luz ambiente fazer a coisa toda com uma velocidade de obturação mais longa”, explicou o rapaz em entrevista à Billboard.

Nascido em Washington Peterson se mudou para Seattle ainda nos anos 80 após concluir a faculdade, onde, aliás, já havia feito alguns trabalhos para o colega Mark Arm (Green River e Mudhoney). Trabalhava fotografando as bandas independentes que tocavam em pequenos bares e assim conheceu os primeiros nomes que emergiam na cena grunge.

L7, Pearl Jam, Soundgarden, Alice in Chains, Hole e Screaming Trees são alguns dos nomes que passaram pelas lentes dinâmicas de Charles Peterson. Mas a banda que mais rendeu registros, sem dúvida, foi o Nirvana. “Eu nunca vi uma foto ruim de Kurt. Ele gostava de fotografia e de ser fotografado. Ele te daria o tempo que fosse necessário para você capturar uma boa imagem. Algumas vezes ele parecia um astro de cinema e em outras, um mendigo. E quando você o vê nas fotos, ele é simplesmente lindo.”

Com a morte de Kurt e o enfraquecimento da cena grunge, Peterson voltou suas fotos para outros projetos, capturando subculturas musicais e produzindo livros, como “Cypher” e “Screaming Life : A Chronicle of the Seattle Music Scene”, entre outros.

Mais sobre o trabalho do artista você confere aqui.

Postado ao som do álbum “Superunknown” (1994), Soundgarden.

Anúncios

Sobre rosegomes

Rose,Tia Rose, Desert Rose ou só Desert, como quiser. Estudante de jornalismo, amante de boa música e boa bebida. Traz no currículo a pretensão de ser um Fábio Massari de saias. Contato: cademeuwhiskey@gmail.com
Esse post foi publicado em Fotografia, Música e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s