Áudio 8D: uma experiência imersiva na música

Se por conta da quarentena você anda passando muito tempo no Youtube, certamente já deve ter visto algum vídeo com o título de 8D Audio. Essa técnica que manipula as ondas auditivas cria uma sensação surreal de direção e movimento do som. Quer saber mais? Dá um confere!

A tecnologia do áudio 8D utiliza os princípios da gravação binaural para induzir o cérebro a pensar que os sons estão sendo reproduzidos de diferentes lugares e direções. Esse efeito causa a impressão de que você está parado no meio de uma sala enquanto os músicos “se movimentam” ao seu redor.

Criada pelo engenheiro argentino Hugo Zuccarelli, a técnica chamada “holofonia” manipula as ondas auditivas que transmitem a sensação de estarem em diversos pontos, provocando uma experiência surreal de se poder “sentir” o som. Vale lembrar que a tecnologia 8D já está presente em diversos discos e não é de hoje. Bons exemplos ficam a cargo da faixa “The Final Cut”, lançada pelo Pink Floyd em 1983 e dos álbuns, “Street Hassle” (1978), “Live: Take No Prisoners” (1978) e “The Bells” (1979) de Lou Reed, entre outros.

No Youtube você pode conferir centenas de músicas reproduzidas em áudio 8D. Separei algumas pra você ter uma ideia da sensação. Escolha seu melhor fone de ouvido (pois sem eles a experiência fica quase imperceptível), aperte o play e boa viagem!

 

 

 

 

 

 

Postado ao som do álbum “Send Away the Tigers” (2007), Manic Street Preachers.

 

Sobre rosegomes

Rose,Tia Rose, Desert Rose ou só Desert, como quiser. Jornalista por formação, amante de boa música e boa bebida. Traz no currículo a pretensão de ser um Fábio Massari de saias. Contato: cademeuwhiskey@gmail.com
Esse post foi publicado em Internet, Música e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário