CBGB, o indiscutível berço do Punk Rock

Surgido em 1973 no bairro de East Village em NY, o que inicialmente era pra ser um clube com shows de country, bluegrass e blues, se tornou a meca do punk rock. Com apresentações de algumas das bandas mais importantes do cenário quando estas ainda “engatinhavam” rumo ao sucesso, o CBGB & OMFUG, (Country, Bluegrass, and Blues and Other Music For Uplifting Gormandizers – algo como “mais música para levantar o astral dos comilões”), se tornaria um dos grandes ícones das gerações 70 & 80.

Hilly Kristal é o nome do responsável pela empreitada musical. Fundador da casa, só permitia que bandas com som próprio subissem ao palco e assim acabou se tornando “padrinho” de diversos grupos que emergiam pela noite nova-iorquina setentista. Logo que abriu o CBGB não tinha muito público, o que levou Kristal a criar alguns festivais por lá e em pouco tempo o clube chegou a ter noites com lotações esgotadas.

Entre os muitos nomes que passaram pelos palcos do CBGB estão as bandas Television, Blondie (que quando começou a tocar por lá se chamava Angel & The Snakes), Ramones, The Misfits, Iggy Pop, Talking Heads, Patti Smith, The Cramps, Joan Jett e até a brazuca Ratos de Porão.

No final da década de 80, o alto índice de violência afastou temporariamente os shows de punk e hardcore e o clube passou a receber bandas como Living Colour, Sonic Youth e Guns and Roses.

A casa começou a enfrentar problemas financeiros em 2005 e diversos músicos que passaram por seus palcos como Debbie Harry (Blondie) e Steven Van Zandt (Bruce Springsteen), engajaram-se na campanha Save The CBGB, com a intenção de arrecadar fundos para o pagamento das dívidas, mas infelizmente não foram bem sucedidos.

Depois de 33 anos de devoção ao rock – especialmente ao punk rock e à new wave – o CBGB recebeu o último show para encerrar com chave de ouro uma história importantíssima para a música. Assim, em outubro de 2006 – mais precisamente no dia 15 – a casa apresentou sua última atração num icônico show realizado por Patti Smith.

Patti Smith e o baixista Flea (Red Hot Chilli Peppers) no último show do CBGB.

Hilly Kristal morreu pouco tempo depois, em 28 de agosto de 2007, devido a um câncer de pulmão. Seu sonho de levar o bar para Las Vegas nunca saiu do papel.

Hilly Kristal

Mesmo depois de seu encerramento e da morte de Kristal, os amantes do CBGB tentaram deixá-lo vivo de algum jeito. Em 2010 foi lançada a CBGB Radio na plataforma iheartradio e em 2012 foi criado o Festival CBGB com shows gratuitos na Times Square e no Central Park.

A importante casa também foi reproduzida no cinema. Em 2013 o filme CBGB – O Berço do Punk Rock chegou às telas contando a história de Kristal e seu clube. Com participação de atores bem conhecidos do público e até mesmo de Taylor Hawkins, batera do Foo Fighters interpretando Iggy Pop, a película não agradou a crítica e a muitos músicos que passaram pela lendária casa de shows. “Achei muito antiprofissional, infantil. Quando vi o trailer, pensei: ‘isso não vai ser bom’, é a opinião do roteirista e do diretor. E eles não estavam lá, não viram acontecer. Proibi o filme de usar qualquer imagem minha. Ninguém realmente sabe o que aconteceu no início do CBGB. Você pode ler um livro, ouvir histórias, mas é preciso ter estado lá para viver a experiência. É impossível contar tudo o que aconteceu lá em um filme de 1h30m de duração”, desabafou Marky Ramone (batera do Ramones) em entrevista ao jornal O GLOBO.

Hoje em dia o espaço que acomodava o CBGB se transformou numa loja e seu nome – pasmem! – atende a uma loja/restaurante no Aeroporto de Newark, em Nova Jersey. Pois é, o inesquecível e consagrado CBGB já viveu dias melhores…

&&&&&&

Mais informações aqui.

 

Imagens: Pinterest, Getty Images, Brooklyn Vegan e CBGB.COM

 

Postado ao som do álbum “Collection 2” (1995), Misfits

Anúncios

Sobre rosegomes

Rose,Tia Rose, Desert Rose ou só Desert, como quiser. Estudante de jornalismo, amante de boa música e boa bebida. Traz no currículo a pretensão de ser um Fábio Massari de saias. Contato: cademeuwhiskey@gmail.com
Esse post foi publicado em Música, Shows e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s