Fotos intrigantes: o astronauta de Solway

Começo hoje uma série de posts mensais sobre fotos que seguem intrigando a humanidade no decorrer dos anos e até hoje despertam interesse e curiosidade. Bora?

O astronauta de Solway

Num ensolarado dia de verão de 1964, o bombeiro Jim Templeton e sua esposa Annie resolveram passear com sua filha de apenas cinco anos, Elisabeth, por Burgh Marsh, uma bela paisagem com vista para o estuário de Solway em Cumbria, ao norte da Inglaterra. O que Templeton não imaginava era que aquele simples passeio lhe renderia uma foto que atravessaria décadas gerando especulações e curiosidade.

“Sentamos e disse a Elizabeth: ‘Agora, vou fazer fotos suas com o vestido novo’ sem esperar que isso acontecesse“, contou o bombeiro em entrevista à BBC em 2011.

Mas o que aconteceu? Bom, você pode ver na foto abaixo:

Sim, algo estranho aparece ao fundo da foto, bem atrás de Elisabeth. Para muitos, o espectro de um fantasma, uma alma-penada; para outros, um alienígena e para uma maioria significativa, um astronauta. Mas o que diabos um astronauta estaria fazendo alí, naquele cenário? De acordo com o Sr. Templeton não havia ninguém  atrás de sua filha no momento em que a foto foi feita e a estranha figura foi descoberta somente depois do filme ser revelado.

Seria então um astronauta fantasma?

Intrigado, o bombeiro levou a foto à polícia, que não viu nada demais naquilo, assim como a Kodak – fabricante de filmes fotográficos – que inclusive chegou a oferecer uma recompensa a quem provasse a falsificação da foto, mas sem sucesso.

Em pouco tempo fotografia do “astronauta de Solway” – como ficou mundialmente conhecida – foi reproduzida exaustivamente nos jornais da época e causou alvoroço no mundo todo. Templeton recebia diversas cartas todos os dias com declarações de pessoas mundo afora afirmando que se tratava de um fantasma; outras, ainda, acreditando que o bombeiro e sua filha tinham poderes paranormais.

 

O fim do mistério

Em 2014, 50 anos depois do misterioso clique, o professor e jornalista investigativo David Clarke, declarou em entrevista à BBC que seria possível que o astronauta da foto fosse, na verdade, Annie, mãe de Elisabeth. “Um dos fotografamas feitos no mesmo dia do passeio mostra a esposa de Jim, que, segundo ele, estava parada atrás dele quando fez a foto de Elizabeth. Acredito que, por alguma razão, sua mulher se meteu na foto e ele não viu porque estava com uma câmera que só podia ver pelo visor apenas 70% do que estava na cena.”

Segundo Clarke, a esposa de Templeton estava de costas para a câmera, e a fotografia estava superexposta, isso fez com que seu vestido azul fosse visto como branco, explicando assim a falsa imagem do astronauta.

Elisabeth e sua mãe, Annie, que estava de vestido azul.

Na mesma época um membro do fórum Reddit com a ajuda da tecnologia, corrigiu as cores da imagem desvendando um dos maiores mistérios da fotografia: o astronauta na verdade não estava de branco, estava de vestido azul e era mesmo Annie, a mãe de Elisabeth.

Você deve estar se perguntando: “Mas como o Sr. Templeton não viu a própria esposa ao fundo da foto?” A resposta é simples, o bombeiro estava fotografando sua filha com uma câmera Zeiss Contax Pentacon F SLR, que enquadrava apenas 70% do cenário, logo, enquanto ele focava na imagem da criança não pôde ver que sua esposa estava por perto. Mistério desvendado!

Jim Templeton faleceu em novembro de 2011 acreditando que se tratava de um astronauta em sua foto e mesmo que anos depois a verdade tenha vindo a tona, a lendária imagem ainda faz a alegria dos mais curiosos 5 décadas depois.

Jim e Elisabeth, anos depois do lendário retrato.

 

Postado ao som do álbum “Five Live Yardbirds” (1964), The Yardbirds.

Anúncios

Sobre rosegomes

Rose,Tia Rose, Desert Rose ou só Desert, como quiser. Estudante de jornalismo, amante de boa música e boa bebida. Traz no currículo a pretensão de ser um Fábio Massari de saias. Contato: cademeuwhiskey@gmail.com
Esse post foi publicado em Fotografia e marcado , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s