Fotógrafos do rock: Jenny Lens

Jenny Lens e Paul Simonon, baixista do The Clash, 1980.

Foi nas profundezas do cenário punk rock do final dos anos setenta, que a fotógrafa americana Jenny Lens capturou as mais lendárias fotografias de grandes nomes da vertente.


The Girl with the Camera Eye (alguma coisa como a garota com os olhos de câmera) como foi carinhosamente apelidada por Patti Smith, foi responsável por algumas das imagens mais importantes para bandas da época. Por suas lentes mágicas passaram nomes como Ramones, The Clash, Sex Pistols, The Runaways, Blondie e muitos outros.

Formada em artes pela Universidade Estadual da Califórnia, começou como colaboradora da revista Creem, assim como na Rolling Stone, Spin, Melody Maker, MOJO e outras publicações musicais. Suas fotos contêm elementos tanto do cinema, como da moda, outras duas paixões da artista. Ao contrário de muitos colegas de profissão, que focavam em fotos dos bastidores, Lens voltava-se aos palcos, aos momentos em que as bandas faziam acontecer. “Eu costumava dizer que o rock n´roll era como um cometa; aparecia pelo céu de depois sumia e eu sabia que se não o documentasse ele teria desaparecido e isso seria importante”, contou em entrevista ao site gringo Please Kill Me.

Em 2008, Lens publicou “Punk Pioneers”, uma coleção com seus trabalhos mais icônicos e atualmente dá aulas fotografia e arte digital, mas garante que ainda leva o rock n´roll no coração. “Eu sempre amarei o punk. Eu criei um grande legado, mas eu não posso viver no passado. É um bom lugar para visitar, mas é passado. Agora a hora é de criar e ensinar, que é o que sempre fiz […]”

 

Você confere mais  da artista em seu site oficial e no Flickr.

Postado ao som do álbum “A Reality Tour” (2010), David Bowie.

Anúncios

Sobre rosegomes

Rose,Tia Rose, Desert Rose ou só Desert, como quiser. Estudante de jornalismo, amante de boa música e boa bebida. Traz no currículo a pretensão de ser um Fábio Massari de saias. Contato: cademeuwhiskey@gmail.com
Esse post foi publicado em Fotografia e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s