Fotógrafos do rock: Neal Preston

Neal Preston é um dos fotógrafos mais respeitados do cenário musical. Sua carreira por trás das lentes começou cedo – ainda no ensino médio – e perdura até os dias atuais. São mais de 4 décadas contribuindo de maneira significativa com a cultura pop de diversas gerações, tendo seu arquivo fotográfico como um dos mais exclusivos (e extensos) da indústria da música.

Preston nasceu em Nova York na década de 50 e frequentou o Forest Hills High School, foi nessa época, aliás, que ele descobriu seu amor por fotografar, em especial, bandas, como contou em entrevista ao site Wikimetal:

“[…] Eu estava no colegial e costumava levar minha câmera para os shows de Rock. Naquela época ninguém ligava se você levasse a câmera ou não, você podia levar o que quisesse. Então, como qualquer outro garoto do meu bairro, eu tentei tocar em uma banda de Rock n’ Roll, mas eu não era muito bom. Acabei sendo melhor fotógrafo do que guitarrista, então comecei a levar a minha câmera para os shows no fim dos anos 60. E eu acabei conhecendo alguns caras que eram os promoters dos shows locais perto da minha casa. Eu lhes dava cópias e eles me deixavam entrar nos shows de graça e eu tirava fotos e acabei conhecendo as pessoas do ramo. Pessoas que começaram a fazer pequenas revistas de Rock n’ Roll, era uma sensação muito nova naquela época, e meio que aconteceu… eu ainda estava no colegial. Quando eu me formei no colegial já estava trabalhando no ramo por um ano e meio. E isso foi em 1970. E em 1971 me mudei para Los Angeles, que era meio que o centro de todo o ramo musical na época, pelo menos que eu soubesse, e eu morei em LA desde então. Mas foi assim que aconteceu, sem eu tentar fazer acontecer.”

Nos últimos 40 anos as lentes de Preston registraram momentos icônicos da música, que vão desde fotos antológicas em turnês de grandes nomes do rock como Led Zeppelin, The Police, Bruce Springsteen, Queen, David Bowie entre outros, passando pelo lendário Live Aid, de 1985 e por ensaios com grandes bandas, isso sem falar em registros no mundo do esporte, o que incluiu olimpíadas, NBA e até copas do mundo.

O fotógrafo continua ativo, clicando e gerenciando suas obras, além de expor seu trabalho mundo afora. Você pode conferir mais sobre o artista em seu site oficial.

 

Postado ao som do álbum (What’s the Story) Morning Glory? (1995), Oasis.

 

Anúncios

Sobre rosegomes

Rose,Tia Rose, Desert Rose ou só Desert, como quiser. Estudante de jornalismo, amante de boa música e boa bebida. Traz no currículo a pretensão de ser um Fábio Massari de saias. Contato: cademeuwhiskey@gmail.com
Esse post foi publicado em Fotografia e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s