Fotos Intrigantes: o viajante do tempo

Não faz muito tempo que uma foto vem circulando em diversos sites e portais, despertando a curiosidade da grande maioria. Há quem acredite; quem não acredite, e quem fique com aquela famosa pulga atrás da orelha. Fato é que a imagem já gerou muita discussão por aí.

Em 1941 uma cerimônia marcou a reabertura da ponte South Forks, em Gold Bridge, Columbia Britânica, no Canadá, após uma inundação ocorrida em novembro de 1940. Muitos cidadãos compareceram ao evento, como mostra o registro fotográfico abaixo:

A foto, exposta no Museu Bralorne Pioneer de British Columbia, Canadá, como parte da mostra Their Past Lives Here (2004), começou a chamar a atenção desde 2010, quando alguns usuários da Internet notaram que um homem na imagem parecia estar vestido de maneira muito moderna para a década de 40. Nascia aí a teoria do “viajante do tempo”.

O viajante do tempo ou viajante do tempo hipster (pelo aspecto moderninho do rapaz), começou a ser tema principal em fóruns sobre teorias da conspiração e fotografias. A ideia de que o moço alto da foto é um viajante do tempo se dá por conta de três itens que o acompanham na imagem e que parecem ser modernos demais para a década de 40: uma camiseta com logotipo, uma pequena câmera portátil e um estiloso óculos de sol.

Será realmente que o tal rapaz conseguiu a façanha de voltar ao passado para presenciar o evento em pleno ano de 1941?

Olha ele alí, de longe.

 

O fim do mistério

O site Error Level Analysis – especialista em analisar imagens para processos judiciais – garante que a fotografia é autêntica e não sofreu manipulações e que todos esses itens estavam prontamente disponíveis na década de 1940.

A estilosa camiseta que o mocinho está trajando, por exemplo, traz o logo do Montreal Maroons, um time de hóquei que atuou na NHL de 1924 a 1938:

Já os óculos com proteções laterais também estavam disponíveis na década de 1940. Embora esse estilo de óculos ainda não tivesse sido difundido, é mais plausível que a fotografia mostre um homem de seu tempo com um senso de moda mais moderno:

Muitos também acreditam que a câmera segurada pelo rapaz é muito pequena para a década de 40, mas a Kodak fez, de fato, várias câmeras portáteis que estavam disponíveis em 1941, como o modelo abaixo:

Embora a imagem em questão seja real e inalterada, o homem destacado na foto por sua aparência “supostamente” incomum NÃO é um viajante do tempo. Uma pena que até hoje ninguém tenha conseguido descobrir a identidade do famoso “hipster”.

 

Via Snopes.com
Imagens: Pinterest e Snopes

 

Postado ao som do álbum “August” (1986), Eric Clapton.

Anúncios

Sobre rosegomes

Rose,Tia Rose, Desert Rose ou só Desert, como quiser. Estudante de jornalismo, amante de boa música e boa bebida. Traz no currículo a pretensão de ser um Fábio Massari de saias. Contato: cademeuwhiskey@gmail.com
Esse post foi publicado em Fotografia e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s