Os donos da capa: Derek Riggs

Se tem um nome que não pode faltar na lista dos grandes designers de capas ele atende por Derek Riggs, o cara que simplesmente revolucionou a arte de capa dos discos de metal.

Autodidata, o artista britânico chegou a frequentar a escola de arte, mas foi expulso ao reclamar do curso, o que por aí já mostra certa personalidade, que inclusive foi muito bem transportada para o papel.

Riggs criou nada menos que “Eddie the Head”, mascote da banda Iron Maiden, um dos grandes ícones do heavy metal e mudou drasticamente o conceito das capas de discos das bandas do gênero. O personagem nasceu de uma criação do artista para uma possível capa de disco punk e se chamava Electric Matthew Says Hello. “Assim que terminei a primeira figura do Eddie, eu encostei na cadeira e pensei ‘esse desenho vai me fazer rico e famoso’… e então eu pensei ‘não seja idiota’, e fui pegar um café”, contou Riggs ao   CNN Revealed. “Então agora eu sou um pouco famoso, mas ainda não sou rico.

Embora inspirado no movimento punk rock inglês no final dos anos 70, o desenho chamou a atenção de Rod Smallwood, co-manager do Iron Maiden, que procurava uma imagem para a capa do álbum debut da banda. Após algumas alterações feitas para que o personagem se aproximasse mais da proposta musical dos caras, Eddie estava pronto e assim nascia o mascote mais popular do metal.

Riggs foi o responsável por todas as capas do Maiden na década de 80, com a parceria chegando ao fim no começo dos anos 90. Vale destacar que o artista também produziu capas para outros nomes da cena como Stratovarius, Gamma Ray, Timo Kotipelto, o próprio vocalista do Maiden em carreiro solo – Bruce Dickinson – entre outros. Além de um livro lançado ele permanece produzindo incríveis capas de disco, o que, aliás, ele faz de melhor.

 

Mais sobre o artista você confere aqui.

Postado ao som do álbum “Em Vivo!” (2012), Iron Maiden.

 

Anúncios

Sobre rosegomes

Rose,Tia Rose, Desert Rose ou só Desert, como quiser. Estudante de jornalismo, amante de boa música e boa bebida. Traz no currículo a pretensão de ser um Fábio Massari de saias. Contato: cademeuwhiskey@gmail.com
Esse post foi publicado em Capas de Disco e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Os donos da capa: Derek Riggs

  1. Darosamath disse:

    Essa arte do álbum Powerslave é muito bacana.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s