Black Sabbath e seu álbum debut: a história por trás da capa

O ano era 1970 e a banda inglesa Black Sabbath lançava seu autointitulado disco debut. 5 décadas se passaram e este álbum permanece como um dos mais importantes da história do heavy metal, influenciando bandas do segmento até os dias atuais. Sua sonoridade pesada e sombria o tornou um dos registros mais icônicos do rock and roll.

Se o recheio do disco nos leva a uma atmosfera sinistra, a capa não é muito diferente. Sua arte consegue expressar exatamente o conteúdo das faixas. Uma mulher com aparência de bruxa segurando um gato preto posa solitária em meio a um cenário intrigante, complementando o trabalho da banda de maneira irretocável.

O responsável pela imagem enigmática é o fotógrafo e designer britânico Keith Macmillan, que após audição do disco decidiu que a capa teria que ser feita no moinho de Mapledurham, uma estrutura do século XV localizada em Oxfordshire, a cerca de 80 minutos do centro de Londres. Um lugar que segundo Macmillan era muito assustador e estranho naquela época.  Para transmitir uma sensação sombria e surrealista, o fotógrafo usou um filme aerocromático infravermelho Kodak, que deu ao retrato seu tom rosado. Depois fez ajustes na química para criar uma “atmosfera mais obscura”. Como era um filme sensível, ele o fervia e congelava, para tornar a imagem granulada e indefinida.

Mapledurham nos dias atuais.

Curiosidades sobre a “engenharia” por trás dos efeitos da arte já devidamente satisfeitas, vamos a mais uma: quem diabos seria aquela mulher na capa? Por muito tempo este foi um dos grandes “mistérios” envolvendo capas de discos. Já cheguei a ler muitos boatos bizarros em fóruns por aí, entre eles um que dizia que a tal “bruxa” na verdade era um espírito que apareceu na foto e só foi percebido quando o filme foi revelado. Mas sinto-lhes decepcionar, amigos, isso é só boato mesmo. A bruxinha da foto existe, tem nome e sobrenome e sua identidade foi revelada no início deste ano, em fevereiro, quando o álbum Black Sabbath completou 50 primaveras.

Louisa Livingstone tinha 18 para 19 anos e media apenas 1,50cm quando foi recrutada por Macmillan em uma agência de modelos de Londres para estampar a icônica imagem. “Ela era muito pequena, muito, muito cooperativa. Eu queria alguém pequeno, porque isso dava à paisagem um pouco mais de grandeza. Fazia todo o resto parecer grande”, contou o artista em entrevista à Rolling Stone gringa. “Ela não usava nenhuma outra peça de roupa embaixo daquela capa, pois estávamos fazendo coisas um tanto quanto arriscadas. Mas decidimos que nenhuma opção havia funcionado, qualquer tipo de sensualidade tiraria aquele sentimento de mau agouro. Mas Louisa era uma excelente modelo, tinha uma coragem incrível e entendeu o que eu estava tentando fazer”, completou.

Louisa Livingstone.

A ex-modelo tem uma vaga lembrança da sessão de fotos. “Tive que acordar por volta das 4 horas da madrugada. Keith corria com gelo seco, jogando na água. Não parecia funcionar, então, ele acabou usando uma máquina de fumaça. A coisa foi apenas tipo ‘fique parada aí e faça isto ou aquilo´”. Louisa ainda teria outra experiência em álbuns de rock: ela posou nua para o encarte de Jazz (1978) do Queen. Hoje em dia se define como atriz e astróloga e trabalha atualmente num projeto de música eletrônica chamado Indreba. “Achei muito terapêutico fazer música, mas nunca fiz nada para comercializar, é um meio muito difícil de entrar.”

Louisa Livingstone atualmente.

 

Postado ao som do álbum “Black Sabbath” (1970), Black Sabbath.

Sobre rosegomes

Rose,Tia Rose, Desert Rose ou só Desert, como quiser. Jornalista por formação, amante de boa música e boa bebida. Traz no currículo a pretensão de ser um Fábio Massari de saias. Contato: cademeuwhiskey@gmail.com
Esse post foi publicado em Capas de Disco e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s