Parece, mas não é: 3 fatos musicais que mostram que você pode ter sido enganado

Photoshop: preciso fazer um curso urgente.

Não é de hoje que notícias falsas enganam muita gente por aí e com o surgimento da internet, boatos de todos os tipos triplicaram. É muito fácil inventar uma notícia qualquer, jogar num site ou rede social e acompanhar sua evolução como uma bola de neve. Mas também é graças à internet que na grande maioria das vezes temos as ferramentas necessárias para fazermos uma boa pesquisa e matarmos aquela dúvida que há tempos nos persegue.

Não tá entendendo do que eu tô falando? Então dá um confere rapidão em 3 exemplos de fatos que talvez você nunca tenha ouvido falar ou até conheça, mas pensava que era verdade porque algum desocupado afirmou que era. MAS NÃO ERA.

 

#1. Participação do Bono na música Sundown da banda Elwood: em maio do ano 2000 a banda Elwood, projeto do músico e compositor Prince Elwood Strickland com o co-produtor Brian Boland, lançava seu álbum debut intitulado The Parlance of Our Time. Das 10 faixas do disco, a primeira – Sundown, cover da canção originalmente gravada em 1974 pelo cantor canadense Gordon Lightfoot – foi a escolhida como carro chefe. Com uma vibe ~ Charlie Brown Jr ~ a música estourou por aqui e era facilmente tocada nas rádios rock da época, como a 89 e a Brasil 2000 (em São Paulo). Essas mesmas rádios anunciavam equivocadamente que o hit contava com a participação de Bono, vocalista do U2, afinal a partir dos 3:14 da música um falsete aos moldes da fat lady que Bono faz como ninguém, começa a dar as caras na canção, o que na época confundiu muita gente, inclusive essa que vos escreve (que era apenas uma adolescente e não tinha muito conhecimento musical). A já citada rádio 89 chegou até mesmo a incluir a canção em um dos seus cds promocionais e adivinhe o que aparece na capa? Isso mesmo, o nome do Bono como participante da faixa. No site da rádio online Last FM também consta o equívoco:

Não sei quem foi e nem de onde tirou a ideia de que o vocalista participou da gravação de Sundown. A única coisa que talvez ligue Bono ou o próprio U2 à banda Elwood é o fato do álbum dos garotos ter sido produzido por Steve Lillywhite, conhecido por trabalhar com os irlandeses. A voz até lembra um pouco (bem pouco) o cantor, mas não se trata dele.

Portanto a participação de Bono na canção Sundown do Elwood é FALSA.

Abaixo, um pequeno documentário sobre os bastidores do clipe de Sundown e o próprio na íntegra, pra quem se interessar.

A música pra você dar um confere:

 

#2. A verdade sobre uma das meninas da capa de Siamese Dream do Smashing Pumpkins: você certamente já deve ter lido sobre uma das garotinhas da capa de Siamese Dream – segundo álbum do Smashing Pumpkins –  em algum blog por aí, mas o que talvez você não saiba é que o que leu provavelmente não é verdade.

Para ilustrar a capa do disco foi recrutada a fotógrafa Melodie McDaniel, que retratou duas menininhas meigamente abraçadinhas. A sessão de fotos ocorreu em 1993, ano do lançamento do álbum. Muito se especulou tempos depois sobre o paradeiro das crianças e como elas estariam após estrelarem a capa de um dos discos mais aclamados da banda e foi descoberto que uma das garotinhas – a da direita da fotografia – se chamaria Ali Laenger, mas e a outra, quem seria?

Em 17 de Fevereiro de 2011, o vocalista da banda, Billy Corgan, publicou em seu twitter uma “descoberta” que deixou os fãs admirados. Corgan declarou que conhecia a menina da capa e que ela era nada menos que a baixista de sua banda, Nicole Fiorentino:

“Só descobri agora esta estranha notícia: a nossa baixista, Nicole, admitiu que ela é uma das garotas na capa de Siamese Dream.”

“Ela disse que não queria que soubéssemos pois talvez não a deixaríamos permanecer na banda.”

Reprodução: Google.

Depois de muito burburinho e reações de surpresa e admiração dos fãs dos Pumpkins, o assistente da fotógrafa revelou que seria impossível que Nicole fosse a outra menina da capa, afinal, as fotos foram realizadas em 1993 quando a baixista tinha 14 anos, ou seja, a metade da idade das pequenas que estampam a capa do disco. Muito provavelmente Corgan notou certa semelhança entre Nicole e a menina e resolveu pregar uma peça em seus fãs. E conseguiu.

Quanto a misteriosa garotinha à esquerda da capa de Siamese Dream, ela foi identificada como LySandra R. e só!

Portanto a afirmação de que a (agora) ex-baixista do Smashing Pumpkins Nicole Fiorentino participou da capa de Siamese Dream é FALSA.

 

#3. A versão do The Doors para Stairway To Heaven do Led Zeppelin: Stairway To Heaven, um dos grandes clássicos da música, imortalizado pelo grandioso Led Zeppelin, teria ganho uma versão psicodélica e viajandona do The Doors?

Circulando há alguns anos pelo Youtube, o áudio traz uma interpretação bem honesta do que seria Jim Morrison e sua banda fazendo uma releitura da canção composta pela dupla dinâmica Jimmy Page & Robert Plant.

Os arranjos, o instrumental e a performance vocal são precisas e quase perfeitas e em muitos momentos nos dão a impressão de realmente estarmos ouvindo a banda californiana. Mas se pararmos pra pensar na data de lançamento do álbum Led Zeppelin IV que contém essa faixa chegamos rapidamente à conclusão de que não poderia ser uma interpretação do Doors em hipótese nenhuma, afinal, o disco do Led foi lançado em novembro de 1971 (Jim Morrison morreu em julho do mesmo ano), e mesmo tendo a banda de Jimmy Page apresentado a canção ao vivo meses antes do lançamento do disco, em março, Morrison já havia se afastado de sua banda e já se encontrava em Paris, onde veio a falecer meses depois.

Na verdade por trás da vigorosa versão Doorsiana da canção do Led Zeppelin estão os caras do The Australian Doors, banda australiana que faz covers excelentes do Doors.

Pesquisando um pouquinho no próprio Youtube dá pra encontrar o vídeo dos caras:

Portanto, a versão de Stairway To Heaven do Led Zeppelin feita pelo The Doors  é FALSA.

 

Postado ao som do álbum “Everything Now” (2017), Arcade Fire.

 

 

Anúncios

Sobre rosegomes

Rose,Tia Rose, Desert Rose ou só Desert, como quiser. Estudante de jornalismo, amante de boa música e boa bebida. Traz no currículo a pretensão de ser um Fábio Massari de saias. Contato: cademeuwhiskey@gmail.com
Esse post foi publicado em Diversos, Listas, Música e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s